quarta-feira, 17 de outubro de 2012

Rapidinhas da quarta.....

Os processos judiciais que estão começando a ser acionados concretamente contra a coligação situacionista em Baraúna estão provocando um clima tenso entre os partidários mais apaixonados a cada notícia que surge nos bastidores. Nada de diferente que a situação também não faria caso tivesse sido derrotada diretamente nas eleições de 07 de Outubro. Os processos de compra de votos também seriam formalizados visando neutralizar a ascensão de Luciana Oliveira à prefeitura baraunense. Entretanto devemos ser racionais e colocar a verdade acima da emoção momentânea que se traduz por vezes em porra-louquice. Os processos seguem por etapas conforme as irregularidades apresentadas sendo que o passo inicial é contestar o registro apressado da vice candidata da coligação situacionista onde o juiz irá deferir ou não o pedido de registro. O juiz não poderia deferir ou indeferir nada enquanto não expirasse o prazo legal para contestações que terminou ontem. Como a oposição entrou com processo pedindo o indeferimento, o caso será apreciado pelo juiz eleitoral Herval Sampaio. Caso ele defira o registro do pedido de candidatura a eleição não sofre qualquer tipo de alteração. Caso ele indefira, a chapa majoritária situacionista simplesmente deixa de existir e como Isoares não atingiu mais de 50% dos votos válidos não existirá nova eleição, assumindo portanto o segundo colocado nas eleições. Os outros processos judiciais relativos a compra de votos estão sendo encaminhados nessa semana e pedem a não diplomação do candidato eleito devido as supostas irregularidades detectadas. Caso o juiz entenda que as provas apresentadas são cabais e suficientes para embasar seu entendimento do ilícito poderá realmente ocorrer a não diplomação e assunção do segundo colocado. Caso ele entenda que as provas não são explícitas e não interviram diretamente no resultado do pleito, tudo fica como está. Entretanto alertamos, tanto para um lado como para outro, que isso não é feito caldo de cana devido a série de recursos e artimanhas jurídicas envolvidas. Alguns desses processos exigem julgamento imediato e outros podem se arrastar por anos. Lembremos que Aldivon passou três anos em batalhas judiciais para poder assumir a prefeitura em 2007 devido a fatos ocorridos em 2004. Agora o resto é torcida tanto de um lado como de outro. Uns torcendo para ficar, outros torcendo para entrar.

Larissa já tentou se eleger prefeita por três eleições seguidas (2004, 2008 e 2012) e foi rejeitada em todas elas. Certamente, será candidata em 2016, na medida em que a sua mãe não permite outro nome fora do seu clã. E no elenco disponível, convenhamos, só tem ela. Pelos próximos quatro anos – com o pit-stop em 2014 para renovar o mandato de deputada estadual –, Larissa não colocará seus pés no Tranquilim, favela do Fio, Santa Helena, Pantanal e outros bolsões de pobreza da cidade, muito menos se envolverá em temas polêmicos, para preservar a sua imagem. Certamente, continuará prestigiando os eventos de colunistas sociais, casamentos e festas de debutantes do “high society”. (Blog do Pedro Carlos)

Em 05 de Setembro de 2012 eu fazia a seguinte análise nesse blog da disputa proporcional:

"No atual quadro (05.09.2012) de disputa proporcional penso que a situação fará 05 vereadores tendo como favoritos para abiscoitarem as vagas: Flávio Mathias (PR), Neuza (PR), Gisele (PR), Tertinho (PMN) e Arimatéia (PMN). Podendo surpreender e tirar o pão da boca desses favoritos correm por fora Divanize (PSD) e Robertão (PR), além de Rui de Bilé (PMN) e Roldão (PMN). A oposição também fará 05 vereadores sendo 03 da coligação PMDB/PV e 02 da coligação PSDB/PT/PDT. Como participo diretamente dessas coligações prefiro não apontar favoritos para evitar ciumeiras. Bom mais resta 01 vaga nessa conta e aí quem morderá essa última vaga? irá depender do desempenho dos próprios candidatos tanto de um lado como de outro. Quem for mais competente ganha essa última vaga." 

Obs: devido ao bom desempenho de seus candidatos a situação mordeu a última cadeira em disputa e o placar ficou 6 x 5. Divanize tirou Neuza do páreo e Robertão foi guindado pelo quociente partidário, beliscou a última vaga e afastou Neuza definitivamente do quadro de favoritos retornando para o time dos suplentes. Tertinho confirmou seu favoritismo (embora sua votação tenha ficado muito aquém do esperado) e Fátima provou que é a maior liderança do Juremal e mandou Arimatéia mais uma vez para recolocar a armadura de eterno suplente. 

3 comentários:

  1. os baraunenses estão cansados de tantos disse e não disse na eleição local, não tem mais o direito de decidir quem vai ser o prefeito municipal, a prova está ai, mais de 2.000 pessoas ficaram sem votar, não tem mais a vontade de tentar escolher seu candidato, pois a eleição de Baraúna quem decide não é mais o POVO, mais sim a justiça é uma pena.

    ResponderExcluir
  2. PELA PRIMEIRA VEZ, ESTOU VENDO VC UM POUCO, POUQUINHO MESMO REALISTA. POIS VC SABE BEM MAIS DO QUE EU OU OUTRA PESSOA LEIGA, OU MELHOR Q NÃO ESTAVA METIDA NESSA SEBOZEIRA Q É A POLITICA. Q TANTO O 22 COMO O 15, TEVE IRREGULARIDADES, MAS VC Ñ OLHA PRO SEU UMBIGO SÓ ATIRA NO OUTRO. VC SABE Q EXISTEM PROVAS Q TAMBEM PODEM FAZER Q SUA AMADA NÃO ELEITA PREFEITA TAMBEM NÃO ASSUMA, POIS EXISTEM PROVAS DE COMPRAS DE TITULOS E IDENTIDADES EM JUREMAL DE PESSOAS DO SEU LADO, ENTAO FICA DIFICIL, SABER QUEM VAI ASSUMIR A, B OU C? EU VOTO Q SE Ñ FOR UM PREFEITO DE INTELIGENCIA, COMPETENCIA Q HAJA UMA OUTRA ELEIÇÃO, SOU O 1º A FAZER UMA MOBILIZAÇÃO.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. quen e voce pra fazer mobilização um lascado igual a nos a justiça num colocou aldivon no poder a justiça vai tira

      Excluir