domingo, 28 de outubro de 2012

Rapidinhas domingueiras....

Recebi em minha residência numa rápida visita informal o ex-prefeito José Bezerra, sua esposa Elisabeth Bezerra e o ex-vereador e presidente da câmara municipal Roldão Rosa. Numa atitude inteligente que evidencia sua habilidade política, José Bezerra reforça ainda mais sua imagem de homem sem adversários ou inimigos em Baraúna, cristalizando uma imagem de décadas em Baraúna. Talvez seja a pessoa mais conhecida no Estado do Rio Grande do Norte fora dos limites baraunenses. Todos lá fora perguntam " e como é que está Zé Bezerra?". Quanto a Roldão ou Roldãozinho como é mais conhecido, teve uma excelente votação no PMN demonstrando sua liderança devido ao seu esmero político sempre com um sorriso nos lábios.  Obrigado pela visita e serão sempre bem vindos.

Em termos arqueológicos não existe efetivamente a comprovação cientifica da existência de Jesus Cristo, ou seja, a ciência ainda não comprovou por A mais B a existência concreta da pessoa mais importante da humanidade. Todos os relatos de Jesus Cristo estão nos evangelhos onde entra a questão da fé, ou seja, ou você acredita ou não nas palavras da bíblia. Portanto é uma questão de fé. Entretanto, no sentido historiográfico, todos os dados históricos de ocupação romana de Jerusalém são verdadeiras, assim como dos personagens institucionais tal como o imperador romano Otávio Augusto (que era o imperador quando Jesus nasceu). O único documento escrito (sem ser dos evangelhos) que relata a existência concreta de Jesus vem de Públio Lêntulo (que governou a Judéia antes de Pôncio Pilatos):

Públio Lêntulo foi governador da Judéia na época de Cristo. No ano de 32 AD, ele dirigiu uma carta ao Senado Romano, apresentando um retrato falado de Jesus. Esta descrição foi retirada de um manuscrito da biblioteca de Lord Kelly, anteriormente copiada de uma carta original de Públio Lêntulo em Roma. Era costume dos governadores romanos relatar ao Senado e ao povo coisas que ocorriam em suas respectivas províncias no tempo do imperador Tiberio César. Públio Lêntulo, que governou a Judéia antes de Pôncio Pilatos, escreveu a seguinte epístola ao Senado relativo ao Nazareno chamado Yeshua (Jesus), no princípio das pregações:

"Apareceu nestes nossos dias um homem, da nação Judia, de grande virtude, chamado Yeshua, que ainda vive entre nós, que pelos Gentios é aceito como um profeta de verdade, mas os seus próprios discípulos chamam-lhe o Filho de Deus - Ele ressuscita o morto e cura toda a sorte de doenças. Um homem de estatura um pouco alta, e gracioso, com semblante muito reverente, e os que o vêem podem amá-lo e temê-lo; seu cabelo é castanho, cheio, liso até as orelhas, ondulado até os ombros onde é mais claro. No meio da cabeça os cabelos são divididos, conforme o costume dos Nazarenos. A testa é lisa e delicada; a face sem manchas ou rugas, e avermelhada; o nariz e a boca não podem ser repreendidos; a barba é espessa, da cor dos cabelos, não muito longa, mas bifurcada; a aparência é inocente e madura; seus olhos são acinzentados, claros, e espertos - reprovando a hipocrisia, ele é terrível; admoestando, é cortês e justo; conversando é agradável, com seriedade. Não se pode lembrar de alguém tê-lo visto rir, mas muitos o viram lamentar. A proporção do corpo é mais que excelente; suas mãos e braços são delicados ao ver. Falando, é muito temperado, modesto, e sábio. Um homem, pela sua beleza singular, ultrapassa os filhos dos homens. De letras, faz-se admirar de toda cidade de Jerusalém, ele sabe todas as ciências e nunca estudou nada. Ele caminha descalço e sem coisa alguma na cabeça. Muitos se riem, vendo-o assim, porém em sua presença, falando com ele, tremem e admiram. Dizem que um tal homem nunca fora ouvido por estas partes. Em verdade, segundo me dizem os hebreus, não se ouviram jamais tais conselhos de grande doutrina, como ensina este Jesus; muitos judeus o têm como divino e muitos me querelam, afirmando que é contra lei de Tua Majestade; eu sou grandemente molestado por estes malignos hebreus. Diz-se que este Jesus nunca fez mal a quem quer que seja, mas, ao contrário, aqueles que o conhecem e com ele o têm praticado, afirmam ter dele recebido grandes benefícios e saúde, porém à Tua obediência estou prontíssimo, aquilo que Tua Majestade ordenar será cumprido

Públius Lentulus foi predecessor de Pôncio Pilatos como governador da Judéia, na época em que Jesus Cristo iniciou seu ministério.O texto original encontra-se na biblioteca do Vaticano. Comprovada sua autenticidade, tornou-se, fora da Bíblia, um dos documentos mais importantes sobre a pessoa do Senhor Jesus Cristo. Sabemos também que após a crucificação de Cristo, Públius Lentulus tornou-se seu seguidor e, juntamente com sua filha Lívia, levava a palavra de Deus aos povos da época.
Este documento por si só prova a existência de Jesus e de suas virtudes porque o senador Públio não iria perder tempo com qualquer um, muito menos o imperador César que tinha interesses bem diferentes. É também a narrativa que mais se aproxima das fotos de Jesus que conhecemos, mas o importante é o que Cristo foi e não a sua aparência. Lentulus fala das grandes virtudes de Jesus, que jamais o viram sorrindo, porém muitos o viram chorando. Chorando por quê? Provavelmente pelas mazelas do mundo, pela cabeça dura do povo.

4 comentários:

  1. Eita que Valdeci já está querendo uma Secretaria, como as coisas mudam não é Valdeci. Vai vai na paz e não volte jamais.

    ResponderExcluir
  2. Prezado comentarista,

    Você não sabe da missa um terço. Eu não queria secretaria e nem tenho tempo para isso na gestão de luciana que foi a candidata que apoiamos, imagine na de Isoares que foi nosso adversário. Não preciso e nunca precisei de cargo em prefeitura para sobreviver, agora quanto a você deve estar bastante preocupado com a fila de pretendentes, só que da forma que você escreve certamente não tem a mínima competência para assumir nenhum cargo, quanto menos uma secretaria. Continue na paz e em silêncio, pois como se diz nas brincadeiras da escola "você calado ainda está errado".

    Valdeci dos Santos Júnior

    ResponderExcluir
  3. POUQUÍSSIMAS VEZES EU LI UM INFORMATIVO COM ESSA RIQUEZA DE DETALHES. PARABÉNS VALDECI DOS SANTOS!!!

    ResponderExcluir
  4. VALDECIR, MUITO OBRIGADA PELO BELÍSSIMO TEXTO DOCUMENTÁRIO, MARAVILHOSO... É MUITO BOM ENCONTRAR ASSUNTOS DIFERENTES. ARQUELOGIA, ANTROPOLOGIA...ALGO QUE REALMENTE EDIFICA. TE ADMIRO MUITO, MESMO TE CONHECENDO POUCO. QUE DEUS TE ILUMINE E TE ABENÇOE SEMPRE.

    AH! PARABENS! VOCÊ FOI VISITADO PELOS DOIS MELHORES POLÍTICOS QUE BARAÚNA JÁ TEVE E CONTINUA TENDO. SINTA-SE PRIVILEGIADO.

    UM FORTE ABRAÇO PARA VOCÊ E CÉLIA.

    ResponderExcluir