sábado, 1 de setembro de 2012

15 motivos....

Após a publicação dos 15 motivos pelo casal Kaio Sérgio e Phaola Tamara para se votar em Luciana Oliveira, irei reforçar esses argumentos:

1° É FILHA DE BARAÚNA, nascida aqui, sentiu na pele as dificuldades de uma vida humilde.

Luciana nasceu na Boa Sorte, zona Sul de Baraúna. Portanto conhece as dificuldades dos moradores da zona rural baraunense porque vivenciou na pela as necessidades diárias dos agricultores. Por ser filha natural daqui, conhece os nomes das pessoas e das famílias baraunenses, casa por casa. Não corre o risco do cidadão chegar na prefeitura após as eleições e ouvir a clássica pergunta: quem é o senhor?

2° É MULHER, só esse adjetivo já implica em muitos outros: sensibilidade, amor ao próximo, respeito de mãe.

A atual prefeita de Mossoró é mulher; a atual governadora do Rio Grande do Norte é mulher; a atual presidente do Brasil é mulher. Porque Baraúna não pode eleger uma mulher como prefeita pela primeira vez em sua história?
 
3° POSSUI UMA HISTÓRIA DE DEDICAÇÃO AO POVO, embora os adversários chamem de assistencialismo, prefiro enxergar como apoio em momentos de grandes dificuldades.

O primeiro e grande objetivo de qualquer instituição pública é servir aos cidadãos que pagam impostos para receberem cuidados médicos, educação, obras de infra-estrutura. O prefeito pode direcionar esse atendimento para o secretário e para os diversos setores, mas também pode atender diretamente se quiser. Nada disso irá torná-lo pequeno. Entretanto para ter esse contato direto com o povo tem que ter perfil e coragem para servir. Não agora que é tempo de eleição e todo mundo posa de bonzinho, mas durante o período em que não existe eleições e os cidadãos procuram os orgãos públicos. Se ele procura diretamente o prefeito e é atendido, claro que isso fica em sua memória e é reproduzido para seus parentes. Ele se sente prestigiado.

4° POSSUI UM PROJETO POLÍTICO QUE VALORIZA AS PESSOAS EM PRIMEIRO LUGAR, o povo vai ter vez no governo de Luciana,( os analfabetos, abandonados sociais, marginalizados).

O tópico "as pessoas em primeiro lugar" se refere justamente a esse olhar humano, de atendimento direto, olho a olho, que deve acontecer em todos os períodos e momentos de uma administração. As obras são importantes e devem continuar a serem feitas mais ainda, mas as pessoas são mais importantes que elas. Entre um gélido e inanimado pedaço de paralelepípedo e um coração, eu prefiro optar pelo coração, até porque sem as emoções do coração que geram a vida, ele se torna sem sentido e igual ao paralelepípedo. 

5° TEM UM OLHAR ESPECIAL PARA JUVENTUDE, basta ver o programa de governos para ver o número de ações direcionadas aos jovens, (Centro integrado da juventude, criação de praça de esportes etc).

Os jovens precisam de grandes investimentos no município que façam com que eles se desviem do perigoso caminho das drogas. Praças esportivas que estimulem a convivência e a prática de atividades esportivas em grupo são passos essenciais.

6° SAÚDE EM PRIMEIRO LUGAR, hoje os procedimentos mais simples são enviados para cidades como Caraúbas e Almino Afonso,com Luciana vamos ter saúde de qualidade e aqui em nossa cidade.

Não é possível que continuemos a terceirar a saúde baraunense para outros municípios. Penso que deve ser a principal prioridade de Luciana Oliveira como prefeita investir pesado na saúde para que as pessoas possam ser atendidas com rapidez e eficiência por profissionais qualificados (de preferência pelos próprios baraunenses). Ampliação e estruturação do hospital público municipal, além de melhoria e reforma dos postos de saúde com atendimento permanente tanto na zona urbana como na zona rural deve ser a diretriz adotada. 

7° SEGURANÇA PÚBLICA, O governo das pessoas em primeiro lugar entende que simplesmente jogar a responsabilidade para o Governo do Estado não é o caminho, por isso vai fazer o que pode e o que a Constituição permite: Reativar a Guarda Municipal, que irá ajudar à PM e à Polícia Civil a combater a criminalidade na cidade.

Realmente isso é uma grande verdade. Não adianta tentar tirar o braço da seringa e sempre jogar a culpa para os outros. Isso é muito fácil e cômodo. Difícil é assumir a sua própria responsabilidade com as pessoas e investir recursos municipais também na segurança.

EDUCAÇÃO EM TEMPO INTEGRAL, não é mais possível que amarguemos a constrangedora última colocação do IDEB nacional, por isso Luciana vai instituir, paulatinamente, a educação em tempo integral nas escolas do município.

A educação baraunense (assim como em todos os municípios brasileiros) tem seus males principais vinculados as carências de investimentos pesados na educação infantil. É na base que deve ter início uma educação de qualidade. O grande problema é que os frutos desse trabalho demoram uma década, no mínimo, para serem colhidos e aparecerem em resultados oficiais. Como os ocupantes dos cargos executivos em sua grande maioria querem apenas promoção pessoal em busca de votos para perpetuar seu domínio político, todas as obras ou investimentos que passem de 10 anos são simplesmente esquecidos e colocados nas gavetas como apenas bons projetos. Enquanto existir esse pensamento egoísta, eurocêntrico e míope dos governantes, continuaremos a tentar remendar com paliativos o trem andando. 

9° VALORIZAÇÃO DOS PROFESSORES, esta classe tão esquecida nos últimos anos (passou 6 anos sem receber um aumento sequer) , vai receber qualificação e melhores salários, valorizando o mérito profissional e estimulando a qualidade do ensino.

Qualquer professor municipal se lembra muito bem dos tempos em Gilson professor foi prefeito e sabe muito bem o que está vivenciando agora. Com exceção dos que tem horinhas a mais em seus contracheques para apoiarem o exògeno grupo político atual, a maioria dos docentes amarga anos e anos sem aumentos de salários e falta de qualificação profissional.

10° BOLSA UNIVERSITÁRIO, O município vai fornecer bolsas para que os estudantes universitários da cidade invistam na sua formação e retribuam ao Município estagiando nos órgãos públicos municipais.

Uma boa parte dos universitários que concluem seus estudos às duras penas, não são aproveitados em seu próprio município. Advogados, enfermeiros, assistentes sociais baraunenses são deixados de lado e chamam pessoas de outros municípios para assumirem secretarias de governo.

11° CRIAÇÃO DE REDE DE CLÍNICAS, o município vai criar uma rede de clínicas para o atendimento de clínica médica, valorizando tanto a zona urbana como rural.

Isso deve estar dentro do contexto de atendimento à saúde pública municipal, um dos principais pilares da futura administração de Luciana Oliveira.

12° EDUCAÇÃO TÉCNICA, programa de formação técnica para que sejam os jovens da cidade que desfrutem dos empregos aqui gerados.

A futura prefeita deve pressionar a atual governadora do Estado para que coloque efetivamente em funcionamento o colégio técnico no município. Além do mais pode ser solicitada a UERN que instale, em sistema de parceria, um núcleo acadêmico com dois cursos superiores na própria sede do município.

13° AGRICULTURA FAMILIAR, investimento em programa que atenda o pequeno produto rural, (sementes, adubo etc).

A atual secretaria de agricultura não tem autonomia e virou cabide de emprego. Isso tem que mudar e voltar a ser uma secretaria atuante com plenos poderes dados pela prefeita.

14° ÁGUA PARA TODOS, resolução dos problemas da água, especialmente, nas comunidades rurais, criação, junto com o governo do Estado, de uma adutora para beneficiar as comunidade de Vertentes, Juremal, Campestre e Primavera.

Os problemas de água em Baraúna não estão sendo tratados com a devida seriedade que merecem. Há quanto tempo nós ouvimos reclamações dos moradores do Juremal e de outras comunidades rurais sobre o assunto. Falta tratar as pessoas em primeiro lugar, pois a água também vem em primeiro lugar. Ninguém vive sem ela. Mas como o atual prefeito e seu candidato moram em condomínios luxuosos em Mossoró que tem água mineral encanada não sabem o que significar vivenciar com sua ausência diretamente na pele.

15° CULTURA, incentivo às práticas teatrais, dança, música e as demais expressões culturais, tão esquecidas ultimamente.

Em termos de cultura Baraúna nem sequer retrocedeu, o que seria bom, pois no passado existia atividades culturais. Lamentavelmente a dança, a música e o teatro sumiram de Baraúna, afinal de contas geram muitas "despesas" conforme a visão míope do atual prefeito. Como Luciana Oliveira vai colocar as pessoas em primeiro lugar, tudo isso irá voltar e com mais força ainda.



Estes são apenas 15 motivos, dentre tantos outros que poderiam aqui serem listados, é por isso que VOTO 15, VOTO LUCIANA, VOTO BARAÚNA!!!!!!!

Luciana Oliveira, natural de Boa Sorte - zona sul do município de Baraúna-RN, casada com o ex-prefeito Francisco Gilson de Oliveira, mãe de família e pessoa bem quista por toda população baraunense. Se destacou por suas atividades de atendimento aos mais carentes durante o período de governo do seu marido entre 1996 a 2004. Apoiou integralmente o atual prefeito durante a campanha de 2004 e novamente em 2008 na sua reeleição quando foi escolhida como vice-prefeita municipal (nesse tempo eles eram "bons"). Devido ao projeto egoísta de parceria comercial entre o atual prefeito e seu sócio para perpetuar o controle da prefeitura municipal, além da enxurrada de secretários estrangeiros que foram chamados em desfavor dos baraunenses e da falta de atenção com os mais humildes, Luciana Oliveira lança sua candidatura a prefeito pelo PMDB com o apoio de mais 04 partidos (PV,PSDB,PDT e PT) e quer devolver Baraúna para os baraunenses. Só depende de você. No dia 07 de Outubro vote 15.

Nenhum comentário:

Postar um comentário