quarta-feira, 13 de julho de 2011

prudência e inteligência são elementos necessários...

Evidentemente que o golpe da perda do PMDB local foi sentido pela situação, pois além do caráter histórico, do poder simbólico, estava em trâmite também arranjos eleitorais visando usar o partido para coligações e acomodar pretendentes ao cargo legislativo. É mais uma peça do jogo político que se esvai das mãos do grupo situacionista e nesse tabuleiro erros por vezes são fatais. O primeiro indício naturalmente é tentar desqualificar quem está assumindo o comando ou minimizar a perda, comportamento natural de quem foi surpreendido e pego de calças curtas.
Quanto a oposição, num primeiro momento, houve um revigoramento psicológico e a sensação de que o poder municipal (leia-se ocupante da cadeira de prefeito municipal)pode quase tudo, mas não conseguiu obter o comando do PMDB, ou seja: é possível "o tostão derrotar o milhão" ou parafraseando a campanha política do Obama - "Sim, nós podemos".
Passada a euforia inicial da notícia não cabia fazer demonstrações explícitas e públicas da conquista, tendo em vista que não estamos em período de campanha eleitoral e seria pouco inteligente tripudiar sobre o adversário, ainda mais quando existem pessoas que podem repensar seu posicionamento diante do novo quadro e continuar no PMDB, preterindo do apoio a situação. Muitos deles possuem cargos comissionados ou recebem algum tipo de benefício e se antes tinham a vitória do pré-candidato da situação como certa, agora param para refletir e conjecturam que o "caldo pode engrossar". Além do mais existem os espaços e os tempos necessários
para tais atos de posse que existirão em breve, com toda divulgação, de forma legal e evitando questionamento futuros.
O momento é de prudência, de calma e de análise do tabuleiro. Quem souber arranjar as peças e utilizar da estratégia política estará dando passos no caminho certo. De qualquer forma a oposição se robustece, isso é inegável. Foi ganha uma batalha, mas a guerra está apenas começando.

2 comentários:

  1. bom dia amigo, mais uma vez venho fazer meu humilde comentario, gosto muito de ler blog, tenho esse costume, então vejo todos até mesmo as materias criadas para promover um certo candidato, hora não entendo por que o amigo blogueiro de barauna em dia tem tanto interesse de postar coisas do engenheiro izuares, faz questão de mostrar a foto dele com rosalba pra provar não sei o que? porque não posta que o filho do mesmo engenheiro perdeu um cargo importante no governo do estado, por falta justamente de força politica do engenheiro com a governadora.

    ResponderExcluir
  2. amigo acho que o blogueiro ta querendo tumultuar, dizendo que foi desprezado as liderança que faz parte do PMDB. acho que ele ta precisando se informar melhor da politica de barauna pra poder ter autoridade de postar algo, hora todos nós sabemos que ailton lopes tinha um prestigio enorme com o professor, sua filha sirleia fazia parte da comissão provisoria, todos os passos politicos do professor, antes de tomar qualquer decisão consultava primeiro ailton lopes, gilson sempre teve uma grande consideração por ele, o que edson queria? depois do que ailton fez, que gilson fosse perguntar ailton se pudia votar em luciana? hora edson seja mais coerente com suas postagems. não faço esse comentario no blog barauna em dia porque sei que nãi vai ser publicado, antes era hoje não, não sei porque? obrigado valdecir por ter criado esse blog pra gente ter direito de se expressar.

    ResponderExcluir