domingo, 10 de julho de 2011

A renovação das cadeiras do legislativo baraunense

2012 será o ano das eleições municipais tanto em nível do poder executivo como do poder legislativo. É o teste de fogo dos atuais vereadores que já viram em 2008 uma renovação quase total do quadro de vereadores. Será que essa tendência de renovação também acontecerá em 2012? Analisemos o quadro em Baraúna.
Alguns aspectos devem ser observados. Apesar de já ter sido aprovada pela comissão do Senado não acredito que dará tempo para aprovar o fim das coligações proporcionais na câmara federal até Setembro. Isso dará mais fôlego aos partidos ditos pequenos que terão mais chances ao fazerem suas coligações e beliscarem vagas no legislativo. Entram nesse pacote o PMN, PSDB, PDT, PV, PC do B, PT e PSB.
Cada um desses partidos (de forma isolada) pode lançar no máximo até 17 candidatos ou, se fizer coligação com outro partido, lançarem juntos até 22 candidatos. Portanto é bem mais inteligente se coligarem entre si do que procurar coligação com partido tido como grande, onde seus candidatos servirão apenas como complementos eleitorais, ou seja, "buchas de canhão".
Já os partidos atualmente tidos como "grandes" (leia-se aqui PMDB, DEM e PR) passam por um dilema: O PMDB, independentemente de qual comando irá ficar, terá que arrumar as "buchas" para reeleger seus 03 atuais vereadores. Tarefa difícil. O DEM, apesar de seu caráter histórico em Baraúna, não elegeu ninguém em 2008. Se isolou, perdeu alguns filiados e arrumou outros, mas continua em situação complicada. Sem coligação com outro partido dificilmente obterá alguma vaga no legislativo. O PR que elegeu 05 vereadores em 2008, hoje já não conta com o apoio dos cinco. Perdeu o apoio de dois deles e apesar de ter uma estrutura de apoio do poder executivo e "buchas de plantão" em seu quadro, dificilmente repetirá o feito de 2008, com ou sem coligação.
Dizer quantos serão eleitos em cada partido é exercício de futurologia e cabe apenas no campo das especulações. Mas que haverá uma robusta renovação já é mais fácil e previsível para qualquer analista político. O que não cabe aqui é comentar se o vereador foi bom ou foi ruim. Ele não será punido por isso. Ele será penalizado pelo jogo bem jogado quando da formalização das coligações entre os partidos, pelos interesses políticos em nível de chapa majoritária, e principalmente pelo poder em termos de "lenha para queimar" dos pretendentes aos cargos do poder legislativo em 2012. Quem não tiver essa gordura para queimar no momento exato poderá ficar de fora, assim como candidatos com bastante votos podem ficar de fora mais uma vez, enquanto candidatos com bem menos votos podem entrar. Quem decide isso. resposta: Setembro de 2011.

Um comentário:

  1. Estes vereadores só tomarão posições quando a mala preta começar a rondar por aí 2 anos de um lado e 2 do outro é sempre assim mais blefam do que trabalham a câmara municipal uma baderna só, mais parece uma feira de mercado mais destes 9 hoje na câmara 4 não serão reeleito, alguns deles mantem sua cadeira em 2012 Neuza uma guerreira, Nerivam Vereador sério e honesto, Flávio Matias 80% dos votos de 2008 ainda lhe pertece Robertão dependerá de apoio, Divanize se conseguir segurar seus braços fortes o trio quem á elegeu em 2008 Ítalo, Joãozinho e Laércio lá pela zona norte porque eles são fortes lá e o Marquinho se aparecer em Barauna com a mala preta, e a Sirleia, Edson e Adjanio dependerá dos novatos que entra para disputar uma cadeira

    ResponderExcluir