quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

A união dos contrários produz a força....

O vereador Edson Barbosa aparentemente acha incomum uma coligação envolvendo o PT e o PSDB em Baraúna, mas a verdade é que essas coligações já foram aprovadas em resolução do 4° Congresso Nacional do PT realizada em Setembro de 2011. O PT permite coligações com PSDB, DEM e PPS nas eleições do ano que vem (2012), desde que não seja para a composição da chapa principal (prefeito e vice). Portanto totalmente liberado para chapa proporcional.
A resolução veio oficializar o que já estava ocorrendo na prática em todo o Brasil. O fato de se coligarem dois partidos de tendências ideológicas contrárias não significa assimilação de idéias ou conteúdos. Veja o caso de Minas Gerais onde já ocorre essa união desde 2004:

PT e PSDB integraram em 2004 coligações que permitiram eleger 149 prefeitos, segundo dados do TSE (Tribunal Superior Eleitoral). Em 51 dos 149 municípios, um dos partidos tem o prefeito e o outro o vice.

Significa inteligência no sentido de juntar forças e procurar atingir seus interesses próprios, ou seja, o PT com seu atual quadro de pré-candidatos a vereador provavelmente não atingiria o quociente eleitoral para eleger 01 vereador, mas juntando forças com o PSDB pode vir a conseguir esse objetivo.
Para o PSDB é interessante essa união que naturalmente aumentará o quantitativo de votos em busca de se atingir o quociente eleitoral que permita eleger até 02 vereadores (com 22 candidatos unidos) ou até mais (a depender de uma série de outros fatores envolvendo outros partidos e coligações - que voce poderá observar na minha análise da próxima sexta-feira). Como os três partidos (PT, PSDB e PDT) possuem a intenção preliminar de votar numa candidatura majoritária oposicionista, nada mais natural que ocorra tal união.

Um comentário:

  1. Só garanto uma coisa com PR< PV e outros que esta com esse tipo de políticos já mais.

    ResponderExcluir