quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

O medo de eleições...

Verificando algumas postagens de blogs nativos pude observar que transparece no conteúdo das matérias pagas em defesa do situacionismo uma espécie de temor embutido das eleições vindouras. O alvo natural desses ataques é a vice-prefeita Luciana Oliveira (PMDB) que aparece em qualquer pesquisa encomendada por qualquer grupo partidário como o nome mais forte da oposição. Daí vem uma série de questionamentos que servem de reflexão.
Ora se o governo do seu marido e ex-prefeito Gilson Professor foi um "desastre" como tentam transparecer, porque o nome de sua esposa apareceria em primeiro lugar em todas as pesquisas? Que eu saiba ela nunca foi candidata a nada, portanto, quem deveria estar disparado em primeiro lugar em todas as pesquisas deveria ser o pré-candidato do situacionismo, haja vista que pintam o atual governo como um exemplo de progresso, desenvolvimento, modelo de administração, e blá, blá blá...Então porque toda essa preocupação com uma pré-candidata que não tem dinheiro, que tem a alcunha de "mãe dos pobres" e que ousa enfrentar toda uma máquina administrativa?

No fundo do baú e atrás dos panos da cortina aparecem os motivos do verdadeiro temor. Em primeiro lugar Luciana Oliveira é uma pré-candidata do PMDB, partido que historicamente em Baraúna elegeu vários prefeitos e até ajudou a eleger o atual por duas vezes usando somente suas cores. Sendo que na primeira vez (2004) ele estava na oposição (assim como ela está agora). Só por aí ela já tem um presumido potencial de votos historicamente pré-determinado. Em segundo lugar, o nome dela repercute com muita simpatia nas camadas mais humildes do povo baraunense por sua postura, sua proximidade direta com os mais humildes no período em que seu marido Gilson Professor era prefeito, sua origem familiar enraizada no solo baraunense e seu dinamismo em termos campanha eleitoral. Em terceiro lugar, ao contrário da última eleição realizada em 2008 onde o situacionismo praticamente passeou sózinho, ela possui um grupo de partidos oposicionistas (PMDB, PSDB, PT e PDT) com mais 40 pré-candidatos dispostos a apoiar esse projeto eleitoral. Daí a origem de um temor natural, onde os protagonistas da cúpula da situação tentam evidenciar uma imagem de tranquilidade e otimismo disfarçado para os membros do seu grupo, mas sabem que o caldo pode esquentar ou entornar de vez. Apesar dos ataques, a preocupação persiste com o nome da "mulher", sendo um calo e uma dor de cabeça que insiste em voltar.

Ora mas porque toda essa preocupação? voces não tem uma máquina administrativa que vem sendo usada integralmente para cooptar adversários com dinheiro, empregos, contratos de licitações e outras promessas mirabolantes? Mas o resultado não tem sido tão frutífero como se esperava ( em todo esse período apenas dois ou três se venderam como se usa no jargão político). Embora o pré-candidato escolhido seja "pesado", mas a tendência natural é subir nas pesquisas (até mesmo pelo uso contínuo da máquina administrativa com esse intuito) até atingir certo patamar.
Mas a grande preocupação mesmo é que todos sabem em Baraúna do fator de crescimento natural do PMDB durante o período da campanha eleitoral. Isso é histórico e não pode ser relegado a segundo plano. Durante as eleições de 2004 e 2008 o partido foi usado apenas como pano de fundo. Em 2012 ele será o protagonista direto na disputa majoritária. Campanha é campanha e quem conhece a fundo sabe como funciona a coisa.

Inclusive surpresas acontecem de uma hora para a outra. Se lembrem que os candidatos a deputado estadual e federal do situacionismo foram os mais votados em 2010, entretanto a candidata ao governo estadual Rosalba Ciarline (que era a candidata apoiada pela oposição e tinha a simpatia maior da população baraunense), ganhou disparado em Baraúna. Uma prova evidente de que, apesar de todos os recursos financeiros gastos em prol dos candidatos do situacionismo, o povo sabe muito bem em quem vai votar no dia das eleições. Optou pelo candidatos da situação em determinada vertente, mas usou sua soberania e vontade para escolher a candidata de sua preferência em outra diretriz. Nesses casos é bom ter cuidado com a máxima popular: "um olho no peixe e o outro no gato".

2 comentários:

  1. O DEM, já estar com LULUZINHA, do meu coração, veja bem como funcionado as coisas, 70% do DEM estar com nosco, e não retroage, 30% estar esperando Zé Araujo ser candidato, em caso do ir pra o PR, todos irão votar em Luciana a mãe dos pobre, é só perguntar ao povo do DEM.

    ResponderExcluir
  2. vc é um fanfarrão , kkkkkkkkkkkkkkkk
    um anedotista, ora que o governo de gilson e geilson foi bom, só tendo muito bom humor mesmo ludovico.

    ResponderExcluir