quarta-feira, 14 de novembro de 2012

Uma reflexão...

As eleições municipais mostraram claramente que o atual modelo de gestão em Baraúna não está satisfazendo e mais da metade dos eleitores disseram não a esse modelo e votaram em candidatos da oposição. Se juntarmos os votos obtidos por Luciana Oliveira e Elma Dias esse índice ultrapassa os 50% e mostra que algo está errado. Em 2008 Aldivon Nascimento foi reeleito folgadamente com mais de 5.000 votos de maioria e agora quase perde a prefeitura. Portanto o paradisíaco mundo de branca de neve travestido de uma nova Suiça que tentaram construir através de um suporte ideológico não convenceu a maioria da população e só Deus sabe e alguns de nós o que tiveram que gastar para evitar a hecatombe. Mas onde estão os erros se teoricamente existe tantas obras alardeadas?
Em primeiro lugar o distanciamento político com a própria população nos anos em que não acontece eleições. O isolamento administrativo e a ausência do contato físico com os munícipes restringe a criação de uma boa imagem política criando dessa forma um paradoxo: tem bons índices de aprovação popular em termos de gestão mas isso não se reverte em intenções de votos espontâneos.
Outro fator essencial é a falta de investimentos e planejamento em obras de infraestrutura na zona urbana. A cidade de Baraúna não tem um sistema de esgotos, não tem áreas de lazer adequadas para os jovens, o abastecimento de água é deficitário, o atendimento de saúde é feito em outro município, o calçamento implantado nos últimos anos é de péssima qualidade exigindo reparos constantes, a segurança pública é frágil e a população vive amedrontada, o mercado público municipal é uma vergonha em termos de higiene sanitária e a educação atualmente é politizada. Portanto mesmo com a chegada de altos investimentos da iniciativa privada que mantém e promove novos empregos no município, não existe a contrapartida em termos de infraestrutura logística por parte do poder público municipal que sempre espera por recursos extras do governo estadual ou do governo federal. Dessa forma, a metade da população ainda deu um crédito de aprovação ao atual modelo, mesmo com todas essas falhas, mas paciência tem limites A outra metade claramente disse não.
Naturalmente que ninguém gosta de críticas, por menores que sejam, pois é mais fácil adorar tapinhas nas costas, pois ninguém reclama de elogios. Mas pensar o município de Baraúna exige reflexões muito além da esfera politica. Enquanto se tiver preso a estas questiúnculas politicas estaremos fadados a ter o eterno embate visionário entre quem está certo ou quem está errado, quem é bom e quem é ruim. No final é possível perceber que talvez todos os agentes políticos envolvidos estejam errados nessa redoma de invisibilidade que nos afasta cada vez mais do verdadeiro progresso social. Independentemente de quem vier realmente a governar esse município nos próximos anos essa reflexão terá que ser feita e sairmos da dimensão ideológica e partir para a resolução concreta de todos os problemas municipais alencados anteriormente nesse texto.

2 comentários:

  1. olhe a honda azul, u u u papai chegou,daniel acho q vc ta enganado, ninguem votou enganado, eles não enganaram ninguem, todos ja sabia quem era eles, pricipalmente seua aliados, tem uma certa pessoa, filha do homem da calçada da esquina, q inclusive vivia reclamando q aldivon não ajudou na hora q eles mais precisava, que era na doença de sua mãe, e continuaram babando eles, chegou pra luiz miranda e falou luiz vc falou pra o prefeito sobre minhas horas tem certeza q ele sabe q sou eu, luiz respondeu sim falei varias vzes, disse aldivom ela e filha daquele povo q te adora, la da esquina, ele me deu foi um carão dizendo luiz ja falei q é pra cortar a hora de todo mundo, mais como ja dizia izoares, eu conheço o povo de baruna, e é verdade, daqui a 3 anos ele volta as 20 horas dessas pessoas, e ta la, eles babando de novo. e dale 22

    ResponderExcluir
  2. VALDECIR PEÇA PRA DANIEL PEREIRA Faze ISTO POR QUE ESTOU SABENDO QUE ELE AGORA ESTA DANDO UM DE FOTOGRAFO KKKKKK.
    Daniel já que você vive ai nas de baraúna batendo fotos da mal administração de aldivon para tentar gora também denigrir a imagem do novo prefeito eleito pela a vontade de deus e do povo por que é que você no bate umas fotos daquele prédio QUE Diziam QUE IA SER UMA ESCOLA AQUELA LA ENFRENTE enfrente ao poliesportivo que foi no tempo do seu maravilhoso EX: PREFEITO Gilson kkkkkkk sei não viu você é realmente pra mim acabou sua credibilidade tenho é pena de você sinceramente agora você ou vai embora de baraúna ou vi ter que aguente pois quem vai dia 02/01/2013 assumir a prefeitura da nossa cidade não é sua candidata mais sim nosso PREFEITO ISOARES MARTINS AGUENTA BACURA E TOME REMÉDIO PODEM FALAR DELE O QUANTO VOCÊ QUISER BOCA DO MUNDO NÃO SABE O QUE Diz .

    ResponderExcluir