sábado, 5 de janeiro de 2013

O valor das coisas.....

NO ANO DE 1854, O PRESIDENTE DOS ESTADOS UNIDOS FEZ À UMA TRIBO INDÍGENA A PROPOSTA DE COMPRAR GRANDE PARTE DE SUAS TERRAS, OFERECENDO, EM CONTRAPARTIDA, A CONCESSÃO DE UMA OUTRA"RESERVA". O TEXTO DA RESPOSTA DO CHEFE SEATLE, DISTRIBUÍDO PELA ONU (PROGRAMA PARA O MEIO AMBIENTE) E AQUI PUBLICADO, TEM SIDO CONSIDERADO, ATRAVÉS DOS TEMPOS, COMO UM DOS MAIS BELOS E PROFUNDOS PRONUNCIAMENTOS JÁ FEITOS A RESPEITO DA DEFESA DO MEIO AMBIENTE.

Como é que se pode comprar ou vender o céu, o calor da terra?
Essa ideia nos parece estranha. Se não possuímos o frescor do ar e o brilho da água, como é possível comprá-los?
Cada pedaço desta terra é sagrado para o meu povo. Cada ramo brilhante de um pinheiro, cada punhado de areia das praias, a penumbra na floresta densa, cada clareira e inseto a zumbir são sagrados na memória e experiência do meu povo. A seiva que percorre o corpo das árvores carrega consigo as lembranças do homem vermelho. Os mortos do homem branco esquecem sua terra de origem quando vão caminhar entre as estrelas.

Nossos mortos jamais esquecem esta bela terra, pois ela é a mãe do homem vermelho. Somos parte da terra e ela faz parte de nós. As flores perfumadas são nossas irmãs; o cervo, o cavalo, a grande águia, são nossos irmãos. Os picos rochosos, os sucos úmidos nas campinas, o calor do corpo do potro, e o homem - todos pertencem a mesma família.
Portanto, quando o Grande Chefe em Washington manda dizer que deseja comprar nossa terra, pede muito de nós. O Grande Chefe diz que nos reservará um lugar onde possamos viver satisfeitos. Ele será nosso pai e nós seremos seus filhos. Portanto, nós vamos considerar sua oferta de comprar nossa terra.

Mas isso não será fácil. Esta terra é sagrada para nós. Essa água brilhante que escorre nos riachos e rios não é apenas água, mas o sangue de nossos antepassados. Se lhes vendermos a terra, vocês devem lembrar-se de que ela é sagrada, e devem ensinar as suas crianças que ela é sagrada e que cada reflexo nas águas límpidas dos lagos fala de acontecimentos e lembranças da vida do meu povo.
O murmúrio das águas é a voz dos meus ancestrais. Os rios são nossos irmãos, saciam nossa sede. Os rios carregam nossas canoas e alimentam nossas crianças. Se lhes vendermos nossa terra, vocês devem lembrar e ensinar a seus filhos que os rios são nossos irmãos, e seus também. E, portanto,vocês devem dar aos rios a bondade que dedicariam a qualquer irmão.
Sabemos que o homem branco não compreende nossos costumes. Uma porção de terra, para ele, tem o mesmo significado que qualquer outra, pois é um forasteiro que vem a noite e extrai da terra aquilo que necessita. A terra não é sua irmã, mas sua inimiga, e quando ele a conquista, prossegue seu caminho. Deixa pra trás os túmulos de seus antepassados e não se incomoda.Rapta da terra aquilo que seria de seus filhos e não se importa. A sepultura de seu pai e os direitos de seus filhos são esquecidos. Trata sua mãe, a terra, e seu irmão, o céu, como coisas que possam ser compradas, saqueadas, vendidas como carneiros ou enfeites coloridos. Seu apetite devorará a terra, deixando somente um deserto.

Eu não sei, nossos costumes são diferentes dos seus. A visão de suas cidades fere os olhos do homem vermelho. Talvez seja porque o homem vermelho é um selvagem e não compreenda.
Não há um lugar quieto nas cidades do homem branco. Nenhum lugar onde se possa ouvir o desabrochar de folhas a primavera ou o bater das asas de um inseto. Mas talvez seja porque eu sou um selvagem e não compreendo. O ruído parece somente insultar os ouvidos.
E o que resta da vida se um homem não pode ouvir um choro solitário de uma ave ou o debate dos sapos ao redor de uma lagoa, a noite? eu sou um homem vermelho e não compreendo. O índio prefere o suave murmúrio do vento encrespando a face do lago, e o próprio vento, limpo por uma chuva diurna ou perfumado pelos pinheiros.

O ar é precioso para o homem vermelho, pois todas as coisas compartilham o mesmo sopro - o animal, a árvore, o homem, todos compartilham o mesmo sopro. Parece que o homem branco não sente o ar que respira. Como um homem agonizante há vários dias, é insensível ao mau cheiro. Mas se vendermos nossa terra ao homem branco, ele deve lembrar que o ar é precioso para nós, que o ar compartilha seu espírito com toda vida que mantém. O vento que deu a nosso avô seu primeiro inspirar também recebi seu último suspiro. Se lhes vendermos nossa terra, vocês devem mantê-la intacta e sagrada, como um lugar onde até mesmo o homem branco possa ir saborear o vento açucarado pelas flores dos prados.
Portanto, vamos meditar sobre sua oferta de comprar nossa terra. Se decidirmos aceitar, imporei uma condição: o homem branco deve tratar os animais desta terra como seus irmãos. Sou um selvagem e não compreendo qualquer outra forma de agir. Vi um milhar de búfalos apodrecendo na planície, abandonados pelo homem branco que os alvejou de um trem ao passar. Eu sou um selvagem e não compreendo como é que o fumegante cavalo de ferro pode ser mais importante que o búfalo, que sacrificamos somente para permanecer vivos.

O que é o homem sem os animais? Se todos os animais se fossem, o homem morreria de uma grande solidão de espírito. Pois o que ocorre com os animais, breve acontece com o homem. Há uma ligação em tudo.
Vocês devem ensinar as suas crianças que o solo a seus pés, é a cinza de nossos avós. Para que respeitem a terra, digam a seus filhos que ela foi enriquecida com as vidas de nosso povo. Ensinem as suas crianças, o que ensinamos as nossas, que a terra é nossa mãe. Tudo que acontecer a terra, acontecerá aos seus filhos da terra. Se os homens cospem no solo, estão cuspindo em si mesmos.
Isto sabemos: a terra não pertence ao homem; o homem pertence a terra.
Isto sabemos: todas as coisas estão ligadas como o sangue que une uma família. Há uma ligação em tudo. O que ocorrer com a terra recairá sobre os filhos da terra. O homem não tramou o tecido da vida; ele é simplesmente um de seus fios. Tudo o que fizer ao tecido, fará a si mesmo.

Mas quando de sua desaparição, vocês brilharão intensamente, iluminados pela força do Deus que os trouxe a esta terra e por alguma razão especial lhes deu o domínio sobre a terra e sobre o homem vermelho. Este destino é um mistério para nós, pois não compreendemos que todos os búfalos sejam exterminados, os cavalos bravios sejam todos domados, os recantos secretos da floresta densa impregnados do cheiro de muitos homens, e a visão dos morros obstruída por fios que falam. Onde está o arvoredo? Desapareceu. Onde está a águia?  desapareceu. É o final da vida e o início da sobrevivência.

                                         O PODER DA CRIAÇÃO - JOÃO NOGUEIRA


5 comentários:

  1. VALDECI WILSON PENSA QUE VOCE E DESOCUPADO IGUAL A ELE PARA TA NAS CONZINHA DE POLITICO BAJULANDO PARA GANHA UM INPREGO KKKKKKKKKK WILSON AS PERSOAS LER SEU BLOG SO PARA FAZE CHACOTAS NAS CAUSADAS EU CHEGUE LA EM SEU EDIVAL TAVA LA UMA GALERA SO MANGANDO E GUANDO TU CHEGA FICA SO DANDO CORDA A TU INBECIO KKKKKKK, NAO ELE NAO QUERIA QUE TERTENHO DESSE UM IMPREGO A ELE NAO ELE SO DEU ASUGERTAO KKKKKKKKKK AGORA ZE BEZERRA ERA PRA DAR AQUELE QUARTINHO AO LADO DA CASA DELE PARA WILSON MORA KKKKKK WILSON SE VOCE TIVECIR IDADE EU IA MANDA VOCE ESTUDAR PARA SER INTELIGENTE IR GUAU A VALDECI SER FORMANDO E PARA FORA DO BRASIL DA AULA E FICA FAMOSO E COMPRA UMA CAMIONETA PARA NAS HORA VAGAS DETRIBUIR CIPATIA NAO E PARA QUEM QUER NAO E PARA QUEM PODE VIU WILSON KKKKK E VOCE WILSON TEM DE TIRAR O CHAPEU PARA VALDECI QUI ELE E O CARA MESMO O ORIGINAL

    ResponderExcluir
  2. é um babão de gilsom mesmo

    ResponderExcluir
  3. Bom dia caro amigo valdecir, valdecir fui e sou eleitora de luciana, não me arrependo por isso, mais tambem sou muito realista, nunca gostei de tapar os olhos para a realidade, cheguei a discurit com minha vizinha, porque ela me dizia que gilson vinha a barauna dar o ultimo tiro, se não desse certo voltaria pra mossoró ou pará, eu afirmava com toda convicção, que o mesmo não sairia mais de barauna, baseado em que ele falava,e até porque, eles dois são de barauna, amigo decepção, não é daqueles que voce espera, e sim de onde voce nunca esperava vir, pois é amigo, hoje tenho que aguentar minha vizinha todos os dias passando na cara, e o pior tendo que dar razão a ela, porque quando to errada sei reconhecer meus erros, valdecir voce que tem mais aproximação deles, gilson e luuciana, por favor pergunte por mim, porque eles tem tanta raiva de barauna e seu povo, porque querem só uzar de sua gente, e enganar a conciencia de cada um, não precisava gilson iludir o povo dizendo que gostava de barauna e não sairia mais daqui, pra gente votar em luciana, eu votaria do mesmo jeito, se ele tivesse falado a verdade, valdecir eu até concordo em dizer que izoares não é daqui, mais na hora que abro minha porta saio na rua encontro izoares, agora me repreenda se euu estiver mentido,e eles dois valdecir dizendo gostar de barauna, não deixaram nem terminar as apuração ja estavam morando em mossoró, agora me diga isso é gostar de barauna, valdecir mais sei que em 2014, estarão aqui novamente, pedindo voto pra seus candidatos, sempre foi assim, e sempre valdecir funcionor, agora amigo como eles mesmo falavam, as coisas estão mudando e o povo está mais conciente. obg pelo espaço, DESABAFO DE UMA ELEITORA ENGANADA MAIS UMA VEZ PELOS BRANCOS.

    ResponderExcluir
  4. Prezada comentarista,

    Reconheço seu desabafo e realmente temos que dar a mão a palmatória. Conhecemos as pessoas pelas atitudes tomadas e não pelo que falam. Moro em Baraúna há 25 anos, trabalho em Mossoró desde 1998, presto consultoria arqueológicas em várias obras do governo federal desde a Bahia até o Ceará e atualmente estou concluindo um doutorado em Recife, mas a maioria dos finais de semana estou em minha residência em Baraúna com minha família. Alguns me criticam por não ter vida social em Baraúna, mas não gosto de frequentar bares e só vou a algum lugar ou festividade social se for convidado diretamente pelo dono da residência ou da festa que está sendo promovida, caso contrário, me mantenho na minha casa. Como já dizia minha avó "boa rotina faz quem em sua casa está em paz".
    Quanto a Luciana e a Isoares eles serão julgados por suas atitudes. Necessariamente não é preciso que o prefeito more no município para trabalhar por ele (embora a lei orgânica tivesse previsto isso), mas a convivência diária com seus munícipes faz aumentar o grau de confiança pessoal nessa relação. Quanto ao que é dito em campanha os candidatos devem ter muito cuidado com o que falam pois serão cobrados depois. Lembro bem que em 2008 Gilson dizia que a mulher dele não seria vice de ninguém e acabou sendo vice de Aldivon. Agora em 2012 ela escutou de muitos eleitores bacuraus a célebre pergunta: "você vai se vender de novo como em 2008 ou vai até o fim? e ela teve que responder insistentemente que não.
    Quanto a aproximação com eles você está um pouco enganada. Eu tinha um compromisso político e partidário com Luciana e cumpri até o dia da eleição, enfrentando até a própria orientação da direção do PSDB regional e de Mossoró que desejavam e queriam impor que eu colocasse minha esposa Célia como vice de Isoares ou então de Luciana. Disse não e não me arrependo um segundo sequer. Como já frisei aqui conhecemos as pessoas pelas atitudes e não pelas palavras. Para você ter uma ideia dessa aproximação, do dia da eleição para cá (07.01.2013) não recebi uma ligação sequer e muito menos um cartão de boas festas ou feliz ano nem dele e nem de Luciana. Minha esposa Célia passou por uma cirurgia bastante delicada recentemente e ainda está em recuperação, mas como ela não anda mais em Baraúna certamente também não soube. Mas como já frisei eu cumpri a minha parte e não culpo a ninguém pela derrota, até porque ela é órfã e para os fracos é bem mais cômodo culpar os outros para tentar justificar aos outros a sua própria incompetência, enquanto a vitória tem muitos pais e todos querem se auto-proclamar responsáveis por ela. O mundo está mudando e a única coisa permanente é justamente esse caráter da mudança. Vamos em frente.

    Valdeci dos Santos Júnior

    ResponderExcluir
  5. QUE ISSO VALDECIR É MUITA FALTA DE CONSIDERAÇAO POR PARTE DE SUA CANDITADA TANTO QUE VOCE E SUA ESPOSA AJUDARAM ELA VOCE MESMO QUE TANTO DEFENDEU E AGORA ELES ESQUECERAM DE VOCES NÃO SÓ DE VOCES MAIS DE OUTRAS PESSOAS QUE TAMBÉM CORRERAM ATRAS DELA MAIS ESTA É A RECOMPENSA PARA TANTOS BABOES KKKKKKKK.
    JUNTE SE ANOS A ONDA AZUL AQUI SEMPRE CABE MAIS UM .

    OU ESPERE QUE DAQUI A 4 ANOS ELA VENHA ATRAS DE VOCE PEDIR NOVAMENTE SEU APOIO.

    ResponderExcluir