quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

Rapidinha da quinta....

A governadora do Estado Rosalva Ciarline (DEM) está tendo uma atuação bem abaixo do esperado em termos administrativos, ou seja, ainda não tem a sua "marca". O governo de Garibaldi Alves ficou conhecido por levar água ao homem do campo a ponto de ficar conhecido como "o governador das águas". O governo de Wilma de Farias praticamente trabalhou em todas as estradas potiguares, abrindo caminhos e também deixando sua marca. Já o governo de Rosalba totalmente "manietada" pelo marido por enquanto só tem dado "dor de cabeça" nos poderes legislativo e judiciário e se afasta cada vez mais dos anseios populares que tudo fizeram para levá-la ao poder e se aproxima cada vez mais do exemplo da borboleta "Micarla" que também deixou sua marca de pior administradora do país sem chegar a terminar o mandato. Até os próprios aliados do momento já tem prazo de validade para terminar esse apoio virtual haja vista que o PMDB potiguar vai tomar o caldo até Março e depois vai colocar Rosalba para roer o osso até 2014 quando deverá apoiar o atual vice-governador Robinson Farias (PSD) para o governo do Estado formando a chapa oposicionista com a eterna candidata a prefeita de Mossoró Larrisa Rosado (PSB). A moeda de troca deverá ser o apoio a Carlos Eduardo (PMDB) como candidato a senador (enquanto Wilma recebe a prefeitura do Natal de mão beijada) e Walter Alves (PMDB) para deputado federal. Algo improvável?..... guardem esse comentário e vamos em frente....

O que é o aneurisma cerebral?

Aneurisma cerebral, ou aneurisma sacular, é uma dilatação que se forma na parede enfraquecida de uma artéria do cérebro. A pressão normal do sangue dentro da artéria força essa região menos resistente e dá origem a uma espécie de bexiga que pode ir crescendo lenta e progressivamente. Os maiores riscos desse afrouxamento do tecido vascular são ruptura da artéria e hemorragia ou compressão de outras áreas do cérebro. São raros os aneurismas congênitos, mas a pessoa pode nascer com tendência à fragilidade dos vasos e à formação de aneurismas.
Em geral, os episódios de ruptura e sangramento ocorrem a partir da 5ª década de vida, afetam mais as mulheres e tornam-se mais comuns à medida que a pessoa envelhece. Aneurisma cerebral é uma doença grave. Apenas 2/3 dos pacientes sobrevivem, mas cerca da metade permanece com sequelas importantes que comprometem a qualidade de vida.

Causas
* Predisposição familiar (15% dos portadores de aneurisma pertencem a uma família em que a incidência da enfermidade é maior);
* Hipertensão arterial (pressão alta facilita o desenvolvimento e a ruptura dos aneurismas);
* Dislipidemia (aumento dos níveis de colesterol e triglicérides);
-  Diabetes;
* Cigarro;
* Álcool.
Sintomas

Aneurismas pequenos costumam ser assintomáticos. Quando crescem, podem comprimir uma estrutura cerebral e provocar sintomas que variam conforme a área do cérebro afetada. A manifestação mais evidente dos aneurismas é a ruptura seguida de hemorragia. A intensidade dos sintomas está diretamente relacionada com o tamanho e a extensão do sangramento. Os mais comuns são dor de cabeça súbita, náuseas, vômitos, perda da consciência. Sangramentos abundantes podem ser fatais.

Diagnóstico

A angio-ressonância magnética é um exame fundamental para o diagnóstico dos aneurismas. O ideal seria que fossem detectados precocemente, antes de sangrarem, mas isso raramente acontece, porque essa avaliação não está incluída na rotina dos check-up.

Tratamento

Diagnosticado o aneurisma, a indicação cirúrgica precisa levar em conta seu tamanho e as condições clínicas do paciente, uma vez que o risco da cirurgia deve ser menor do que o oferecido pela história natural da evolução da doença. Caso se opte pela cirurgia, o objetivo é fechar o aneurisma para excluí-lo, preservando a artéria que o nutre, porque todas as áreas do cérebro são nobres e morrem se não forem irrigadas. O procedimento pode ser realizado a céu aberto (por uma janelinha aberta no crânio, a porção mais estreita do aneurisma é fechada por um clipe metálico) ou por via endovascular, introduzindo molas delicadas através de um cateter, que se enrolam no interior do aneurisma e formam um coágulo que impede o sangramento. Pessoa que não deve, não pode ou não quer ser operada, precisa manter controle rigoroso da pressão arterial, não fumar e evitar esforços físicos.

No tratamento dos aneurismas cerebrais a embolização por via endovascular é hoje uma importante forma terapêutica. Em geral as equipes atuam de forma multidisciplinar na decisão de qual metodologia, ou seja, microcirurgia ou embolização, será a melhor e mais confortavel abordagem para cada tipo de aneurisma e cada condição física do paciente. A opinião do paciente também é importante na decisão da metodologia a ser adotada.

Recomendações
* Mantenha em níveis adequados a pressão arterial;
* Exerça controle efetivo sobre as taxas de colesterol e triglicérides;
* Não fume;
* Esteja atento: dor forte de cabeça, que surge repentinamente, como se você tivesse levado uma pancada, seguida de enjôos e vômitos, indica a necessidade urgente de atendimento médico-hospitalar;
* Informe seu médico sobre a ocorrência de casos de aneurisma em sua família. Isso ajuda a evitar surpresas desagradáveis.


Um filme para assistir... Dr. Jivago.... lançado em 1965.....


A revolução russa de 1917 serve de cenário para a história de amor entre Yuri Jivago, um jovem médico aristocrata e Lara Antipova, uma enfermeira plebéia. Lara é filha de uma costureira russa que, viúva, apenas consegue sustentar a casa em que ambas moram graças ao dinheiro que lhe é dado periodicamente por Victor Komarovsky, um importante e inescrupuloso expoente da sociedade local. Apesar de Victor e a viúva manterem um relacionamento "secreto", o homem se encanta pela beleza da doce Lara, que contava com apenas 17 anos quando ambos se beijaram pela primeira vez na volta de uma festa. Apesar da relação vexatória mantida entre Lara e Victor, Pascha Strelnikoff, jovem romântico e revolucionário, apaixona-se pela menina e começa a namorá-la. Enquanto a relação de Lara e Victor mostra-se destrutiva (a mãe de Lara, ao descobrir o relacionamento, tenta se matar), o namoro de Pascha e a moça se mostra uma saída sensata para ela dessa confusão, pois o moço a pede em casamento e ela aceita. Ao saber do pedido, Victor discute com Lara e a violenta, chamando-a em seguida de "vagabunda". Lara descontrola-se e invade uma festa de Natal na alta sociedade
russa para tentar matar, sem sucesso, o ex-amante. Jivago, que já havia visto Lara ao salvar sua mãe do suicídio, estava presente na festa com sua noiva, Tonya, e fica surpreso com a atitude e coragem da jovem. Apesar da impressão deixada, eles só se encontram anos mais tarde, ao serem voluntários (médico e enfermeira, respectivamente) na 1ª Guerra. A esta altura, Jivago está casado e tem um filho com Tonya, enquanto Lara procura seu marido Pascha, que sumiu durante uma missão na Guerra. Por passarem seis meses juntos em uma situação tão adversa, a aproximação dos dois é inevitável. Com o fim da Guerra, Jivago e Lara voltam para suas famílias e perdem o contato. Ao voltar para casa, Jivago se depara com a decadência da alta sociedade russa e decide fugir para o interior com sua esposa, filho e sogro.
atores: Omar Sharif .... Yuri Jivago Julie Christie... Lara Antipova Geraldine Chaplin.... Tonya


Soneto 19


Tempo voraz, corta as garras do leão,
E faze a terra devorar sua doce prole;
Arranca os dentes afiados da feroz mandíbula do tigre,
E queima a eterna fênix em seu sangue;

Alegra e entristece as estações enquanto corres,
E ao vasto mundo e todos os seus gozos passageiros,
Faze aquilo que quiseres, Tempo fugaz;
Mas proíbo-te um crime ainda mais hediondo:


Ah, não marques com tuas horas a bela fronte do meu amor, 
Nem traces ali as linhas com tua arcaica pena;
Permite que ele siga teu curso, imaculado,
Levado pela beleza que a todos sustém.

Embora sejas mau, velho Tempo,
 e apesar de teus erros,
Meu amor permanecerá jovem em meus versos.

William Shakespeare



A história de uma música...Billie Jean...Michael Jackson...

"Billie Jean" é uma canção do cantor e compositor americano americano Michael Jackson lançada como segundo compacto do álbum Thriller em 1982.

Originalmente reprovada pelo então produtor de Jackson, Quincy Jones, a faixa quase foi retirada do álbum depois que ele e Jackson tiveram discordâncias quanto a isso. A música é bem conhecida por sua distintiva linha de baixo e soluços vocais de Jackson. A canção foi mixada 91 vezes pelo engenheiro de som Bruce Swedien finalizando-a na segunda mixagem.
Seguindo o sucesso nas paradas do single "The Girl Is Mine" e do álbum Thriller, "Billie Jean" foi lançada em 2 de janeiro de 1983, como segundo single do álbum. Tornou-se um sucesso comercial e de crítica em todo o mundo, "Billie Jean" foi um dos singles mais vendidos de 1983. Em outros países, "Billie Jean" liderou as paradas da Espanha e Suíça, alcançou o top dez na Áustria, Itália, Nova Zelândia, Noruega e Suécia, e alcançou a posição número 45 na França e tornou-se o maior sucesso do cantor nos Estado Unidos, permanecendo por sete semanas no topo da lista pop e nove liderando a rtythm & blues. "Billie Jean" foi coroada disco de platina pela Recording Industry Association of America (RIAA), em 1989.

Premiado para inúmeros prêmios, incluindo dois Grammy, um American Music Award e uma indicação para o Video Music Producers Hall da Fama - A música e o videoclipe impulsioram 'Thriller ao status de álbum mais vendido de todos os tempos. A canção foi promovido com um videoclipe que quebrou as barreiras raciais da MTV como o primeiro vídeo de um artista negro a ser exibido pelo canal, e um Emmy nomeado pelo desempenho na Motown 25: Yesterday, Today, Forever, no qual Jackson estreou o "moonwalk". A música também foi promovida através de Jackson nos comerciais da Pepsi, durante a filmagem de um comercial, o couro cabeludo de Jackson foi severamente queimado. "Billie Jean" selou o status internacional de Jackson como um ícone pop. A canção está em 2º lugar na lista do VHI das "Melhores Canções dos Últimos 25 Anos" de 2001 5º na "Melhores Canções Pop" lançada pela  MTV e Rolling Stone em 2000; e 28º na "100 Melhores Canções para Dançar" do VHI, também divulgada em 2000. Na lista dos "Melhores Vídeos" da MTV o clipe aparece em 35º e na do VHI, em 34º. É frequentemente citada como uma das canções mais revolucionárias da história e é considerada por muitos como a maior música de Jackson.

                                                  Billie Jean - Michael Jackson


2 comentários:

  1. Aqui em Baraúna, a justiça estar sendo feita de chacota, vc veja que até á proposta de aposta tem cido feita pelo o cunhado do agora prefeito de fato e de direito, ele aposta 100 mil reais como que os processos que estar sendo arrolado não vão dar em nada, segundo o populares, mas isso não surpreende ninguém é só ver a afronta que a esposa do prefeito fez ao magistrado, que foi desenguenado pra eleição 2012, que diga-se de passagem muito bem executado, não vou falar pois toda população de Baraúna sabe; a que ponto chega a politica local! depois que esse todo poderoso chegou na cidade, faz e desfaz, mais acredito no magistrado por que é homem e honra a sua profissão. Que Deus ilumine-o hoje e sempre e assim seja.

    ResponderExcluir
  2. A melhor reportagem que voce postou em 2013, falar sobre Michael Jackson para mim é maravilhoso, pois ele foi o melhor cantor de todos os tempos.Um coração cheio de Amor e caridade, fico muito feliz em saber que existe outras pessoas que assim como eu são fãs do rei do pop...PARABÉNS PELA MATERIA. AMEI.

    ResponderExcluir