terça-feira, 22 de janeiro de 2013

Rapidinhas da terça.....



PERSISTEM AS CONDIÇÕES DESFAVORÁVEIS ÀS CHUVAS PARA O NORTE E NORDESTE DO BRASIL

Embora a situação ainda seja de neutralidade em relação ao desenvolvimento do fenômeno EL Niño-Oscilação Sul (ENOS) na região equatorial do Oceano Pacífico, permanece o padrão desfavorável à ocorrência de chuvas sobre o norte da Região Nordeste do Brasil. A previsão climática de consenso para o trimestre que inicia em janeiro e termina em março de 2013 (JFM/2013) indica maior probabilidade de ocorrência de chuvas na categoria abaixo da faixa normal (40%) para a área desde o Amapá até o centro-norte da Região Nordeste. 

Para o centro-sul da Região Sul, a previsão indica maior probabilidade de chuvas na categoria acima da faixa normal (45%), em associação ao aquecimento das águas superficiais adjacentes à costa das Regiões Sul e Sudeste do Brasil, que ainda pode persistir nos próximos meses. Nas demais áreas do Brasil, a previsão indica o padrão climatológico, com igual probabilidade de chuva para as três categorias (abaixo, normal e acima da normal climatológica). É importante mencionar que, para a faixa leste da Região Nordeste, o principal período chuvoso costuma iniciar entre os meses de março e abril. As temperaturas podem variar entre as categorias normal e acima da normal climatológica em áreas nos setores central e norte do Brasil. Para o sul País, as temperaturas estão sendo previstas em torno da normal climatológica.

A danada da gripe....

A gripe é uma infecção viral que ataca todo o corpo com uma vingança. O sofrimento começa de repente, com calafrios e febre, e se transforma em mais sintomas desagradáveis que vão deixá-lo fora da ativa: dor de garganta, tosse seca, nariz escorrendo ou entupido, dor de cabeça (especialmente atrás dos olhos), dores musculares severas, fraqueza, dor nas costas e perda de apetite. Algumas pessoas até experimentam dor e rigidez nas juntas. A gripe é uma doença altamente contagiosa, propagada por gotículas do trato respiratório da pessoa infectada. Essas gotículas podem estar no ar, como as liberadas depois que uma pessoa tosse ou espirra, ou podem ser transferidas pelas mãos da pessoa infectada. Os piores sintomas duram de três a cinco dias, mas outros, como tosse e fadiga, podem se arrastar por semanas. E o período desagradável com a gripe pode ser ainda pior se você desenvolver uma infecção secundária, como otite, sinusite ou bronquite. Até pneumonia pode ser uma complicação - potencialmente séria - da gripe.

Quem corre risco?
Quando se trata de gripe, pensa-se inicialmente em crianças. A ausência na escola dispara, assim como o número de crianças dando entrada em hospitais com doenças respiratórias. A infecção se espalha rapidamente para adultos, que também começam a ocupar os leitos dos hospitais, muitas vezes com pneumonia ou piora de problemas cardíacos ou pulmonares. A mudança na linhagem do vírus da gripe de ano para ano torna difícil desenvolver vacinas 100% eficazes. A injeção que você recebe no braço costuma ser eficaz somente contra o vírus do ano anterior, bem como contra as mutações que os pesquisadores acreditam que vão agir na próxima estação de gripe. Mas a vacina provavelmente não pode lutar contra as recombinações genéticas que possam ter ocorrido. Mais: as vacinas contra gripe mostraram ter 80% de eficácia quando recebidas antes que a estação da gripe se inicie (preferencialmente entre abril e maio). Por isso, se você realmente não pode ficar doente, uma injeçãozinha pode não ser uma má ideia  E se você está no grupo e alto-risco, então a vacina antigripal é uma prioridade.
Quando procurar um médico por causa da gripe?
Sinais de que é hora de procurar o médico incluem febre alta que dura mais de três dias, tosse persistente que piora (especialmente se associada a dores fortes no peito ou à respiração curta) e incapacidade de se recuperar. Essas coisas podem sinalizar uma infecção bacteriana secundária que precisaria ser tratada com a prescrição de antibióticos. Se você tem algum problema pulmonar ou doença cardíaca, consulte seu médico ao primeiro sinal de gripe.
Uma vez que você pegou a gripe, ela pode deixar você de cama. Veja a seguir 14 remédios caseiros que vão ajudá-lo a se curar da gripe ou acabar com seus sintomas desagradáveis.
Descanse bastante
Durma muito ou, se não for possível, pegue leve por alguns dias. Isso não é difícil de fazer, considerando que a fadiga é um dos principais sintomas, então você não sentirá vontade de fazer nada além de ficar deitado na cama ou no sofá. Considere isso como uma boa desculpa para tirar uma folga necessária do estresse diário. E se você realmente tiver que continuar a trabalhar, tente ir para a cama um pouco mais cedo e chegar no escritório na manhã seguinte um pouco mais tarde.
Tome analgésicos e antipiréticos
A gripe frequentemente vem acompanhada de febre alta que pode variar de 38,8ºC a 41,1ºC. Você pode contar com uma incomum dor de cabeça também. Baixar a febre vai ajudar a prevenir desidratação e a reduzir os calafrios incontroláveis associados à febre. Por outro lado, já que a febre pode, na verdade, ajudar seu corpo a lutar contra o vírus, você pode querer que ela siga seu curso normal se a temperatura não atingir um nível perigoso. Analgésicos ajudam a aliviar as dores no corpo, e os antipiréticos ajudam a baixar a febre. Consulte um médico antes de tomar qualquer medicamento.
Contenha a tosse seca
Para a tosse seca e intermitente que o está mantendo longe do descanso necessário, você pode encontrar alívio em um antitussígeno de venda livre.

Encoraje a tosse "produtiva"

Uma tosse que traga para fora o muco, por outro lado, é considerada produtiva e não deveria ser suprimida com remédios para a tosse. Beber líquidos ajuda a tosse e também alivia um pouco.

Mel

Uma tosse seca e persistente pode manter a casa inteira acordada durante a noite. Encontre a paz com mel. Há muito tempo o mel vem sendo usado na tradicional medicina chinesa como paliativo da tosse. É uma receita simples: misture 1 colher de sopa de mel de abelha em um copo de água quente. Mexa bem e beba. O mel atua como um expectorante natural, promovendo o fluxo do muco. Esprema um pouco de limão na mistura se você quiser cortar um pouco do doce.


Beba, beba, beba


Isso não quer dizer bebida alcoólica, claro. Mas beber muito de qualquer líquido não alcoólico ou descafeinado (cafeína e álcool atuam como diuréticos, o que, na verdade, aumenta a perda de fluidos) vai ajudar a mantê-lo hidratado e também fluidificará as secreções mucosas. A gripe pode causar perda de apetite, mas os pacientes geralmente acham agradável uma sopa quente. Se você não está comendo muito, sucos são uma boa escolha também, desde que eles proporcionem os nutrientes que estão faltando para você.
Umidifique sua casa no inverno
Sempre quis saber por que a gripe ataca nos meses frios? Parte da razão é seu aquecimento. Calor artificial baixa a umidade, criando um ambiente que possibilita ao vírus influenza desenvolver-se. (O ar externo mais frio também empurra as pessoas para espaços internos confinados, tornando mais fácil para o vírus se espalhar.) Colocar um pouco de umidade no ar em sua casa durante o inverno com um umidificador quente pode ajudá-lo a prevenir a propagação do vírus. E também pode fazê-lo sentir-se mais confortável.

Caldo
Um caldo ralo de carne, frango ou legumes vai ajudar a mantê-lo hidratado e a liquefazer quaisquer secreções mucosas. Uma sopa é fácil de engolir, mesmo quando você está sem apetite, e ajuda a ingestão de nutrientes necessários.
Mostarda
A receita do emplastro de mostarda para gripe, peito cheio e bronquite vem dos tempos da Roma Antiga, que aprendeu bem cedo as propriedades de cura da mostarda. A mostarda tem propriedades antimicrobiais e antiinflamatórias, muitas das quais podem ser inaladas por vapor. Faça um emplastro com 1 colher de sopa de mostarda seca e 2 a 4 colheres de sopa de farinha. Misture tudo com um ovo (opcional) e água quente para formar a pasta. Depois, pegue dois lenços de pano limpos ou dois quadrados grandes de gaze (grandes o bastante para cobrir a parte superior do peito) e faça um sanduíche com a pasta de mostarda como recheio. Aplique azeite de oliva na pele do peito do gripado e coloque o emplastro de mostarda sobre. Deixe agir por alguns minutos, não esquecendo de olhar sempre. Quando remover o emplastro, retire qualquer vestígio de mostarda da pele, para evitar que a mostarda queime.
Chá
Uma xícara de chá quente é outra maneira de manter-se hidratado, o que é essencial quando se tem gripe. Apenas certifique-se de que seja descafeinado (chá mate e chá preto, por exemplo, têm cafeína). 
Suco
De qualquer sabor ou tipo. Apenas beba muito suco para manter-se hidratado e ter algumas vitaminas extras durante o período da gripe.
Limão
O adorável limão pode provocar uma cara franzida quando comido puro, mas em uma bebida quente, limões o farão sorrir. Limonada quente tem sido usada como remédio para a gripe desde a Roma Antiga. Sendo altamente ácido, o limão ajuda a tornar as membranas mucosas desagradáveis para bactérias e vírus. Óleo de limão, que concede ao suco sua fragrância, é como uma droga maravilhosa contendo elementos antibacterianos, antivirais, antifúngicos e antiinflamatórios. O óleo também atua como um expectorante. Para fazer esse suco de fruta antigripe, coloque um limão inteiro picado em um copo de água fervendo. Enquanto o limão fica em infusão por cinco minutos, inale o vapor. Coe, adicione mel e aproveite. Beba limonada quente três a quatro vezes por dia durante a gripe.
Pimenta
Pimenta é um irritante, mas essa característica chata é um plus para quem sofre de tosse com muco grosso. A propriedade irritante da pimenta estimula a circulação e o fluxo do muco. Coloque uma colher de sopa de pimenta preta em um copo e adoce com uma colher de açúcar. Encha o copo com água fervendo, deixe descansar por 10 a 15 minutos, mexa e beba.
Tomilho
É hora de experimentar tomilho quando as membranas mucosas estão inflamadas, a cabeça dói e o corpo está quente de febre. De fragrância agradabilíssima, o tomilho deleita os sentidos (se você puder sentir o cheiro quando doente) e atua como um poderoso expectorante e antisséptico, graças ao timol, o óleo que o constitui. Coloque um ramo de tomilho nas mãos em concha e respire o vapor. O timol começa a atuar através do trato respiratório superior, soltando o muco e inibindo o alojamento da bactéria. Faça um chá de tomilho adicionando uma colher de sopa de tomilho seco a um copo de água fervendo. Deixe descansar por cinco minutos enquanto respira o vapor. Coe o chá, adoce com mel e beba devagar. Da próxima vez que você for nocauteado pelo vírus da gripe, tente alguma dessas soluções caseiras. Você pode surpreender seus amigos e colegas de trabalho com um recuperação mais rápida.
O homem mais alto do mundo, o turco Sultan Kosen, de 2,51 metros de altura e 29 anos, parou de crescer depois que um médico conseguiu sanar sua acromegalia, uma doença que impede o fim do período de crescimento. "Ele parou de crescer, isto é bom", disse o médico Jason Sheehan à France Presse. O neurocirurgião extirpou de Kosen, há dois anos, um tumor no cérebro que provocava o crescimento patológico. "Pelo tamanho, ele deverá continuar submetido a tratamentos, mas confiamos que seu crescimento não causará problemas adicionais", destacou Sheehan, do Centro Médico da Universidade de Virginia.

Um dos lugares mais impressionantes que tive a oportunidade de visitar em Portugal em Janeiro de 2012 foi a Capela dos Ossos que é um dos mais conhecidos monumentos de Évora, em Portugal. Está situada na Igreja de São Francisco e foi construída no século XVII por iniciativa de três monges que, dentro do espírito da altura (contra-reforma religiosa, de acordo com as normativas do Concílio de Trento), pretendeu transmitir a mensagem da transitoriedade da vida, tal como se depreende do célebre aviso à entrada: "Nós ossos que aqui estamos pelos vossos esperamos". A capela, construída no local do primitivo dormitório fradesco é formada por 3 naves de 18,70 m de comprimento e 11m de largura, entrando a luz por três pequenas frestas do lado esquerdo. As suas paredes e os oito pilares estão "decorados" com ossos e caveiras ligados por cimento pardo. As abóbadas são de tijolo rebocado a branco, pintadas com motivos alegóricos à morte. É um monumento de uma arquitetura penitencial de arcarias ornamentadas com filas de caveiras, cornijas e naves brancas. Foi calculado à volta de 5000, provenientes dos cemitérios, situados em igrejas e conventos da cidade. A capela era dedicada ao Senhor dos Passos, imagem conhecida na cidade como Senhor Jesus da Casa dos Ossos, que impressiona pela expressividade com que representa o sofrimento de Cristo, na sua caminhada com a cruz até ao calvário.
                                A CAPELA DOS OSSOS - ÉVORA - PORTUGAL


A história de uma música...

MALAGUENA SALEROSA...

Malaguena Salerosa também conhecida como La Malagueña é uma das mais conhecidas músicas do México. A canção é a de um homem falando para uma mulher (a partir de Málaga, Espanha) como ela é bonita, e como ele gostaria de ser seu homem, mas que ele entende por ela rejeitá-lo por ser muito pobre. Sua autoria é atribuída a Elpídio Ramirez e Pedro Galindo em 1947, mas o compositor mexicano Castilho Nicandro questiona essa autoria dizendo que Malaguena já era do domínio popular mexicano desde muitos anos.Foi interpretada também pelo trio Los Panchos como muito sucesso. Abaixo a música Malaguena é interpretada pelo famoso cantor mexicano Miguel Aceves Mejia.

Uma homenagem ao povo mexicano e aos cinco leitores mexicanos que leem diariamente esse blog tão irritante e amado para uns...chato e inquietante para outros.... mas sempre visto....
                               
                                MALAGUENA SALEROSA - Miguel Aceves Mejia

2 comentários:

  1. Em outra postal, ouvi comentários fazendo mau visto do Gilson Professor, num entanto eu afirmo que; GP, não é veaco como esse mau star ou seja o mau patrão como também nunca acoitou pistoleiro como é o caso do Chico Orelha e outros pistoleiro como foi o caso do que foi morto no sereno, propriedade do Mau Patrão, outrossim, tenho a certeza que vc são pessoas que sempre estiveram na orbita do Professor e com certeza babava ele como faz um professorzinho, que recebeu um terreno pra construir uma escola e foi vendido por 140 mil reais, ele é tão pequeno com o seu apelidadinho entendeu né babão? Se cuida Mau Patrão esse tipo de gente é perigosa como também um certo rato de prefeitura que estar ai bem coladinho em vc.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amigo vc estar coberto de razão, mais esqueceu de também de um grande politico, estou falando de Adjano, ele foi denominador comum dessa campanha começou pelo PMDB, ele foi o grande gargalo que o Mau Patrão teve que engolir durante toda campanha e como Gilson, também foi crustificado vivo foi atribuído adjetivo ao qual ele não merece, o Urso Branco, é um bom companheiro leal e digo mais ele e Gilson se complementa em todos sentido, Gilson pensa ele executa.

      Excluir