quinta-feira, 10 de janeiro de 2013

Rapidinhas da quinta....

Heloísa Helena - Alagoana "arretada".....
MULHERES DE FIBRA POLÍTICA

Heloísa Helena Lima de Moraes Carvalho nasceu em 06 de Junho de 1962, no município de Pão de Açucar, Estado de Alagoas, sendo enfermeira e professora de profissão. Em 1998 foi eleita senadora por Alagoas pelo PT, com a maior votação daquela eleição. Discordou de políticas do PT que tinha por conservadoras (muito especialmente a partir da reforma da previdência dos servidores públicos realizada no primeiro mandato do presidente Luiz Inácio Lula da Silva) e em 2003, foi expulsa da legenda. No ano seguinte, foi uma das fundadoras do Partido Socialismo e Liberdade - PSOL. Heloísa Helena (PSOl-AL) foi a candidata a vereadora mais votada em Maceió em 2012 com 19.216 votos, ela que já tentou ser presidente do Brasil, obteve o dobro do número de votos que elegeu o segundo mais votado na capital alagoana, o candidato do PSB, Silvânio Barbosa que alcançou 10.321 votos. Eleita pelo PSOL, Heloísa ganhou o apoio da ex-ministra do meio ambiente Marina Silva que viajou à Maceió para fazer campanha ao lado da candidata. Em comícios, Marina apelidou Helena de "flor do cacto" da política brasileira. Em 2006, Heloísa Helena tentou ser presidente do País e conquistou, na época, 6,5 milhões de votos. 

Maria Osmarina Marina Silva Vaz de Lima nasceu em Rio Branco-AC, em 8 de fevereiro de 1958 e é uma ambientalista, historiadora e pedagoga. Foi senadora pelo estado do Acre durante 16 anos. Atualmente, está sem partido. Foi Ministra do Meio Ambiente no Governo Lula do seu início (2003) até 13 de maio de 2008. Também foi candidata à Presidência da República em 2010 pelo Partido Verde (PV), obtendo a terceira colocação entre nove candidatos, com 19,33% da porcentagem total - expressivos 19.636.359 votos válidos em todo o território nacional.

A professora estadual Amanda Gurgel, candidata a vereadora em Natal pelo PSTU, foi eleita em 7/10/2012, em números absolutos, a vereadora mais bem votada da história do legislativo municipal natalense. Foram exatos 32.819 mil votos, o equivalente a 8,59% dos votos válidos. Com a votação, a candidata do PSTU ainda conseguiu, devido ao coeficiente eleitoral, levar para a Câmara de Natal mais dois vereadores da coligação PSOL - PSTU. "Eles vão se juntar à minha voz na Câmara", disse ela.A Professora Amanda Gurgel destacou-se no ano passado, ao fazer um veemente pronunciamento (vide abaixo) numa audiência pública realizada na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte, em defesa dos seus colegas professores da rede pública de ensino. No seu discurso, que teve repercussão nacional, onde concedeu entrevista no Programa Domingão do Faustão da Rede Globo, ela defendeu melhores condições de trabalho e melhores salários para a profissão.



Antigo cinema PAX em Mossoró.....
Nasci em Mossoró, rebento da família Fernandes Pimenta que possui suas raízes originais em Caraúbas-RN e Catolé do Rocha-PB, e ao completar 51 anos na data de hoje rememoro os bons tempos da infância e adolescência na década de 70 em Mossoró. A cidade tinha poucas ruas calçadas. Para se ter uma ideia o calçamento no Alto São Manoel terminava na AABB e a polícia rodoviária federal na saída para Natal era no "fim do mundo". Tinha os "vesperais" no cinema PAX (onde passava os filmes de Bruce Lee e os faroestes americanos e italianos) e a sessão de gala do cinema CID na praça da matriz (que era o "point" da cidade para iniciar os namoros) logo após a missa na noite dos domingos. Como criança ainda "caçava" pelas ruas empoeiradas os maços de carteiras de cigarros abandonadas pelos donos com as marcas Hollywood (a mais comum), continental (com filtro e sem filtro), Carlton (a mais chique na época), brincava de bola de gude, futebol na rua e colecionava as figurinhas dos jogadores da copa de 70 com álbuns premiados. Era uma Mossoró ainda sem drogas, onde as fábricas ainda apitavam para toda cidade escutar que era a hora do almoço. As festas constantes na ACDP, os encontros frequentes no bar "ferrão" e os encontros escondidos e perigosos no bar do "paraíso" na saída para Natal. Bons tempos.

Não é a primeira vez que um jogador de futebol tem uma parada cardiorrespiratória em plena atividades de trabalho. Já ocorreram vários casos no Brasil e no Mundo. Mas será necessário pensar o mair urgente possível que os clubes de futebol em todo Brasil passem a adotar profissionais de saúde em jogos oficiais (o que já acontece em partidas dos campeonatos) e nos treinamentos com equipamentos adequados (desfibriladores) para casos de urgência onde por vezes segundos são vitais para salvar uma vida. Ninguém sabe ao certo se o caso do jogador de futebol Neto Maranhão (que estava defendendo atualmente o Potiguar de Mossoró) teria sobrevivido caso tivesse um atendimento mais rápido, mas pelo menos ele talvez tivesse tido uma chance maior de sobreviver com um atendimento mais eficaz e ágil de um profissional com aparelhos a seu dispor em suas atividades desportivas. Que Deus lhe reserve um bom caminho no reino dos justos.

   REPORTAGEM DA TCM COM O ATENDIMENTO EMERGENCIAL AO JOGADOR



O ALIENISTA - Machado de Assis - publicado em 1882

O Doutor Simão Bacamarte, cientista de nomeada, monta, em Itaguaí, um hospício, a Casa Verde, onde pretende executar seus projetos científicos. Pretende separar o reino da loucura do reino do perfeito juízo, mas a confusão em que ambas se misturam acaba aborrecendo o Doutor, que, para levar a efeito a seleção dos loucos, tem que saber o que é a normalidade. Assim, qualquer desvio do que era o comportamento médio, a aparência pública, qualquer movimento interior, que diferisse da norma da maioria era objeto de internação. O hospício é a Casa do Poder, e Machado de Assis sabia disso muito antes da antipsiquiatria de Lacan e das teses de Foucould.
No início, o projeto do Dr. Simão Bacamarte é bem recebido pela população de Itaguaí, mas a aprovação cessa quando o médico passa a recolher na Casa Verde, pessoas em cuja loucura a população não acredita. O barbeiro Porfírio lidera uma rebelião contra o hospício que é sufocada.
Numa primeira etapa, são internados os que, embora manifestassem hábitos ou atitudes discutíveis, eram tolerados pela sociedade: os politicamente volúveis, os sem opiniões próprias, os mentirosos, os falastrões, os poetas que viviam escrevendo versos empolados, os vaidosos, etc.
Para pasmo geral dos habitantes de ltaguaí, Simão Bacamarte, um dia, solta todos os recolhidos no hospício e adota critérios inversos para a caracterização da loucura: os loucos agora são os leais, os justos, os honestos etc.
A terapêutica para esses casos de loucura consistia em fazer desaparecer de seus pacientes as "virtudes", o que o Dr. Simão Bacamarte consegue com certa facilidade. Declara curados todos os loucos, solta-os todos e, reconhecendo-se como o único louco irremediável, o médico tranca-se na Casa Verde, onde morre alguns meses depois.



Breve engano

Quando de minhas mágoas a comprida
Imaginação os olhos me adormece,
Em sonhos aquela alma me aparece
Que para mim foi sonho nesta vida.

Lá numa saudade, onde estendida
A vista pelo campo desfalece,
Corro para ela; e ela então parece
Que mais de mim se alonga, compelida.

Brado: - Não me fujais, sombra benigna!
Ela, os olhos em mim c'um brando pejo,
Como quem diz que já não pode ser,

Torna a fugir-me; e eu gritando: - Dina...
Antes que diga: - mais, acordo, e vejo
Que nem um breve engano posso ter.

Luís de Camões

                                      BANDOLINS - OSWALDO MONTENEGRO


3 comentários:

  1. Dinheiro de propina é fácil identificar o vereador do PT, já estar botando as mangas de fora comprou um terreno por 40 mil, muito bonito pra vc né vereador?

    ResponderExcluir
  2. o vereador do PT não foi só com Alexandre no meu ver também com loura, mas não tenho o que reclamar não votei nele!!! ainda bem!!!

    ResponderExcluir
  3. Um dia na casa de Daniel ouvi a verdade os vereadores estão contaminados com mal custume, os que passaram seis anos no governo novos tempos levarão consigo o ima da corrupção impregnado e contaminarão os novatos sedentos de mensalão e tendo como presente a inelegibilidade terá um só mandato vão soltar a bruxa o povo que se dane. O silêncio dos vereadores e o presidente morando em juazeiro e amando petrolina, ou cai no fosso ou rasga as pernas ou fica de um lado o por força das consequências.Dinheiro de propina é fácil identificar o vereador do PT, já estar botando as mangas de fora comprou um terreno por 40 mil, muito bonito pra vc né vereador? A cara não indentifica o sujeito não, quanto mais feia a cara mais fundo o bolço as eleições do sindicato mostra a competência dele em não registrar a chapa a tempo manobra de artista posso ver isso agora. No vai e vem da vida me encontrarei com ele para dar-lhe o troco que merece muito embora já tenha feito o pé de meia... só para lembra esqueça politica começou muito mal cara pálida...

    ResponderExcluir