segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

Rapidinhas da terça....

Pela primeira vez eu pude perceber na televisão uma atitude que apesar do seu viés político, mas que mostrou uma face ainda escondida da nossa presidente da república Dilma Roussef: a das reações humanas espontâneas ao se emocionar publicamente falando do desastre de Santa Maria no Rio Grande do Sul.
Apesar da campanha eleitoral de 2010 tentar forjar uma imagem de mulher, mãe e avó, mas as suas aparições públicas sempre revestidas de cunho técnico, tentando aparentar uma impassibilidade de quem ostenta o maior cargo público do país, criou uma aura de "dama de ferro" que dirige os nossos destinos econômicos com decisões pétreas, sem qualquer tipo de sentimento. Ao se desmanchar em lágrimas perante as câmaras de televisão, Dilma realmente mostrou sinceridade ou então é uma excelente atriz. Politicamente, apesar de não ser essa sua intenção primária, mas lhe renderá frutos, aliado as medidas emergenciais que foram tomadas diante da tragédia que comoveu todo o país. Essa postura de estadista reflete um amadurecimento político e o início de formação de uma imagem individual desatrelada da sombra do ex-presidente Lula.


Quem foi Nelson Rodrigues....

Teatrólogo brasileiro nascido em Recife, PE, considerado criador de uma obra revolucionária, um divisor de águas para o teatro brasileiro. Ainda muito jovem, iniciou-se no jornalismo, em A Manhã e A Crítica, jornais sensacionalistas de seu pai, Mário Rodrigues. Uma tragédia familiar, o assassínio, na redação de A Crítica, de seu irmão Roberto, e a tuberculose, deixariam para sempre marcas em sua personalidade e sua obra. Estreou a primeira de suas peças, A mulher sem pecado (1942), escrita no ano anterior, e alcançou fama (1943) com a montagem de Vestido de noiva, por Zbigniew Ziembinski, quando passou a ser considerado pela crítica o fundador do moderno teatro brasileiro. Outras de suas peças foram Álbum de família (1946), Anjo negro (1947), Senhora dos afogados (1947), Dorotéia (1949), Valsa nº 6 (1951), A falecida (1953), Perdoa-me por me traíres (1957), Viúva, porém honesta (1957), Os sete gatinhos (1958), Boca de ouro (1959), Beijo no asfalto (1960), Bonitinha, mas ordinária (1962), Toda nudez será castigada (1965), Anti-Nelson Rodrigues (1973) e A serpente (1978), muitas delas transformadas em películas cinematográficas e especiais para a televisão. Além da obra para teatro, escreveu nove romances, entre eles Meu destino é pecar (1944) e O casamento (1966), a maioria com o pseudônimo de Suzana Flag. Infatigável, manteve em Última Hora uma coluna diária, A Vida como ela é.... Torcedor apaixonado pelo Fluminense, escreveu também crônicas sobre futebol até sua morte no Rio de Janeiro, onde criou o personagem Sobrenatural de Almeida, para justificar lances e acontecimentos inexplicáveis.

Algumas de suas frases geniais:

Só o inimigo não trai nunca.

Se todos conhecessem a intimidade sexual uns dos outros, ninguém cumprimentaria ninguém. Só o cinismo redime um casamento. É preciso muito cinismo para que um casal chegue às bodas de prata.


A plateia só é respeitosa quando não está a entender nada.


Qualquer indivíduo é mais importante do que a Via Láctea.

A grande vaia é mil vezes mais forte, mais poderosa, mais nobre do que a grande apoteose. Os admiradores corrompem.

Os homens mentiriam menos se as mulheres fizessem menos perguntas.

Ser bonita não interessa. Seja interessante!

A mulher ideal deve ser dama na mesa e puta na cama.

Amar é dar razão a quem não tem.

Ou a mulher é fria ou morde. Sem dentada não há amor possível.

Toda coerência é, no mínimo, suspeita.

O problema do tapa não é o tapa, é o barulho.

Não reparem que eu misture os tratamentos de tu e você." Não acredito em brasileiro sem erro de concordância"




O que é a Síndrome de Down...

A síndrome de Down foi descrita pelo médico inglês John Langdon Down, em 1866. Em 1959, Jerôme Lejeune descobriu que a causa da síndrome era genética. A síndrome de Down é um distúrbio genético que ocorre ao acaso durante a divisão celular do embrião. Esse distúrbio ocorre, em média, em 1 a cada 800 nascimentos e tem maiores chances de ocorrer em mães que engravidam quando mais velhas. É uma síndrome que atinge todas as etnias. Em uma célula normal da espécie humana existem 46 cromossomos divididos em 23 pares. A pessoa que tem síndrome de Down possui 47 cromossomos, sendo que o cromossomo extra é ligado ao par 21. Essa síndrome é diagnosticada logo após o nascimento, pelo médico pediatra que analisa as características fenotípicas comuns à síndrome. A confirmação da síndrome é dada por meio de uma análise citogenética. Não existem graus da síndrome de Down, porém o ambiente familiar, a educação e a cultura em que a criança está inserida influenciam muito no seu desenvolvimento. Vejam algumas das características dos portadores da síndrome de down:

Orelhas pequenas e de implantação baixa, a borda superior da orelha ( hélix ) é muitas vezes dobrada. A estrutura da orelha é ocasionalmente, alterada. Os canais do ouvido são estreitos.
• A boca é pequena. Algumas crianças mantêm a boca aberta e a língua pode projetar-se um pouco. À medida que a criança com síndrome de Down fica mais velha, a língua pode ficar com estrias. No inverno, os lábios tornam-se rachados. O céu da boca (palato) é mais estreito do que na criança "normal". A erupção dos dentes de leite é geralmente atrasada. Às vezes um ou mais dentes estão ausentes e alguns dentes podem ter um formato um pouco diferente. Mandíbulas pequenas, o que leva, muitas vezes, a sobreposição dos dentes. A cárie dentária é observada com menor comparada com crianças “normais”.

• Pescoço de aparência larga e grossa com pele redundante na nuca No bebê, dobras soltas de pele são observadas, muitas vezes, em ambos os lados da parte posterior do pescoço, os quais se tornam menos evidentes, podendo desaparecer, à medida que a criança cresce.
• O abdômen costuma ser saliente e o tecido adiposo é abundante. Tórax com formato estranho, sendo que a criança pode apresentar um osso peitoral afundado (tórax afunilado) ou o osso peitoral pode estar projetado (peito de pomba). Na criança cujo coração é aumentado devido à doença cardíaca congênita, o peito pode parecer mais globoso do lado do coração. Em conseqüência das anomalias cardíacas e de uma baixa resistência às infecções, a longevidade dos mongolóides costuma ser reduzida.

• As mãos e os pés tendem a ser pequenos e grossos, dedos dos pés geralmente curtos e o quinto dedo muitas vezes levemente curvado para dentro, falta de uma falange no dedo mínimo. Prega única nas palmas (prega simiesca). Na maioria das crianças, há um espaço grande entre o dedão e o segundo dedo, com uma dobra entre eles na sola do pé, enfraquecimento geral dos ligamentos articulares.
Os cuidados com uma criança que possui a síndrome de Down não se diferenciam em nada com os cuidados destinados a crianças que não possuem essa síndrome. Especialistas recomendam aos pais que estimulem a criança a ser independente, conforme cresce. Ela deve ser tratada com naturalidade, respeito e carinho. Embora, quando na fase adulta, a pessoa com síndrome de Down não consiga atingir níveis avançados de escolaridade, ela consegue trabalhar, praticar esportes, viajar, etc.

Chico Mineiro... Tinoco e Tonico

Fizemo a urtima viage
Foi lá pro sertão de Goiai.
Fui eu e o Chico Mineiro
também foi um capatai.
Viajemo muitos dia
pra chega em Ouro Fino
aonde noi passemo a noite
numa festa do Divino.
A festa tava tão boa
mas ante não tivesse ido
o Chico foi baleado
por um home desconhecido.
Larguei de compra boiada.
Mataram meu cumpanheiro.
Acabou o som da viola,
acabou seu Chico Mineiro.
Despoi daquela tragédia
fiquei mais aborecido.
Não sabia da nossa amizade.
Porque nós dois era unido.
Quando vi seu documento
me cortou meu coração
vim sabê que o Chico Mineiro
era meu ligítimo irmão.

                                                     Chico Mineiro - Tonico e Tinoco


Nenhum comentário:

Postar um comentário