quinta-feira, 17 de janeiro de 2013

Rapidinhas da quinta......

Governo "engessado"....
Passada a primeira quinzena de 2013, a pressão e a "cobrança" por empregos na prefeitura vem imobilizando e "engessando" a administração municipal em seu início de gestão (desculpem o trocadilho). A montagem de uma equipe técnica inicialmente vinha agradando aos setores da sociedade, mas as pressões políticas podem desvirtuar essa diretriz e colocar os projetos de uma gestão desenvolvimentista no bojo comum da "velha política do é dando que se recebe". Embora a decantada moralização do funcionalismo público municipal tenha deixado muita gente de cabelos em pé (principalmente os peixinhos) e a brecada inicial das desejadas 20 horas que consome boa parte dos recursos municipais, até o momento não vimos uma atitude mais efetiva em termos de infraestrutura urbana ou na zona rural do município, ou seja, trocando em miúdos, o atual governo em sua terceira gestão não disse a que veio. Os estudantes continuam sem ônibus para ir a Mossoró, o abatedouro continua do mesmo jeito e os professores municipais receberão mais uma vez o mês de Janeiro sem o reajuste previsto em lei federal.  Os recursos financeiros existem amparados pela lei do FUNDEB, mas o que falta é coragem política para "enxugar" e cortar as "gorduras" da inchada folha de pagamento com privilégios extras aos correligionários.Mais como ainda é muito cedo para efetuar qualquer avaliação mais profunda, vamos em frente e esperar para ver.

Dilma "cozinhando" 2014.....
Na verdade a "fritura amiga" da candidatura de Henrique Alves (PMDB) a presidência da câmara em 2013 decorre de uma luta intestina temporal que tem a ver diretamente com a campanha presidencial de 2014 onde Dilma tentará a reeleição e percebe que sua caminhada passará pela opção de vice entre o PMDB e o emergente PSB que desponta com Eduardo Campos (governador de Pernambuco) como um possível fiel da balança que poderá manter a companheirada (leia-se PT) por mais 04 anos no poder ou tirar-lhes o pão da boca numa possível coalização oposicionista com o senador Aécio Neves (PSDB) de Minas Gerais. Com a presidência da câmara e do senado nas mãos do PMDB, Dilma estará "algemada" já em 2013 e não terá outra opção senão seguir com o PMDB. Em 2010 ela foi "salva" pelo Nordeste...dessa vez poderá ser excluída por ele..... coisas da política tupiniquim.....

Improvisos do Cego Aderaldo sobre o tema “Como vejo Lampião”

O retrato de Lampião
Eu descrevo com capricho:
Não brigando, era simpático,
Dentro da luta era um bicho,
Com o seu terno de mescla
E alpargata de rabicho...

Pulava igualmente a gato,
Com o rifle e a cartucheira
Mais um rifle pequenino
Que tinha na bandoleira
E um revólver Anagão
Chamado espanta-ribeira.


Ostentava na cabeça
Um grande chapéu de couro,
O seu pescoço era ornado
Com um lindo colar de ouro.
Se lia no rosto dele:
“Não suporto desaforo.”

Zé Antonio do Fechado
Foi um grande valentão:
Zé Dantas, João Vinte e dois
Era uma assombração...
Jesuíno brigou muito,
Mas não como Lampião.



A divina comédia - Dante Alighieri - foi concluída em 1321 e publicada integralmente em 1555.

Os três livros que formam a Divina Comédia são divididos em 33 cantos cada, com aproximadamente 40 a 50 tercetos, que terminam com um verso isolado no final. O Inferno possui um canto a mais que serve de introdução a todo o poema. No total são 100 cantos. Os lugares descritos por cada livro (o inferno, o purgatório e o paraíso) são divididos em nove círculos cada, formando no total 27 (3 vezes 3 vezes 3) níveis. Os três livros rimam no último verso, pois terminam com a mesma palavra: stelle, que significa 'estrelas'.

Dante chamou a sua obra de Comédia. O adjetivo "Divina" foi acrescido pela primeira vez em uma edição de 1555. A Divina Comédia excerceu grande influência em poetas, músicos, pintores, cineastas e outros artistas nos últimos 700 anos. Desenhistas e pintores como Gustave Doré, Sandro Botticelli, Salvador Dali, Michelangelo e William Blake estão entre os ilustradores de sua obra. Os compositores Robert Schumann e Gioacchino Rossini traduziram partes de seu poema em música e o compositor húngaro Franz Liszt usou a Comédia como tema de um de seus poemas sinfônicos.



Inferno: Quando Dante se encontra no meio da vida, ele se vê perdido em uma floresta escura, e sua vida havia deixado de seguir o caminho certo. Ao tentar escapar da selva, ele encontra uma montanha que pode ser a sua salvação, mas é logo impedido de subir por três feras: um leopardo, um leão e uma loba. Prestes a desistir e voltar para a selva, Dante é surpreendido pelo espírito de Virgílio - poeta da antiguidade que ele admira - disposto a guiá-lo por um caminho alternativo. Virgílio foi chamado por Beatriz, paixão da infância de Dante, que o viu em apuros e decidiu ajudá-lo. Ela desceu do céu e foi buscar Virgílio no Limbo. O caminho proposto por Virgílio consiste em fazer uma viagem pelo centro da Terra. Iniciando nos portais do inferno, atravessariam o mundo subterrâneo até chegar aos pés do monte do purgatório. Dali, Virgílio guiaria Dante até as portas do céu. Dante então decide seguir Virgílio que o guia e protege por toda a longa jornada através dos nove círculos do inferno, mostrando-lhe onde são expurgados os diferentes pecados, o sofrimento dos condenados, os rios infernais, suas cidades, monstros e demônios, até chegar ao centro da terra, onde vive Lúcifer. Passando por Lúcifer, conseguem escapar do inferno por um caminho subterrâneo que leva ao outro lado da terra, e assim voltar a ver o céu e as estrelas.

Purgatório: Saindo do inferno, Dante e Virgílio se vêem diante de uma altíssima montanha: o Purgatório. A montanha é tão alta que ultrapassa a esfera do ar e penetra na esfera do fogo chegando a alcançar o céu. Na base da montanha encontram o ante-purgatório, onde aqueles que se arrependeram tardiamente dos seus pecados aguardam a oportunidade para entrar no purgatório propriamente dito. Depois de passar pelos dois níveis do ante-purgatório, os poetas atravessam um portal e iniciam sua nova odisséia, desta vez subindo cada vez mais. Passam por sete terraços, cada um mais alto que o outro, onde são expurgados cada um dos sete pecados capitais. No último círculo do purgatório, Dante se despede de Virgílio e segue acompanhado por um anjo que o leva através de um fogo que separa o purgatório do paraíso terrestre. Finalmente, às margens do rio Letes, Dante encontra Beatriz e se purifica, banhando-se nas águas do rio para que possa prosseguir viagem e subir às estrelas.

Paraíso: O Paraíso de Dante é dividido em duas partes: uma material e uma espiritual (onde não há matéria). A parte material segue o modelo cosmológico de Ptolomeu e consiste de nove círculos formados pelos sete planetas (Lua, Mercúrio, Vênus, Sol, Marte, Júpiter e Saturno), o céu das estrelas fixas e o Primum Mobile - o céu cristalino e último círculo da matéria. Ainda no paraíso terrestre, Beatriz olha fixamente para o sol e Dante a acompanha até que ambos começam a elevar-se, "transumanando". Guiado por Beatriz, Dante passa pelos vários céus do paraíso e encontra personagens como São Tomás de Aquino e o imperador Justiniano. Chegando ao céu de estrelas fixas, ele é interrogado pelos santos sobre suas posições filosóficas e religiosas. Depois do interrogatório, recebe permissão para prosseguir. No céu cristalino Dante adquire uma nova capacidade visual, e passa a ter visão para compreender o mundo espiritual, onde ele encontra nove círculos angélicos, concêntricos, que giram em volta de Deus. Lá, ao receber a visão da Rosa Mística, se separa de Beatriz e tem a oportunidade de sentir o amor divino que emana diretamente de Deus, "o amor que move o Sol e as outras estrelas".


A história da música "Gita" de Raul Seixas e Paulo Coelho...

Os três principais livros sagrados da Humanidade são : a Bíblia, com cerca de mil anos de tradição da História do Cristianismo. Depois temos o Tao-Te-King (Lao-Tse) da China, datado aproximadamente de 600 anos antes de Cristo. E finalmente o Bragavad-Gita, datado de aproximadamente 6 mil anos antes de Cristo e com o maior número de fiéis na face do Planeta. O Bragavad-Gita faz parte do Mahabarata. E foi no Bragavad-Gita que Raul Seixas e Paulo Coelho se inspiraram para compor a música Gita.

Segunda a tradição, o Senhor Krishna inicialmente o Bragavad-Gita ao deus Sol algumas centenas de milhões de anos atrás. Essa tradição foi sendo passada de iniciado para iniciado através dos séculos, mas acabou se perdendo. Finalmente o Senhor Krishna teve que retransmitir a mensagem ao guerreiro Arjuna, no campo de batalha de Kuruksetra. Arjuna estava muito angustiado porque teria que combater contra seus próprios irmãos, sua própria família. E nesse desespero pergunta ao Senhor Krishna quem era afinal o próprio Senhor Krishna, que o tinha colocado numa situação daquelas.
E o senhor Krishna responde. Evidentemente a resposta é extremamente extensa. O livro todo conta a história desse diálogo entre o Senhor Krishna e o guerreiro Arjuna. Raul Seixas e Paulo Coelho representam a resposta do Senhor Krishna a Arjuna assim:

Às vezes você me pergunta
Por que eu sou tão calado.
Não falo de amor quase nada
E não fico sorrindo ao teu lado.
Você pensa em mim toda hora
Me come , me cospe , de deixa.
Talvez Você Não Entenda,
Mas hoje eu vo lhe mostrar:
.............II
Eu sou a Luz das Estrelas
Eu sou a cor do luar
Eu sou as coisas da vida

Eu sou o medo de amar
Eu sou o medo do fraco
A força da imaginação
O Blefe do jogador
Eu sou!... Eu fui!... Eu vou!...
Gita! Gita! Gita!
Gita! Gita!
Eu sou o seu sacrifício;
A placa de contra-mão;
O sangue no olhar do vampiro
E as juras de maldição.


                                             GITA - RAUL SEIXAS E PAULO COELHO


3 comentários:

  1. Valdeci do Santos, lhe tenho um profundo respeito pela capacidade intelectual que possui e das análises mais acertadas que faz, porém acho que o senhor se equivocou quando disse que o governo não sabe a que veio...ELE VEIO PARA FAZER OS BARAUNENSES SE ARREPENDEREM DE NÃO TER VOTADO EM LUCIANA, PORQUE DE UMA COISA EU TENHO CERTEZA, O GILSON JAMAIS TRATARIA OS UNIVERSITÁRIOS COM ESSE DESPREZO IGNORANDO A IMPORTANCIA QUE ELES TEM PARA ESSE MUNICÍPIO.DE UMA COISA TENHO CERTEZA, O POVO VAI SENTIR SAUDADES DO GOVERNO ZÉ HOLANDA, UMA LASTÍMA!!!

    ResponderExcluir
  2. O blog de Wilson cabral mentir não faz mal esta fora do ar desde manha o que será hem.

    ResponderExcluir
  3. VALDECI PELO AMOR DE DEUS NOS AJUDE O PREFEITO FILHO DE UMA ONÇA QUE TOMAR AS VAGAS DE TAXI DE PROPRIETARIOS QUE NÃO USA COMO OS FILHO DE CHICO BOMBEIRO ENTRE OUTROS ELE JUNTO COM O PRESIDENTE DA ASSOCIAÇÃO DOS TAXIS ESTÃO APUNHALANDO PELAS COSTAS ESSA PESSOAS E QUEM TEM A SUA VAGA VAI TER QUE IR NA PREFEITURA MOSTRA A CARA PARA O PREFEITO MAU CARACTER E PEGAR UMA LIBERAÇÃO PARA TRANSITAR O CARA MAU CHEGOU JA QUE BAGUNÇA TUDO SO DIGO UMA COISA E DA VEZ QUE UM PREFEITO SE LASCA SE ISSO ACONTECER MESMO EO PRESIDENTE BAJULADOR DA ASSOCIAÇÃO E PIOR DO QUE ELE ATE RETORNOS FECHOU ONDE VAMOS PARA NOS AJUDE O QUE VC DIZ DESSE FATO NOVO E QUAL PROCEDIMENTO DEVEREMOS TOMAR CASO ISSO VENHA ACONTECER MESMO PUBLIQUE POR FAVOR

    ResponderExcluir