quarta-feira, 9 de janeiro de 2013

Rapidinhas da quarta....

Vejam meus senhores e minhas senhoras as sensacionais notícias e "pérolas" do besteirol que saem na Internet e podem "abalar" o planeta Terra essa semana:

a)   Ronaldo janta com as filhas na Suíça;

b)  Xuxa passeia com seu cãozinho em Miami;

c)  Lula toma banho de sol em Angra dos Reis;

d)  Bambam, Fani e Natália estão entre ex-brothers do 'BBB 13;

e)  De barriga de fora, Bruna Marquezine faz ensaio de moda;

f)  De lingerie, Daisy Lowe diz que magreza não lhe cai bem;


A questão do funcionalismo público municipal baraunense como já citei aqui necessita de isonomia de tratamento. Não adianta privilegiar A ou B e discriminar C ou D, estimulando a arcaica política do revanchismo. O principal "calo" da administração pública baraunense está principalmente nos desvios de função (para vocês terem uma ideia tem vigia exercendo cargo diretivo na educação) e mordomias funcionais em troca de apoio político tais como 20 horas a mais nos contracheques (que na verdade dá quase a metade de um salário básico), pessoal docente efetivo fora de sala de aula (fazendo com que boa parte do corpo docente sejam de contratados emergenciais) e nomeações fora dos padrões técnicos exigidos impostos pela necessidade política de formação de grupo de apoio. Se vai mexer com isso, coloque todos numa mesma balança, caso contrário virará a mesma política tupiniquim ultrapassada exercida pelos prefeitos anteriores pensando no próprio umbigo eleitoral.

O principal problema do grande abismo existente entre os padrões de progresso apresentado pelos países desenvolvidos em relação ao Brasil está calcado principalmente na formação de um forte mercado econômico interno e em cultura comportamental decorrente da educação. Nesses países desenvolvidos existe um sistema de regras sociais e jurídicas que são obedecidas, transmitidas e cumpridas por todos, independentemente de classe social, sem privilégios. Enquanto isso no Brasil rico não vai para cadeia (e quando vai acontecendo uma exceção sai em todos os jornais como algo inacreditável - vejam o caso do mensalão onde todo mundo já foi julgado e condenado pelo supremo tribunal, mas ninguém foi preso ainda), ninguém obedece regras de trânsito ou filas (porque o importante é chegar primeiro e passar os outros se dando bem), político para se eleger não promete obras diretamente ao eleitor no contato direto (só em discursos vazios e pré-fabricados) promete emprego e metade das verbas públicas destinadas ao desenvolvimento são desviadas pela corrupção.

A partir de hoje iniciaremos um novo tópico nesse blog onde colocaremos a sugestão de um bom livro para ser lido com seu pequeno resumo. A primeira obra é a corajosa leitura de "a revolução dos bichos", do escritor inglês George Orwell que satiriza o socialismo utópico revelando o lado negro da hipocrisia política e administrativa dos grupos quando assumem o poder.O livro narra uma história de corrupção e traição e recorre a figuras de animais para retratar as fraquezas humanas e demolir o "paraíso comunista" proposto pela Rússia na época de Stalin. O discurso é uma coisa e a prática é bem diferente. 

A REVOLUÇÃO DOS BICHOS
Autor: George Orwell - ano de publicação - 1945.

Resumo do livro:

A história, desde a expulsão de Jones até a "transformação completa de Napoleão em "humano" durou aproximadamente 6 anos. Na Granja do Solar, situada perto da cidade de Willingdon (Inglaterra), viviam bichos, que como dono tinham o Sr. Jones. O Velho Major (porco) teve um sonho, sobre uma revolução em que os bichos seriam auto-suficientes, sendo todos iguais. Era o princípio do Animalismo. O Major morreu, mas mesmo assim os animais colocaram em prática a idéia do líder, fazendo a Revolução dos Bichos.
Depois da Revolução, a Granja passou a se chamar Granja dos Bichos, e quem a administrava era Bola-de-Neve (porco). Bola-de-Neve seguia os princípios do Animalismo, e mesmo sendo superior (em quesitos de inteligência e cultura) em relação aos outros animais, sempre se considerou igual a todos, não tendo privilégios devido à sua condição.
Bola-de-Neve tinha um assistente, Napoleão (porco), que na ânsia pelo poder, traiu o amigo, assumindo a administração da Granja. Napoleão mostrou-se competente e justo no começo, mas depois passou a desrespeitar os SETE MANDAMENTOS, os quais firmavam as idéias animalistas. Depois de aproximadamente 5 anos, Napoleão já ocupava a casa do Sr. Jones, bebia álcool, vestia as roupas do ex-dono, andava somente sobre duas pernas e convivia com seres humanos, enfim agia em benefício próprio, instalando um regime ditatorial, dominando e hostilizando os demais animais, considerados seres inferiores e sem direitos. Por essa época, já não era possível distinguir, quando reunidos à mesa, o porco tirano e os homens com quem se confraternizava. Napoleão conseguiu sair vitorioso graças à ajuda de Garganta, porco servil e obediente e que, através de bons argumentos, convencia os animais de que tudo o que acontecia era para o bem deles.

Os SETE MANDAMENTOS do Animalismo eram os seguintes:

Qualquer coisa que ande sobre duas pernas é inimigo; Qualquer coisa que ande sobre quatro pernas, ou tenha asas, é amigo; Nenhum animal usará roupas; Nenhum animal dormirá em cama; Nenhum animal beberá álcool; Nenhum animal matará outro animal; Todos os animais são iguais. Napoleão, aos poucos, alterou todos os mandamentos. Foi Bola-de-Neve quem escreveu os SETE MANDAMENTOS.
A Revolução dos Bichos é um livro de extrema importância para entendermos o funcionamento de sociedades comandadas por diferentes tipos de governo, além de mostrar de forma genial a ambição do ser humano, o "sonho do poder".
O Senhor Jones era o dono da Granja e, como tal, explorava o trabalho animal em benefício próprio, para acumular capital. Em troca dos serviços prestados, ele pagava com a alimentação, que nem sempre era boa e suficiente. Temos aí o retrato de uma sociedade capitalista: quem mais trabalha é quem menos ganha.
A Revolução que se deu por ideia do "Major", tinha por princípio básico a igualdade; sendo assim, o Animalismo corresponde ao Socialismo, regime em que não existe propriedade privada e em que todos são iguais, e todos trabalham para o bem comum.
A princípio, houve um socialismo democrático, em que todos participavam de assembleias  dando idéias e sugestões, liderados por Bola-de-Neve, bem aceito pelos animais em geral. Napoleão representa o desejo da onipotência, do poder absoluto e, para conseguir seus objetivos, tudo passa a ser válido: mentiras, traições, mudanças de regras.
Tempos depois instaurava-se na Granja uma verdadeira Ditadura, o regime em que não há liberdade de expressão, direito a opiniões etc. Na sede pelo poder e pela riqueza, Napoleão entra em contato com os homens para com eles negociar, comprar, vender, enfim, acumular riquezas e tudo graças ao trabalho dos animais, verdadeiros empregados mal – remunerados, ajudando o "patrão" a ter regalias, bens materiais, capital.A situação fica mais crítica do que quando Jones era o dono da Granja porque, mais do que nunca, os direitos humanos, ou seja, dos animais foram violados de forma cruel e tendo conseqüências gravíssimas como a morte de alguns, o desaparecimento de outros e muita tortura.Com base nos fatos ocorridos podemos concluir que a história nos mostra os dois tipos de dominação existentes – a dominação pela sedução: Garganta persuadia os animais com seus argumentos convincentes e eles aceitavam pacificamente as mudanças efetuadas, e a dominação pela força bruta: quem se rebelasse contra as ordens era punido fisicamente, torturado por cães treinados e levados até à morte.

Em algum lugar do passado

Buscando a melhor imagem de mim, sem Ser,
Tentei parecer-me muitas coisas e pessoas...
As mais bonitas, intocáveis e vencedoras...
Focalizei minha face, em todas...

Antes, durante e depois, sempre, sempre...
Uma nova paixão, cruel e avassaladora
Traçando meu horizonte no céu de tua boca
Realizei as loucas vontades do meu coração.

Na sombra da escuridão namorei a noite,
Usei todas máscaras de fantasias...
Só pra sentir você do meu lado,

Nossos lábios se uniam em outra vida, outro espaço...
Meu corpo sempre acabava em seus braços...
De volta ao futuro, amor!

Xama

                           WANDERLEY CARDOSO - SE ELA UM DIA VOLTAR


2 comentários:

  1. anonimo disse
    valdeci,eu sei que voce nao é advogado,mas confio no seu conhecimento.eu dei uma olhada no decreto feito pelo atual prefeito e fiquei em duvida,quando fala em acúmulo de cargo,proque eu tenho três vínculos como professor.agora,eu pergunto,eu vou ter que pedir demissão de um?
    agradeço se você me responder.

    ResponderExcluir
  2. Prezado comentarista,

    Segue abaixo o que diz a constituição federal(que é a lei maior que rege todos nós e sobrepõe a todas as outras leis) sobre a licitude de acúmulo de cargos públicos:

    REQUISITOS BÁSICOS

    1. É vedada a acumulação remunerada de cargos públicos, exceto quando houver compatibilidade de horários, observado, em qualquer caso, o limite estabelecido na Constituição pela percepção cumulativa ou não da remuneração, proventos, pensões ou outra espécie remuneratória, que não podem exceder o subsídio mensal dos Ministros do Supremo Tribunal Federal. (Art. 37, inc. XI com a redação dada pela EC nº 41/2003; art. 37, inc. XVI da CF/88 com a redação dada pela EC nº. 19/98 e art. 118 da Lei nº 8.112/90)

    2. É lícita a acumulação de cargos, nos seguintes casos:

    a) dois cargos ou empregos de professor; (Art. 37, inciso XVI, alínea “a” da CF/88, incluída pela EC nº 19/98 e art. 1º, inciso I do Dec. nº 97.595/89)

    b) um cargo de professor com outro técnico ou científico; (Art. 37, inc. XVI, alínea “b” da CF/88, incluída pela EC nº 19/98 e art. 1º, inc. II do Dec. nº 97.595/89)

    c) dois cargos ou empregos privativos de profissionais de saúde, com profissões regulamentadas; (Art. 37, inc. XVI, alínea “c” da CF/88 com a redação dada pela EC nº 34/01)

    3. Compreendem-se na ressalva de que trata o item anterior as seguintes exceções:

    a) um cargo de juiz com outro de magistério; (Art. 95, § único, inc. I da CF/88 e art. 1º, § 1º do Dec. nº 97.595/89)

    b) um cargo de procurador-geral com outro de magistério. (Art. 128, § 5º, inc. II, alínea “d” da CF/88 e art. 1º, § 1º do Dec. nº 97.595/89)

    c) professor aposentado que ocupe dois empregos de médico. (Item XV do Ofício-Circular SAF nº 07/90)

    A acumulação de cargos só poderá se dar, nos termos do texto constitucional, se houver compatibilidade de horários, ou seja, desde que a jornada de trabalho dos 2 (dois) cargos não extrapole a carga horária limite de 60 (sessenta) horas semanais. (Despacho SRH/MPOG/2002).

    Espero ter respondido a sua indagação.

    Valdeci dos Santos Júnior

    ResponderExcluir