sábado, 1 de outubro de 2011

Avaliação...

Bastante coerente a análise do vereador Edson Barbosa do PV sobre a questão das coligações na proporcional. Isso também eu já vinha alertando há tempos nas postagens desse blog de quinta categoria. Os partidos tidos como "pequenos" (leia-se PSDB, PV e PMN) fizeram arranjos inteligentes nos seus quadros partidários que poderão abiscoitar, juntos, de 05 a 06 vagas no poder legislativo. Ou seja, a partir de 01 de janeiro de 2013 a câmara municipal baraunense poderá ter a maioria de seus vereadores formados pelo bloco dos "pequenos".
A questão dos "peixes grandes" realmente é complicada e estão "pagando" por supostos potenciais eleitorais que provocam reflexões profundas nas "esteiras". Ninguém mais quer enfeitar "boneca" para outro usar e procuram se filiar em partidos que lhes permitam alguma chance de competir de igual para igual. Nesse quadro, o PR está numa "sinuca de bico": tem um suposto potencial eleitoral mais forte entre 04 a 05 candidatos, mas não está encontrando "esteiras" suficientes com margem de votos entre 400 a 500 votos que ajudem os "peixes grandes" a atingirem o quociente partidário. Em outras palavras: irão entrar num processo autofágico "se comendo uns aos outros" em busca da própria sobrevivência política. Isso sem falar que com a fragmentação em mais de 80 candidatos a vereador no município, penso ser difícil alguém atingir um número superior a 700 votos. Como o quociente partidário deve girar em torno de 1.250 votos na próxima eleição, se o PR alcançar 04 vagas levantes as mãos, as pernas, e tudo que estiver para os céus. Se a Divanize vier a ser a candidata a vice-prefeita, aí sim é que esse número tenderá a ser puxado para baixo e talvez o PR só eleja 03 vereadores.
Qualquer partido que tiver 17 candidatos a vereador e se eles tiverem uma média de 150 votos (um pelo outro), esse partido elegerá tranquilamente 02 vereadores e ainda brigará por outra vaga se fizer coligação com outra agremiação partidária e chegar a 22 candidatos.
Mas quem quer se coligar com os "peixes grandes"? claro que ninguém em sã consciência, a não ser que haja muitos motivos envolvidos na jogada. Nesse imbróglio eleitoral quem leva de palmada é o candidato da chapa majoritária que além de "bajular" cada partido e cada candidato a vereador para que peça voto primeiro para ele, e depois para o vereador. Isso é muito bom na teoria, só que na prática o candidato a vereador puxa primeiro para si, e dependendo do seu humor e do atendimento de suas reivindicações, pede o voto para o candidato a prefeito. Se o eleitor disser que vota no candidato a prefeito adversário, ele não irá insistir (pois teme perder também o seu próprio voto): "Votando comigo é o que importa, e o resto que se lasque...." Quem conhece de política sabe que a coisa funciona desse jeito, mas o discurso na frente dos outros é bem diferente. Daí que nessas próximas eleições, a briga maior será entre os partidos com candidatos a vereador (que provocará muita ciumeira e confusão), enquanto a chapa majoritária ficará em segundo plano.

Um comentário:

  1. a analize do blogueiro estar bem abalizada porem existe um fato que deverá ser visto como parametro para as eleiçôes de 2012 que é o desgastes dos vereadores detentores de mandato que hoje em nossa cidade é sinônimo de incompetencia incapacidade e subceviência. O eleitor sabe da importancia de votar em candidatos a vereadores do candidato a prefeito que estiver com o contingente eleitoral em alta o que no momento é sem sombra de duvidas a mâe dos pobres. o rei novidla na sua arrogante forma de ditar as regras do jogo vai ter muita dor de cabeça porque ele não teve o cuidado de perguntar ao povo se concordaria com sua ousada falta de respeito aos cidadôes que ele e seu socio iria comprar as pessôas entre 20 e 50 reais, quem sabe este não é o preço que ele vale ou estou exagerando. tenho obsevado que os votos comprados parecem que não tem muita coragem de assumir que se vendeu, ka com meus botôes coisa feia se vender, diz-se por ai que quem se vende não vale o peso da nota. o conde lopinios, babosian, chico das vagas de taxi, o vereador que empregou toda a familia e vai fazer o baraunafolia trazer drogas prostituição violência. canta é flavio pra mudar. E tem todo o apoio do pre candidato do prefeito (seroasi) depois faça uma pesquisa junto as familias para ver o que elas acham viu rei novidla, você sabe poque nunca sai do seu geito seu socio não deixa. essa do reino da madeira preta é coisa de quem sabe onde pôe os pés. prof. Valdeci você existe porque eu te conheço.desta vez vamos mudar o flavio experto. tão grandinho e tão? deicha pra lá. se segura robertos x vão ira a tampa quem tiver nariz cuide?.

    ResponderExcluir