terça-feira, 18 de outubro de 2011

Quais os caminhos de uma vitória oposicionista?....

Para que se consiga uma vitória numa eleição municipal, alguns caminhos devem ser trilhados que conduzam ao sucesso. Vejamos, inicialmente, alguns exemplos de caminhos errados do passado em Baraúna. 
Em 2008, o DEM que é um partido de oposição ao atual sistema, insistiu numa chapa puro sangue e não queria nem ouvir falar em coligações. Foi um fiasco total e o atual prefeito foi eleito com mais de 5.000 votos de maioria. A chapa proporcional do DEM (que tinha somente 06 candidatos a vereador) obteve 997 votos e não conseguiu atingir o quociente partidário (que ficou acima de 1.200 votos).
O PT seguiu o mesmo exemplo. Também não obteve êxito (seu candidato a prefeito teve pouco mais de 800 votos) e os candidatos da chapa proporcional (somados juntos) obtiveram 594 votos. Também não chegaram nem a metade do quociente partidário.
Entretanto, se os dois partidos tivessem se unido na época, teriam eleito, no mínimo, 01 vereador de oposição. Perderam os candidatos a prefeito, perderam os candidatos a vereador, perdeu todo o grupo de oposição, graças a insistência em não abrir espaços e nem conversar com possíveis aliados, cedendo no que fosse necessário para a construção de uma possível vitória. Foram priorizados interesses pessoais e o interesse coletivo de uma chapa alternativa que tivesse mais robustez política foi para o beléleu.
Para 2012, já percebo uma mudança qualitativa nos pensamentos desses dois partidos. O DEM, que teve praticamente esvaziado todo o seu grupo, já percebe que sózinho não se chega a lugar nenhum. O PT começa a agir de forma mais inteligente possível para conseguir espaços e obter uma cadeira no legislativo, onde uma voz de um dos seus companheiros possa exprimir as correntes e os anseios sociais dos trabalhadores. Ou seja a lição histórica mostrou para os dois partidos que os caminhos políticos trilhados do passado não devem ser repetidos.
Hoje, a oposição tem muito mais consistência. Tem sete partidos (PMDB, DEM, PSDB, PT, PDT, PTB e PRB) que pregam a necessiade de mudança no modelo administrativo atualmente implantado em nosso município. Temos uma vice-prefeita e 03 vereadores que estão nessa luta. Mas quais caminhos devem ser trilhados?
Em primeiro lugar o caminho do diálogo. Já diz um adágio popular muito antigo: "é conversando que se entende". E isso tem dado resultado até agora, basta ver o resultado através de uma formação de uma chapa proporcional substancial dos partidos de oposição com mais de 45 pré-candidatos a vereador que estão dispostos a apoiar uma chapa majoritária que venha a ter êxito no embate eleitoral.
Em segundo lugar o caminho da transparência. Tudo deve ser colocado as claras e sem subterfúrgios, para não provocar desconfianças desnecessárias. A política sempre reflete momentos circunstanciais, ou seja, deve-se agregar em torno do melhor nome político em termos de potencial eleitoral. Atualmente o melhor nome de oposição para cabeça de uma chapa majoritária (isso pautado em pesquisas de intenções eleitorais internas dos partidos) é o nome de Luciana Oliveira, atual vice-prefeita. E qual seria o melhor nome do seu companheiro de chapa? aquele que agregasse e tivesse robustez eleitoral como citei no início. Aí voce perguntaria: Valdeci, e qual seria esse nome? Vou lhe responder e dizer o porquê.
O melhor nome seria o do advogado Fábio Moura, do DEM. Mas por quê? por dois motivos básicos e políticos. Primeiro pelo potencial simbólico do DEM, que apesar de não ter um grupo político expressivo atualmente, mas possui um capital eleitoral bastante forte em termos e tradição e simpatizantes. Segundo por questões técnicas, onde o nome de Fábio Moura sempre aparece nas pesquisas eleitorais entre os três primeiros lugares indicados pelo povo. O ideal, atualmente (daqui há seis meses pode ser outra situação totalmente diferente), para um caminho seguro em busca da vitória seria agregar esses dois nomes numa chapa e partir para o abraço. A junção dos potenciais eleitorais de Luciana Oliveira e Fábio Moura, dois baraunenses que possuem a simpatia e o respeito do povo de Baraúna, deixaria a oposição numa situação bem mais confortável em busca da vitória. Mas aí entra em cena, mais uma vez, os interesses pessoais que detona os interesses coletivos e até o momento essa chapa é apenas uma ilusão.
Talvez o meu grande defeito seja falar o que penso diretamente, sem arrodeios e baseado em argumentos paupáveis e consistentes. Agora, em caso de não concretização dessa chapa, teremos que buscar outras alternativas. Mas o importante é que esses nomes se viabilizem, que é um direito natural de cada um deles, e mostrem através das pesquisas eleitorais que seu nome tem potencial para agregar no momento adequado da formaçãos da chapa majoritária de oposição. Para cabeça de chapa da oposição, o nome de Luciana Oliveira hoje é o melhor, mas amanhã pode não ser, pode ser o de Fábio Moura, pode ser o de José Araújo, pode ser o de Berguinho, pode ser o de outro, mas que se viabilizem e que isso apareça nas pesquisas de forma inquestionável. Como iremos contra-argumentar contra os anseios do povo?
Mas o principal de tudo isso é que os partidos se agreguem e se unam em torno desses dois nomes que possibilitem chegar a vitória, pois não são somente eles que irão ganhar. Irá ganhar todo um grupo de pessoas da oposição que constituem esses 07 partidos, irá ganhar o povo de Baraúna que terá a oportunidade de ver na prática uma nova opção administrativa mais voltada para o humanitário. Para isso é necessário se despir de interesses pessoais, de rancores, de temores e de desconfianças. Juntos ganharemos, desunidos perderemos. Bom é o que penso atualmente, mas posso estar enganado.

16 comentários:

  1. Professor Valdeci sou do DEM, não tenho nada contra a luciana, é um exemplo de Mulher, so que vêm os Brancos e seus empresário, e por traz de tudo isso ta o mentor principal GEILSON.Por isso prefiro votar nulo assim não contribuo para esses usurpadores.

    ResponderExcluir
  2. amigo valdecir vc ler o blog de berguinho, ele acha q batendo em gilson vai consegui prssionar pra ser vice de luciana, ele acha q é desse jeito q ele cosegue a vaga de vice, muito pelo contrario ta fazendo com q as coisas fiquem cada vez mais dificil pra ele, onde ja se viu querer se vice em uma chapa e bater justamente no lider? parece um desesperado querendo essa vaga de vice, q danado esse rapaz almeja tanto essa vaga? ja q conhece uma prefeitura tão bem? acho q o interesse dele desesperador de ser vice é almejando a vaga de prefeito vc não acha?

    ResponderExcluir
  3. muitas vezes os eleitores votam sem opção em 2004 e 2008 foi assim tudo depende de estratégia e estou vendo que vai acontecer isso novamente em 2012 aguardamos então

    ResponderExcluir
  4. antes de defender alguém de outro partido temos que defender os dos nosso partido politica é assim defesa do partido em primeiro lugar

    ResponderExcluir
  5. ALDIVON VAI CAÇAR LUCIANA E SE CAÇAR QUEM SERÁ O CANDIDATO DA OPOSIÇÃO? A GRANDE DÚVIDA DA OPOSIÇÃO HOJE É ESSA!!!! CONFIAR EM FÁBIO MOURA QUE É DE OUTRO PARTIDO E ATÉ POUCO TEMPO ERA ALIADO DE ISOARES E ALDIVON. VOCÊ É LOUCO. TEMOS NOMES NAS BASES DA OPOSIÇÃO PARA ENFRENTAR COM FORÇA O CANDIDATO DO PREFEITO. BONS NOMES COMO RITINHA ADJANO DANIEL VALDECI.

    ResponderExcluir
  6. parabéns Valdeci pela análise mas não será possível unir LUCIANA e FÁBIO MOURA porque o DEM é controlado por JOSÉ ARAÚJO e esse não quer nem ouvir falar em FÁBIO MOURA a política tem que ser feita de forma profissional se o PSDB não se aliar com LUCIANA numa possibilidade de cassação pode vim a se aliar com o DEM e dá a vitória da oposição

    ResponderExcluir
  7. O ENTERRO POLITICO DE FABIM É JUNTO COM OS BRANCOS PORQUE LUCIANA NÃO É VICE DE FABIM PORQUE FABIM É CANDIDATO PELO DEM EM 2012 E NINGUÉM TOMA

    ResponderExcluir
  8. VALDECI QUE ANALISE MAIS RIDICULA SE O DEM FOR DE INDICAR VICE SERÁ O MAIS VOTADO NO CASO ZE ARAUJO NUNCA O DEM INDICARA FABIO MOURA PARECE QUE VOCE TA PUXANDO A SARDINHA PARA O ADVOGADO ZE ARAUJO TA MELHOR NAS PESQUISAS DO QUE FABIO MOURA

    ResponderExcluir
  9. ZE ARAUJO NUNCA SERA VICE E SIM CANDIDATO A PREFEITO EM 2012 O VELHO NAO QUER VER OS BRANCOS NO PODER NUNCA ELES NÃO SE ENTENDEM PORQUE GILSON SÓ QUER PARA A FAMILIA

    ResponderExcluir
  10. Parabéns ,professor Valdeci, como sempre sua opinião lhe credencia a ser um dos mais experiente politico de Baraúna, e com sua análise observo que a campanha para a Prefeitura começa a ter pessoas que pensam grande ,voçe,berguinho e outros trazendo a mim a certeza que a vitória começa com a escolha de um bom ou boa VICE_PREFEITO(a), a sua escolha é fundamental para a vitória , assim sendo cabe as partes pensarem em conjunto pois o copo é de cristal e vencerá quem errar menos; e o erro começa com a escolha de um mal vice prefeito. Assim eu entendi os seus argumentos. Mãos a obra o povo é sábio.

    ResponderExcluir
  11. análise errada porque tecnicamente quem está melhor nas pesquisas é ZÉ ARAUJO, Fabio Moura patina no mesmo eleitorado do DEM ou seja na expectativa do partido vermelho ter candidato proprio. Outra coisa: de onde voces tiraram essa ideia de um cara que nunca teve luta a favor da oposição ter espaço na composição majoritária? Onde estava Fabio Moura nos últimos dois anos quando estivemos travando uma grande batalha contra o prefeito? Ele estava ao lado do prefeito em quase todos os episódios é só voces relembrarem. Se o PSDB começar a defender outros ideais tenho a impressão que o melhor é o DEM ter candidatura própria e mostrar a Baraúna quem bate a parada.

    ResponderExcluir
  12. FABIM PRECISA IR PARA OUTRO PARTIDO PORQUE NO DEM ELE NÃO GANHA DE ZÉ ARAÚJO NUNCA. POVO SABIO VOTA EM ISOARES QUE QUER REVOLUCIONAR BARAUNA ISOARES NÃO PERDE PARA NINGUEM

    ResponderExcluir
  13. este leitor de plantão é bem informado pena que esta muito preocupado em promover seu Zé, você ja fez parte do governo de seu Zé, ou só esta tentando fazer piada sem sentido. o P S D B. conversou com varias pessoas que acreditamos pudesse fazer diferença, Fabio Moura foi um, seu Zé araujo, outro, só que esses politicos estão preocupados é com a viuva se não for pra eles mandar não voga. Fabio moura é como trem vai e volta no mesmo trilho. não faz nada para ajuda livrar o povo desta praga que esta no governo. seu comentário é coisa de babão ou não. vamos ver, quem sabe quando você tirar a mascára não seja um zuzufé, desfaçado.

    ResponderExcluir
  14. Daniel fala em lealdade, quem não te conhece que te compre, todo mundo em barauna sabe que voce nunca teve lealdade a partido algum. Vamos tovar lulu e adjano.

    ResponderExcluir
  15. Fábio moura pode até não querer ser vice de Luciana, mas, forma sim, uma dupla capaz de dar um surrote bom nos ricos de Mossoró, viu Valdeci. Aceita Fabinho ser vice de Lulu, homi....

    ResponderExcluir
  16. Nunca q Fábio Moura vai ser VICE de alguém!! Nunca se iludam meu povo, Fábio não é doido...e outra minha gente tantas águas vão rolar, não fiquem atirando farpas pra todos os lados não sabem pq?? Porque os politicos hoje brigam, amanhã eles estão juntos...então parem com isso não defendam, pq nenhum prestam!

    ResponderExcluir