quarta-feira, 23 de maio de 2012

A vez dos peixes pequenos.......


Pela primeira vez na história política de Baraúna pode acontecer da formação de uma nova câmara municipal com componentes de vários partidos fortalecendo o espírito democrático do debate e da convivência dos contrários, pilar básico da diretriz democrática que norteia o embate político.

Ao não permitir coligações com peixe grande e usando a inteligência, de uma só vez poderemos ter de 03 a 05 representantes em 2013 (quase metade do total de edis) dos chamados partidos pequenos, tais como, PV, PMN, PSDB, PT e PDT. Isso é salutar por dois motivos: em primeiro lugar por criar um bloco alternativo composto por vereadores desvinculados dos partidos tradicionais ou majoritários em termos de poder. Em segundo lugar por enriquecer o debate legislativo com alternativas de idéias e projetos para o município, assim como a permanência obrigatória durante todo o mandato dos edis aos respectivos partidos que lhe deram a legenda, evitando o mercantilismo e o troca-troca tão comuns em períodos pretéritos.
Nesse barco já não entra o tradicional DEM (antigo PFL) que não possui mais quadros suficientes para que possa atingir o quociente partidário com a próprias pernas (terá que depender de outros partidos - leia-se PV- caso almeje remotamente alguma coisa). O PMDB também está muito longe de atingir o ápice histórico de 2004 quando chegou a eleger 06 vereadores. Hoje terá que suar muito para eleger 02 e com muita sorte (e bote sorte nisso) chegar ao terceiro. Já o PR terá um número bem inferior aos 05 vereadores eleitos em 2008. Em minha modesta análise se pegar as buchas do PSB e PSD, e completar um quadro de 15 a 17 candidatos, poderá chegar a fazer 03 e terá que suar muito (mas muito mesmo) para chegar a quarta vaga.
De qualquer forma o quadro que se desenha hoje é muito diferente de alguma décadas atrás onde só havia espaço para dois partidos e o resto era conversa fiada. Bom para o povo e bom para a democracia.

3 comentários:

  1. Valdecy, veja qual é o posicionamento do sr. Wilson Cabral em relação a eleição de Claudia Regina em Mossoró, como contradiz, totalmente, o que ele defende em Baraúna. Chega a ser ridículo!

    ResponderExcluir
  2. PR PSD= 4 OU 5
    PMN = 2
    PV = 2
    PSDB= NO máximo 1 ou 0.
    PMDB = No máximo 2
    VALDECI NÃO ANIME SEUS SOLDADINHOS DE XUMBO. São muito fraquinhos esses seus pre-candidatos.. O mais forte eh Daniel que tirou 280 votinhos na última eleição... e agora tentou arrecadar mais uns com as fraldes das blitz.

    ResponderExcluir
  3. Tá uma barafunda a campanha contra o PV, Izuares não mede esforço de esmagar o partido nanico do eb, vem invistindo em Marcos Fábio e Aldivon em Ailton, e tem muito xafurdo no ar?

    ResponderExcluir