quarta-feira, 12 de outubro de 2011

Considerações que precisam ser avaliadas....

Naturalmente que o assunto mais comentado nas rodas políticas baraunenses é justamente a filiação dos dois empresários estaduais, no caso o Lívio Maia (ex-vice-prefeito de Almino Afonso) e o Edvaldo Filho ao DEM baraunense numa articulação do ex-prefeito Gilson Professor com o ex-prefeito José Araújo sob o aval de Carlos Augusto. Alguns pontos precisam de uma análise preliminar.
Em primeiro lugar se o assunto causou tanto desconforto no situacionismo é porque a coisa foi boa para a oposição, afinal de contas são duas pessoas, que além de empresários, são bastante influentes em nível de Estado. Entretanto o que causou desconforto, mesmo na oposição, é a possibilidade dos referidos empresários efetivamente vierem a compor uma chapa majoritária oposicionista com candidatos da terrinha (leia-se, principalmente, Luciana Oliveira do PMDB).
Entretanto devemos avaliar que atualmente existem somente especulações sobre pré-candidatos oposicionistas visando formar a chapa majoritária, das quais Luciana Oliveira é o nome mais cotado segundo pesquisas de intenções de votos internas dos partidos. Ainda faltam 08 meses para as convenções municipais que definirão essas chapas e muita água pode rolar debaixo da ponte. E mesmo depois disso, ainda tem três meses de campanha dura, voto a voto.
Ninguém de sã consciência vai deixar de admitir que dois bons nomes em nível municipal é a melhor alternativa para a formação da chapa de oposição, até mesmo pela agregação de forças eleitorais nativas. Esse posicionamento vem sendo defendido pelo PSDB desde o ínicio das postagens desse blog e continuará a ser defendido. Não somos de mudar de idéia de um dia para o outro ou romper compromissos, desde que sejam cumpridos de parte a parte. Quem pensar que traição ou covardia contará com meu apoio pode ir tirando o cavalinho da chuva. O slogan "Baraúna para os baraunenses" continuará a ser defendido por minha pessoa e nossos companheiros partidários, até por uma questão de coerência. E é justamente por essa questão que não iríamos aceitar uma chapa composta pela "mãe dos pobres" e um "rico" de Mossoró que derrubaria toda uma ideologia defendida pela oposição e voltada para a adoção de um novo modelo administrativo para o município baraunense.
A preocupação constante do pré-candidato dos ricos de Mossoró em querer prejudicar a qualquer custo a candidatura de Luciana Oliveira com motivos delirantes evidencia uma fragilidade do pré-candidato que sabe da impossibilidade de derrotá-la no voto e quer derrubá-la através do tapetão antes, e se possível, depois da derrota nas eleições. O ex-prefeito Gilson professor já sabe dos riscos (e hoje sofre na pele as consequencias desse ato) de "importar" empresários ricos de Mossoró e colocá-los como candidatos em chapas majoritárias em Baraúna. Repetir o erro duas vezes passa a ser "burrice". Portanto prefiro acreditar em suas palavras de que os compromissos firmados em prol de uma chapa nativa sejam cumpridos e de que não existem "negociatas" ou acordos já pré-firmados com esses empresários que teriam originado sua vinda como eleitores para Baraúna.
Penso que a companhia dos dois empresários em termos de ajuda a oposição é bem vinda e salutar para a campanha eleitoral que se avizinha, mas dentro dos parâmetros e estratégias pertinentes que auxiliem a reforçar e tornar mais consistente uma vitória que já está sendo trabalhada há tempos. Baraúna tem pessoas competentes e capazes de administrar esse município e é justamente nesse caminho que devemos trilhar.

9 comentários:

  1. Será que foi isso que o anjo e boca mole, tavão comemorando? soltando fogos de madruga é boca mole vc vai ter muito que comemora, prepare mais fogos que essa semana tem mais, e tome comprimido.

    ResponderExcluir
  2. parabens valdeci é por isso que sou seu fã defende barauna para os baraunenses diferente de outros que negociam os mandatos por dinheiro

    ResponderExcluir
  3. para exmplificar basta dizer que boca mole é um babão do prefeito e fanfarrão tambem incompetente como o pai que 2+2 é igual a 22. robertão tome comprimido logo para não suja na calça que você não respeita.

    ResponderExcluir
  4. Já mudou de idéia Professor?? Fala tanto dos "RICOS DE MOSSORÓ", e só foi o Gilson te dar explicações absurdas e já estar com outros pensamentos...nos poupem meu caro.Voçê não engana, é uma das piores espécies de politicos que já vi. E está mostrando quem realmente voçê é nesse seu BLOG.Não subestime as pessoas a campanha nem iniciou ainda e voçê já estar cantando vitoria, e sabe que enquanto as urnas não são totalmente apuradas não existem vencedores...fica mais esperto!

    ResponderExcluir
  5. Jamais esses EMPRESÁRIOS irão abastecer a oposição de dinheiro, só por amizade,existem interesses gigantesco, mais não é com os pequenos, é com os grandes...Vice? Prefeito? Acho que um dos dois eles serão, então veremos!

    ResponderExcluir
  6. Prezado comentarista anônimo,

    Em nenhum momento mudei de idéia. Basta ler com atenção a mensagem postada que reforço a mensagem de "Baraúna para os baraunenses". Agora não posso e nem tenho bola de cristal para prever o futuro e dizer que tal pessoa será vice ou não. O que sei é que defenderemos um nome de Baraúna para vice com toda certeza e disso voce não tenha a menor dúvida. Desde que começamos as postagens desse blog que o que afirmei aconteceu.O PSDB cresceu, apresentou os 17 pré-candidatos como anunciei (embora algumas pessoas tenham chegado a dizer que eu falava muito e tinha pouca ação). O PMDB, que todos da situação achavam que eram favas contadas a favor do pré-candidato dos ricos de Mossoró, simplesmente foi para a oposição. Hoje a oposição se dá ao luxo de ter vários vices a disposição, de vários partidos, enquanto a situação insiste na visão míope e retrógada de chapa puro sangue do PR relegando os partidos aliados (leia-se PMN e PV) a meros apêndices e penduricalhos da campanha, que somente tem o direito de balançar a cabeça e dizer sim senhor. Portanto nobre amigo, leia com mais atenção a postagem (que está escrita em português, embora algumas pessoas, como é o seu caso, tenham dificuldades para compreender o significado das idéias expostas). Não sou homem de mudar de idéia radicalmente de uma hora para outra como acontece com alguns pulas-pulas de plantão que toda Baraúna já conhece. Agora toda ajuda é bem vinda em uma campanha eleitoral, seja de onde vier. Eleição se ganha com a soma de votos e não com sua divisão. Na hora certa a chapa majoritária da oposição será formada, com pessoas de Baraúna, ao contrário da chapa da situação que já impôs o seu pré-candidato a prefeito de fora, voces querendo ou não, achando bom ou não, tem que engulir calados, caso contrário perdem a boquinha.

    Valdeci dos Santos Júnior

    ResponderExcluir
  7. Caro amigo! Voçê esqueceu quando Vossa Excelência foi eleito pela primeira vez a vereador pelo PDT? E logo em seguida,desconsiderando aqueles eleitores que confiaram em voçê, Foi para o PMDB, levando os que foram eleitos também pela mesma sigla do PDT. Lembra? Foi uma MUDANÇA radical ou meramente de interesses próprio? Falando na "MÃE DOS POBRES",quando ela fazia parte da administração municipal realmente ela ajudava, mais quando eles perderam o poder, ela deixou os seus filhos de lado e foi embora,que mãe é essa que abandona seus filhos e até hoje não tem uma residência fixa em Baraúna?Não esqueça da sua confirmação que seus CANDIDATOS serão de Baraúna,esperamos que voçês não mudem de idéia.Agora voçês tem que engolir são esses empresários que nem sequer conhece a nossa cidade, nem as pessoas.E com certeza vão impor pra ser não um VICE e sim o PREFEITO. Pelo menos os que estão no poder possuem há anos propriedades aqui no municipio,Ahhh lembrei-me, inclusive em 2004 Voçê indicou sua esposa para fazer parte da chapa majotária,lembra? Com qual interesse? e mais, não continuou porque Luciana tomou o lugar da sua esposa,e voçê aceitou.Até mais meu Caro.

    ResponderExcluir
  8. Prezado comentarista anônimo,

    Como voce citou alguns fatos, vamos relembrar. Primeiro eu fui eleito em 1996 vereador do PDT (que era um partido de oposição) e em 1997 me filiei ao PMDB (que também era na época um partido de oposição). Portanto não "desconsiderei meus eleitores", pois continuei na oposição. Em 1998 foi que o então prefeito Gilson (que era do PFL na época) veio para o PMDB e não o contrário. Reveja a História que voce chegará a confirmação desses fatos.
    Quanto a questão da residência fixa de Luciana Oliveira ela foi para o Pará por uns tempos por questão de sobrevivência financeira e do trabalho do seu marido (que ela naturalmente deve acompanhar). Ela nasceu em Baraúna, tem família em Baraúna e tem toda uma história política construída dentro desse município.
    Quanto a questão dos candidatos da chapa majoritária da oposição serem de Baraúna continuo com a mesma idéia e não mudarei, pode ter certeza absoluta disso, e todas as minhas postagenms desse blog reforçam esse pensamento. Agora eu não tenho que "engulir" ninguém de fora. Lembre-se que sou presidente do PSDB, um partido independente, e não do DEM.
    Quanto a indicação de minha esposa em 2004 para ser vice-prefeita se lembre que foi pela oposição (e não pela situação onde normalmente são feitas as negociatas e tem toda uma máquina para trabalhar para voce) e perdemos a eleição por 30 votos. Somente dois anos depois foi que assumimos o poder pela via judicial.
    Quanto a eleição de 2008 quando voce diz que "Luciana tomou o lugar dela e eu aceitei", está totalmente enganado. Em nenhum momento eu aceitei e se voce encontrar uma foto minha ou de Célia em palanque ou comício da eleição de 2008 traga e mostre para todo mundo. Tenho certeza que voce não encontrará amigo. Em 2008 nós votamos no então candidato do DEM, Maninho, mesmo sabendo que a campanha dele já estava perdida. Mas ontinue escrevendo pois é importante estimularmos o debate,

    Valdeci dos Santos Júnior

    ResponderExcluir
  9. Desculpa ta me metendo na briga de vcs dois, mais qual é o end da mãe dos pobres em Baraúna mesmo? afinal pq ela não vem logo fingir q mora em Baraúna e pq vcs não para de ser hipocritas, com essa historia ai de ricos de Mossoro, se ela tb ficou rica com o dinheiro publico e foi morar em Mossoro ou vc Valdecir pensa q o povo de Baraúna não lembra quem foi a familia branco antes e depois da prefeitura, eu ja disse e repito sonho com uma terceira opção nem a fajuta mãe dos pobres de Mossoro e nem tão pouco os denominado por vc e não pelo povo ricos de Mossoro, não esqueça quero o end de Luciana daqui de Baraúna ~se ela não mora aqui quero saber qual a razão? afinal é muito triste filho longe da mãe.

    ResponderExcluir