terça-feira, 24 de julho de 2012

Agricultura e meio ambiente...15 neles....


Um olhar sobre as pessoas em primeiro plano..
depois vem o resto
A proposta de governo de Luciana Oliveira para a agricultura e meio ambiente é ousada, totalmente adequada ao século XXI. Não se pode governar com um olhar voltado para o retrovisor e com discursos arcaicos e ultrapassados de personalismos. Se deve governar com um olhar voltado para a frente e, principalmente, com um olhar voltado para o ser humano, para as pessoas baraunenses, ou em outras palavras mais diretas: as pessoas em primeiro lugar. Investir na agricultura e na preservação do meio ambiente concomitantemente com o progresso que não pode parar.
Luciana não lança ataques. Lança propostas de governo. Quem não tiver propostas para oferecer que se contente em observar o verde se espraiar por toda Baraúna. Nosso intuito não são as pessoas remuneradas de fora que vem com carrões de Mossoró desfilar em carreatas para tentar iludir os eleitores. Nosso objetivo é atender os munícipes baraunenses de pé no chão que constituem o povão.

AGRICULTURA E MEIO AMBIENTE

 Qualidade de vida e respeito ao meio ambiente

Alavancar parcerias, programas e ações que aprimorem a atividade agrícola, garantam a auto estima, a confiança, a sustentabilidade e o progresso da agricultura familiar. Incentivar a diversificação e o aprimoramento das atividades visando a melhoria da renda familiar e o incentivo à permanência do jovem no campo, desenvolvendo programas e atividades que formem a consciência do empresário do campo.

Programa Baraúna Limpa

Programa desenvolvido junto à equipe de servidores do Município e coordenado pela Secretaria de Infra Estrutura, com o objetivo de aperfeiçoar, racionalizar e agilizar o atendimento ao contribuinte e cidadão em todos os órgãos da administração municipal.
Consiste num amplo programa de proteção ambiental, que compreende desde a limpeza urbana até a gestão de resíduos sólidos e coleta seletiva, a ser realizado inicialmente em Baraúna e, possivelmente, ampliado aos municípios vizinhos por meio da criação de um Consórcio Intermunicipal de Resíduos Sólidos.
O objetivo é elaborar e executar um “Plano Integrado e participativo de gerenciamento de resíduos sólidos”. Entre as ações propostas está a indicação de um aterro sanitário coletivo (com vida útil mínima de 20 anos), construção de barracões de triagem do lixo, recuperação do atual lixão e realização de trabalho social junto aos “agentes ecológicos” (catadores de papel).
A criação do Programa buscará financiamento de recursos (disponíveis) do Fundo Nacional de Meio Ambiente e do Fundo Municipal de Meio Ambiente. Buscaremos parcerias com instituições de ensino superior, Caixa Econômica Federal e outros.

O “Programa Baraúna Limpa” também buscará reduzir significativamente a sujeira que vemos nas ruas da cidade. Isso ocorrerá através de maior eficiência do serviço prestado por empresa terceirizada; conscientização da população por meio de campanhas, inclusive nas escolas e unidades de saúde e a instalação de um novo modelo de lixeiras nas áreas de maior circulação de pessoas, além de novas regras para a distribuição de panfletos e materiais gráficos nas ruas.
O bom exemplo começará internamente, pois a Prefeitura, em todos os seus Departamentos e secretarias, procederá a correta separação do lixo, inclusive lâmpadas, óleo usado e baterias. Implantação de um moderno e eficiente sistema de separação do lixo reciclável e orgânico nas residências e empresas. Pessoas físicas e jurídicas que adotarem o programa de separação do lixo receberão a certificação do selo verde, que poderá se transformar em descontos nos valores de tributos municipais.

Programa Caminhos do Campo

Readequação e reforma de todas as estradas rurais do município. O projeto será realizado num sistema de terceirização. Com isso, a Prefeitura vai melhorar de imediato as condições de transporte, facilitando o transporte escolar e o escoamento da produção.

Programa Terra Pronta

Revitalizar o programa municipal de prepara de solo e distribuição de sementes em parceria com órgãos estaduais visando o desenvolvimento socioeconômico do homem do campo.

Programa Sementes do Amanhã

Criar e incentivar grupos de jovens e adolescentes para coleta de produção e distribuição de mudas das espécies nativas, visando o reflorestamento de áreas degradadas.



Programa Água para o Povo

Viabilizar recursos nas esferas Federais, Estaduais e Municipais para instalação de dessalinizadores para fornecer água potável nas propriedades rurais ainda não beneficiadas e manutenção dos já existentes.

Outras Ações

- Criar o programa de certificação ambiental, instituindo um “Selo Verde” para produtos e para residências, além de indústrias, comércio e serviços.
• Fortalecer e valorizar o Conselho Municipal de Meio Ambiente.
• Operacionalizar programa de reaproveitamento de entulhos da construção civil;
• Eliminação de todos os pontos escuros da cidade no primeiro ano de governo.
• Promover palestra, cursos, seminários voltados ao meio rural buscando a capacitação do empresário do campo. Viabilizar viagens de estudo para conhecimento (em centros de pesquisa e propriedades modelo) e fomento de novas e melhoramento das atividades já implantadas nas propriedades rurais.

Luciana Oliveira (PMDB)...é daqui...é da gente...
15 neles....
• Valorizar e cumprir as decisões do Conselho Municipal de Agricultura.
• Manter e ampliar convênios com o Governo do Estado possibilitando o atendimento de profissionais técnicos como: Agrônomo, Técnico-Agrícola e Veterinários. Distribuição de vacinas e ampliação do programa de vacinação do rebanho.
• Viabilizar a implantação de projetos em suporte técnico permanente em parceria com a UFERSA, SEBRAE . Ministério da Agricultura.
• Implantação de novas tecnologias visando o desenvolvimento sustentável de cada comunidade e assentamento de acordo com suas potencialidades.
• Estimular a organização de cooperativas e associações no Município.
• Ampliar e firmar novos convênios com Órgãos das esferas Estaduais e Federais.
• Reinstalação do Programa Garantia Safra.
• Incentivar e desenvolver o programa de educação ambiental nas escolas da zona rural.
• Revitalizar o Programa Compra Direta, em parceria com a CONAB, objetivando preços mais justos à produção da agricultura familiar.
• Criação de uma Cooperativa dos Catadores de Lixo para atender a demanda de resíduos sólidos gerado pela comunidade urbana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário