segunda-feira, 30 de julho de 2012

O intrincado jogo de xadrez no PR....

Alguns companheiros me pediram para fazer uma análise do porquê do meu posicionamento em conversas orais de que o PR só fará três vereadores. Em 2008 o partido chegou a eleger 05 vereadores e porque agora cairá para somente 03 eleitos. Vejamos:

Ora senhores, o PR registrou, numa coligação com o PSD e o PSB, um total de 13 candidaturas composta pelos seguintes agentes políticos:
01 - Robertão (PR)
02 - Gisele (PR)
03 - Cinthia (PR)
04 - Helena de Lair (PR)
05 - Jair (PR)
06 - Chico Sousa (PSB)
07 - Ireno (PR)
08 - Flávio Mathias (PR)
09 - Divanize (PSD)
10 - Neuza (PR)
11 - Sirléia (PSD)
12 - Marquinhos Churrasco (PR)
13 - Bizé (PR)
Pois bem senhores. Dessas treze candidaturas, duas são consideradas "nulas", ou seja, as de Cinthia (sobrinha de Divanize) e a de Sirléia (filha de Ailton Lopes que é candidato pelo PV). Portanto o número já se reduz para 11 candidaturas efetivamente. Com a desistência oficializada de Marquinhos Churrasco que aderiu para o lado verde de Luciana Oliveira, o número baixa para 10 candidaturas. Dessas dez candidaturas, Chico Sousa, Ireno, Bizé e Gisele, jamais foram testados nas urnas. Dessas quatro candidaturas citadas, teoricamente, a de Gisele aparece como a de maior potencial eleitoral. 

Das seis candidaturas restantes (Robertão, Helena, Jair, Flávio, Divanize e Neuza) vamos supor, em termos hipotéticos, que eles repitam a mesma votação que obtiveram na eleição de 2008. Embora tenha aumentado o número de eleitores, mas devemos observar que naquele ano efetivamente concorram 48 candidatos e nesse ano de 2012 estão registradas 70 candidaturas - portanto a fragmentação dos votos sugere uma divisão mais pulverizada do bolo total. Mas vamos supor de forma otimista que todos eles repitam a mesma votação:
Robertão: 622 votos
Helena:    521
Jair:         550
Flávio:     897
Divanize: 631
Neuza:    758  
Isso dá um total de 3.979 votos.Mas vamos supor também, da forma mais otimista possível, que as outras 04 candidaturas (Chico Sousa, Ireno, Bizé e Gisele) consigam 300 votos um pelo outro, perfazendo um montante de 1.200 votos a mais. Somando 1.200 com 3.979 votos dá um total de   5.179 votos. Dividindo esse total pelo provável quociente eleitoral que deverá girar em torno de 1.500 votos para se eleger um vereador chegamos ao número de 3,4. Sendo assim a coligação colocaria 3 vereadores (como afirmei no início) e brigaria por uma quarta vaga mas sem certeza absoluta de consegui-la. Observem que procurei exprimir os números de forma o mais otimista possível e dentro da realidade atual. Claro que a tendência de quem está vivenciando uma campanha eleitoral de vereador é sempre achar que vai tirar mais votos, mas quando as urnas são abertas todos nós sabemos quanto é dura essa realidade.

Bem se a coligação provavelmente elegerá três vagas quem seriam os ocupantes dessas vagas? em minha opinião pessoal e diante dos dados que possuo, os prováveis ocupantes serão Flávio Mathias, Gisele e Neuza. Caso apareça a quarta vaga (que considero difícil) irão brigar por essa quarta vaga Divanize (caso ela não seja guindada ao posto de vice na chapa majoritária) e Robertão (que conta com bases da câmara municipal e apoio discreto e indiscreto do prefeito atual - embora ele negue de pés juntos - mas é claro que ninguém acredita). Em meu entendimento Jair e Helena serão bem votados mas não terão os mesmos privilégios "escondidos" que os que já citei terão. Servirão apenas de "buchas" aquecidas e indispensáveis.
Posso estar enganado nessa análise? claro que sim. Isso é apenas um exercício de prognóstico eleitoral que pode dar totalmente ao contrário. Mas peço aos leitores desse blog de quinta categoria que guardem bem esse exercício, pois irei voltar a relembrá-lo após as eleições.  Amanhã irei fazer o mesmo exercício com relação ao PMN.

9 comentários:

  1. Queria saber quanto foi o cache para que vc apoiasse Luciana. De graça eu sei que não ou por ideologia como muito falado em seu blog. Me diga:
    Uma secretaria?
    Um trocado?

    ResponderExcluir
  2. sabe qual é a resposta para essa sua vantagem tudo de que estão com tudo é deus fica colocando essa fotos para insinuar o povo a voto na sua bela canidata mais vocês estão é desesperados meu filho a frescura começou agora ainda tem tanto coisa para a acontece que você nem imagina mais aguarde as novidades virão tem muito tempo ainda tudo pode acontece mais tudo bem vá contando suas vitorias já que vocês já estão ganho kkkkkkk q pena q pena q pena e tome remédio seus laranjas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valdeci, não se importe com o que escreveu o nobre comentarista anterior. Eu penso que o pessoal do lado de lá é que já deve estar tomando remédio...rs Imagine o candidato da situação se passar a tomar refrigerante numa lata de leite condensado, conforme vi uma foto sendo compartilhada no facebook...kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk Tão humilde! kkkkkkkkkkkkkkkkk

      Vamos rumo à vitória de Luciana!

      Excluir
  3. A eleição tá interessante...

    Para vocês a mulher já estava eleita, muita gente iria pular, mais se fizer uma análise fria, sabemos que Adjanio só faz zuada e ainda foi infiel com Aldivon em tudo, fuim, sinceramente, chamam agora de falsa profeta, perdeu várias amizades e ganharam outras "amizades" só faz zuada, só tem voto se for comprando. Marquinhos, análise fria e basta, já sabiamos que ia acontecer isso, o prefeito e o candidato Isoares, já esperavam, várias vezes já tinha sido comunicado de sua desistência, fácil.. Não vai pedir votos, pois os próprios pais dele, não quer ele envolvido em politica.. simples.

    Então, pare com isso. Achar que tá ganho, vocês são bastante organizados, eu simplesmente estou infiltrado com vocês em todos os cantos, contando coisas para minha turma do 22, assim como você tem vários em nossa turma 22. A politica é feita assim, mais uma realidade é, vocês são estrategistas, organizados, mais a massa sempre é a mesma, a turma não cresce, já parou pra ver isso? A eleição antigamente era mais facil pra vocês, pois o povo era pequeno e vocês manipulavam como ninguem, como me manipulou, mais hoje, são em torno de 17 mil eleitores.. 12 mil votos em média.. Então, tentem crescer com o povo, a população, não apenas com gatos pingados que só fazem gritar e agredir a situação.

    Vocês pregam a paz, e não fazem a paz.
    Vocês pregam que a mulher está eleita, mais tanto vocês como a gente, sabe que ela está em caída, gigante. Até o Etero, filho de Zé Araujo, estava conversando um dia desses numa calçada e estava falando que Gilson chamou ele pra conversa e mostrou pesquisas, querendo já chamar ele, e registrar uma pesquisa no tre, ela com 60%, mais ele inteligente, sabia que isso não existe.

    Então olha, melhor você abrirem os olhos, irem as ruas e casa e casa, para pedir votos, pois isso vocês estão precisando, assim como a gente.

    - A realidade que estamos vendo, é que o pesado do Isoares, está sendo bem aceitos em várias comunidades, em casa consegue entrar e ganhar o voto de verdade em outras não querem ser nem visto, em outras pedem pra conhece-lo.. e por ai vai!
    O que falta na situação é mais organização, poi sabemos que se dar com uma equipe enorme é dificil, pra vocês ficam mais facil, que tem vários estrategistas aí. Começando pelo Edson, porém.. Falando agora em Edson, conversas rolas, conversas acontecem, mais sabemos que várias delas são arquerosas e mentirosas, gosto sim do Edson, acho que ele fez uma sacanagem com seus companheiro, o prefeito e parte de sua familia. Mais ele buscou o que quis, não quero mais condena-lo, sugou do prefeito 90 mil, ganhou 80 de Gilson, e por ai vai.. Agora uma realidade é, estão sim fazendo sacanagem com ele, não tem foto em comite, não tem fotos em carros, muita gente disse que não vota mais em Luciana por causa de Edson, ou não é verdade?
    outra coisa é essa conversa de dinheiro por parte do vice, sabemos que é verdade, pois se gasta para ter uma campanha e seus administradores já estão por aqui, pois não ve mais evolução e só decaida, e por ai vai..

    Depois venho novamente comentar algo, só pra você abrir mais os olhos e vê que não é bem do jeito que vocês tão pensando...

    A realidade hoje é o seguinte, empate tecnico, com o candidato da situação um pouco na frente, e a realidade..
    1 mês atrás ela estava a frente, com 2 3 pontos, mais com o andar da carruada, não vai conseguir ser eleita..

    Desejo lhe sorte, vão precisar...

    Forte abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. sou uma eleitora de coração do 22 e essa pessoa que postou isso esta de parabéns realmente eles São é desesperado falando muito e trabalho que é bom nada já o outro lado tem sim e muito trabalho feito tanto do lado do futuro prefeito como do lado dos nossos vereadores que só tem homens de trabalho que o povo conhece e conhece também o trabalho de cada um deles .
      o 22 é formado por pessoas quem tem historia para contar e trabalho param mostra. é tanto que eles estão até querendo compra o os vereadores do 22

      Excluir
    2. tambem sou eleitor do 22.Valdecir amigo vc esta de parabens, por essse espaço, a primeira vez que postei,,aqui disso comigo, mesmo jamais ele, postar esse meu comentario,, seu raciocineo e parecido com o meu,,baraúna precisa de pessoas honestas, para ser seus representantes..como vc..valeu

      Excluir
  4. Valdeci me diga quais serão os números da MEGA SENA? É que com uma PREMONIÇÃO dessas, eu gostaria de ficar milhionário as suas custas. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  5. Amigo Valdeci! Circula na internet uma foto do candidato do outro lado tomando refrigerante numa lata de leite condensado para dar uma de humilde, ele pode até ser filho de um carroceiro mais humildade andou longe dali

    ResponderExcluir
  6. É hilário como a coisa está feia para os babons do prefeito, tem nego que anda tomando diazepam pra dormi dai vem falar que fulando está ganhando isso e sicrano está ganhando aquilo só que todos sabem que quem está ganhando alguam coisas são vcs babons que não dormen mais por que sabem que os dias de regalias e trocados estão contados mais vamos a frente e ver essas novidas de vocês por que realmente terão muito mais pula, pula, pula, pula... 15 neles

    ResponderExcluir