sexta-feira, 30 de setembro de 2011

"Pensamentos...

Existe alguns correligionários que seria melhor tê-los como adversários......


A neve e a tempestade destroem as flores, mas nada podem contra a semente. Khalil Gibran.

Só existem dois dias no ano que nada pode ser feito. Um se chama ontem e o outro se chama amanhã, portanto, hoje é o dia certo para amar, acreditar, fazer e principalmente viver.  Dalai Lama.

A diferença entre quem entende de política e quem faz marketing político é que os primeiros partem do princípio de que o eleitor é inteligente e os segundos acham que o eleitor é imbecil.

A diferença entre uma democracia e uma ditadura consiste em que numa democracia se pode votar antes de obedecer as ordens.

Democracia é quando eu mando em você, ditadura é quando você manda em mim. - Humorista brasileiro

Errar é humano. Culpar outra pessoa é política.

Nesse mundo, nada é certo além da morte e dos impostos.

Dizes-me com quem andas e eu te direi se vou contigo. Barão de Itararé.

Negociata é todo bom negócio para o qual não fomos convidados. Barão de Itararé.

Banco é uma instituição que empresta dinheiro à gente se a gente apresentar provas suficientes de que não precisa de dinheiro.Barão de Itararé.

"Rapidinhas da sexta....)

O presidente e delegado do PDT baraunense, Sr. Sandro Bezerra, foi convocado a Natal para a participar da votação na convenção regional do PDT que reconduzirá o ex-prefeito natalense Carlos Eduardo Alves para a presidência do PDT em nível estadual. Sandro goza de toda confiança do ex-burgomestre natalense.

De repente o PSD passou a ter uma importância fundamental para os políticos baraunenses que estavam com a corda no pescoço. O vice-governador assegurou que o partido ficará com quem estiver disposto a ser candidato a prefeito em Baraúna. Já tem gato com olho arregalado e pidão pensando no que puderá ganhar com a sigla. Barganhas e faca no pescoço vem por aí.

Em defesa do funcionalismo público municipal...

Até que enfim vejo um pré-candidato a vereador, no caso o meu amigo Wilson Cabral, enpunhar a bandeira do funcionalismo público municipal na luta por melhorias financeiras para esse segmento da sociedade baraunense que é tratado a pão e água pelo atual prefeito de direito. A arrecadação municipal sobe constantemente, mas os salários dos funcionários entraram num freezer bem gelado faz tempo devido a inoperância de um sindicato pelego que insiste em beijar a mão do prefeito e "esquece" das lutas do funcionalismo . Parabéns Wilson por essa defesa e penso que voce irá conseguir muitos eleitores com esse intuito.
Por falar em funcionalismo público, os professores tiveram seu plano de cargos e salários aprovado através de projeto de lei pela assembléia legislativa estadual (que já tinha sido instituído pelo congresso nacional e agora foi referendado em nível de Estado). Com isso, oficialmente, o piso nacional dos professores na rede estadual de ensino fica entre R$ 951,74 (o salário base mínimo sem contar qualquer tipo de benefício) a R$ 2.952,93.

quinta-feira, 29 de setembro de 2011

"Rapidinhas da quinta...."

Daniel Pereira da Cunha liga avisando que foi ao DER em Mossoró e conseguiu obter a notícia de que será colocado asfalto no trecho com várias falhas na BR estadual RN-015 próximo a comunidade da Primavera (entre o Campestre e a Primavera). Avisou também que a estrada de contorno de Baraúna (que evitará o trânsito de carretas e caminhões pesados no centro da zona urbana de Baraúna) está dependendo de acertos de indenizaçõescom proprietários rurais de Baraúna.

quarta-feira, 28 de setembro de 2011

Rapidinhas da quarta......

Embora tenha o dedo da MIZÚ no meio, mas devemos elogiar obras bem feitas quando são realizadas. Estamos nos referindo as camadas de alfalto que estão sendo colocadas nas ruas adjacentes ao mercado público (Horto florestal e Hermenegildo Montenegro). Baraúna merece obras com essa qualidade e não o calçamento "sonrisal" com pedras de paralelepípedos que estouram constantemente devido ao material ser de qualidade discutível.

Claudemberg Emídio, o Berguinho, confirma por telefone sua filiação ao PSDB e nos próximos dias deverá fazer parte do time do PSDB baraunense.

Ao perceber o discurso de Luís Soares, do PSC, no encontro municipal do PSDB, relembrei sua luta, juntamente com o ex-prefeito Gilsom Professor, em favor da substação de Baraúna que acabou de vez com os problemas das constantes quedas de energia em nosso município.

terça-feira, 27 de setembro de 2011

Mais um pré-candidato a vereador da oposição...

Deivid, depois que soube que sua tia Bizé tinha passado para o lado dos ricos de Mossoró ficou extremamente decepcionado com a tia (ele era um do maiores defensores da candidatuta de Bizé na oposição), decidiu sair candidato a vereador na oposição com o apoio do seu primo Carlos Clay..pro que der e vier... já se filiou ao PDT e será mais um companheiro da oposição que ajudará a "mãe dos pobres" a chegar lá... faça a esperança voltar.... 

Querem manter o pelegão no sindicato.....

A ordem na prefeitura é manter o pelegão no comando do sindicato dos funcionários públicos municipais a qualquer custo para que os funcionários continuem a não ter quaisquer novos benefícios financeiros que possam causar impacto na folha de pagamentos. Já não basta o que já foi suprimido em termos de direito dos trabalhadores municipais, principalmente da categoria dos professores e técnicos administrativos da educação, com a anuência e complacência do pelegão que é beneficiado diretamente pelo prefeito de direito.
Por falar em educação, é o próprio secretário de educação quem vai coordenar a campanha de aliciamento e suborno para que os funcionários com horas a mais e beneficiados pelo esquema continuem a votar no pelegão...ou seja, é o patrão quem vai ajudar a reeleger o presidente de um sindicato que já foi ativo e briguento em favor dos direitos dos seus associados. Para se ter uma idéia até ações judiciais em favor dos sindicalizados estão suspensas por ordem do prefeito e cumpridas à risca pelo pelegão de plantão...Chega de tanta inoperância e imobilismo..os funcionários públicos municipais merecem uma pessoa nova que venha oxigenar a luta pelos direitos dos trabalhadores. Até mesmo voce que está sendo beneficiado com horas a mais deve refletir que estará sendo prejudicado quando for se aposentar...dê um basta ao oportunismo e aos privilégios de uma casta que está mamando nas tetas do sindicato e obedecendo fielmente as ordens do patrão, ou seja, do prefeito de direito. As eleições do sindicato serão em Dezembro e voce pode mudar toda essa inércia...depois voltaremos ao assunto mostrando tintim por tintim tudo que voce perdeu atualmente ou vai deixar de ganhar em sua aposentadoria por causa da atuação patética de um presidente que está sendo beneficiado diretamente pelo patrão e traindo a classe dos funcionários públicos municipais.

"Rapidinhas da terça...."

O pré-candidato dos ricos de Mossoró quando soube que a "mãe dos pobres" tinha subido nas pesquisas mais uma vez ficou descontrolado e disse que ia mostrar como ela iria cair nas pesquisas, pois iria gastar mais dinheiro com festas, a começar pelo Barafolia, Natal, Carnaval, iria fazer mais um aniversário , etc, tentanto se popularizar a todo custo para ver se chega aos dois dígitos.....

Por falar nisso, ao comentar a popularidade da "mãe dos pobres" com um dos "peixinhos" que está "beliscando" na prefeitura, a pessoa me afirmou bem baixinho: "Hômi, a gente sabe disso...mas deixa eu morder mais um pouquim...quando faltar três meses a gente pula a cerca que nos aprisiona...."

Se começarem a pressionar Wilson Cabral por sua postura independente (que é o papel natural que cada vereador deve ter, pois defender ou atacar é uma postura típica da situação e da oposição, mas a independência deve ser um princípio do legislador), pode ter certeza que partido da oposição é que não vai faltar para ele ser candidato.....

Por falar em Wilson, ele evidencia o que todos nós já sabíamos. As ruas periféricas de Baraúna que tiveram o calçamento "sonrisal" (que não pode ver um caminhão 1313) foram todas construídas com recursos externos oriundas de convênios com orgãos estaduais ou federais. Somente a rua do Horto Florestal (que por sinal, abrindo-se um parentese, está sendo feita com a boa qualidade necessária que Baraúna merece)...... " é a primeira rua asfaltada na cidade com recursos próprios da prefeitura" (Wilson Cabral - blog baraunanoticias - 27.09.2011).

O PV já enxergou o que todo mundo já sabia. Quem manda na prefeitura é o prefeito de fato, e não o de direito. Daí ter prestigiado somente a festa no bar do coqueiro. Como o prefeito de direito não honra compromisso algum e sua palavra é um risco na água, o PV percebeu que lá no fundo, lá no fundo mesmo, o prefeito de direito quer mesmo é somente reeleger seus vereadores do PR e que seu pré-candidato dos ricos perca a eleição para que ele tente voltar futuramente como uma espécie de redenção, retroalimentando seu poço de vaidade. Esse é o desejo bem escondidinho, lá no fundo da alma..ou como diria Caetano Veloso... "o avesso do avesso"...

O PDT (que já sinalizou positivamente para uma coligação na proporcional com o PSDB) hoje já possui 05 candidatos a vereador (no encontro do PSDB, dois pré-candidatos se filiaram ao PDT) e a cada dia a procura aumenta mais tendo em vista a proximidade do prazo final de filiação para quem quer ser candidato..parabéns a Sandro Bezerra pelo trabalho desenvolvido e por sua coerência.....

segunda-feira, 26 de setembro de 2011

Rapidinhas da segunda.....

Eita samba de crioulo doido....segundo os burburinhos das calçadas pode acontecer de tudo na política baraunense..se continuar o desprezo pelos pré-candidatos do PV e do PMN, as coligações na proporcional poderão acontecer de tudo quanto é lado e com um detalhe: necessariamente a majoritária não precisa estar presente....em outras palavras: pequeno se une com pequeno, sendo adversário ou não, para não ser engulido por tubarões...e tem gente apagando esse fogo com alcool.....

A reciclagem chegou ao hospital baraunense...até equipamentos descartáveis estão sendo reutilizados em pacientes com grave perigo de infecções hospitalares...a carência de reposição de desses utensílios é grande..enquanto isso o dinheiro do povo era torrado em foguetões na câmara, dando de comer e beber aos "peixinhos"....

Nas entrelinhas dos companheiros pré-candidatos do PV e do PMN a cantilena era uma só: ...os compromissos dos ricos de Mossoró não são honrados e nem cumpridos...grande novidade.....

Música da semana.....cai fora

Cai Fora

Babado Novo

Eu não quero te prender
Diga a onde você vai amor
Que pena, que pena!
Eu fiz tudo por você
Você nem me deu valor amor
Que pena!
Agora quando eu passo
Voce quer me dar um beijo.
Vive dizendo que eu sou sua mina
Sai prá lá!
Hoje eu sou mulher
Eu nao sou mais menina...(2x)
Agora eu tô gatinha
E você quer me conquistar,
Mas eu tô no ponto
E você passou da hora
Que pena amor, Cai fora...(2x)
Pererê, Pererê, Pererê oba!
Pererê, Pererê, Pererê
Pererê, Pererê, Pererê
Cai fora...(2×)
Eu não quero te prender
Diga a onde você vai amor
Que pena, que pena!
Eu fiz tudo por você
Você nem me deu valor amor
Que pena!
Agora quando eu passo
Voce quer me dar um beijo.
Vive dizendo que eu sou sua mina
Sai prá lá!
Hoje eu sou mulher
E não sou mais menina...(2x)
Agora eu tô gatinha
E você quer me conquistar,
Mas eu tô no ponto
E você passou da hora...
Que pena amor, Cai fora...(2×).
Pererê, Pererê, Pererê oba!
Pererê, Pererê, Pererê.
Pererê, Pererê, Pererê.
Cai fora...(2×)
Cai fora!

Agradecimentos...

Queremos agradecer a todos os companheiros da oposição que direta ou indiretamente contribuiram para a realização do encontro municipal do PSDB no sábado passado.
Agradecemos também a colaboração do presidente da câmara, vereador Adauto Bezerra Neto, o Robertão, e a toda equipe de apoio da câmara que nos forneceu toda a ajuda necessária para a realização do encontro do PSDB, reforçando o espírito democrático que sempre deve pairar na casa do povo.

Gestos bonitos e atitudes a serem seguidas.....

O meu amigo Wilson Cabral toma uma atitude bonita ao reatar relações cordiais com o ex-prefeito Gilson professor. O ódio pessoal não deve ser alimentado quando há divergências políticas, haja vista, que as campanhas eleitorais passam e as pessoas ficam. As traições políticas, a falta de compromisso e atitudes desfavoráveis devem ser contemporizadas pois somos humanos, com defeitos e falhas, principalmente quando entram em cenas interesses políticos e/ou financeiros. Isso não remete a um alinhamento político, mas mesmo as divergências pessoais mais extremas devem ser tratadas em um nível mínimo de civilidade.
Também compartilho das críticas efetuadas pelo Wilson com relação a Geilson. Não no sentido pessoal, pois Geilson é uma excelente pessoa em termos de relacionamento pessoal, com dinanismo político como poucas pessoas existem em Baraúna e atualmente é evangélico, residente em Natal e possui interesses comerciais totalmente voltados para sua sobrevivência. O aspecto negativo de Geilson (e nisso Gilson tambem teve culpa e muito) foi interferir de forma extremamente centralizadora, diríamos até de forma irresponsável, no segundo mandato de Gilson como tesoureiro, fazendo com que Baraúna na época tivesse dois prefeitos, um de direito e outro de fato. Essa imagem negativa foi perpassada para a população, sendo Wilson, com justa razão, um dos maiores críticos desse posicionamento. O fato histórico volta a ser repetido na atual gestão onde toda a população baraunense na verdade sabe quem manda na prefeitura.
Tenho também minhas divergências políticas com algumas poucas pessoas em Baraúna, mas sempre dirijo minhas críticas no sentido administrativo e atuação política, jamais no campo pessoal. Para mim pouco interessa a vida pessoal de A ou de B, pois são assuntos restritos e privados que cabem somente a família dos meus adversários e devem ser respeitados acima de tudo.

Comer, beber e não pagar.....

Numa tentativa desesperada de se popularizar a qualquer custo, o pré-candidato dos ricos de Mossoró oferece comida e bebida de graça pra todo mundo no bar do coqueiro (pois do contrário ninguém ia) juntamente com uma banda musical. Encontramos várias pessoas que afirmavam que pra beber, comer e não pagar todo mundo vai, só que votar já é outra coisa totalmente diferente.
Antes disso, todos os comissionados e beneficiados com contratos e horas a mais nos contracheques foram INTIMADOS a comparecerem na câmara municipal (sob pena de perder a boquinha definitivamente). A ordem era para levar familiares e tentar juntar gente para dar a falsa imagem de populismo. Entraram nesse bojo todos os vereadores lagartixas de plantão e as pessoas que foram "convencidas" (vamos usar esse termo, pois alguém pode até pensar que seja verdade) a passar para o lado do pré-candidato dos ricos de Mossoró. Uma dessas pessoas, além de "esculhambar" os ricos de Mossoró diariamente, ainda fazia gozações jocosas com o deputado federal João Maia dando-lhe a alcunha totalmente depreciativa, imerecida e inadequada de "João Bosta Maia". Que vergonha, bom mais nada que a gente baraunense já não conheça.
Bom, essas medidas surtem efeito. Em termos visuais sim, mas não estão correspondendo nas pesquisas internas onde o pré-candidato dos ricos, apesar de já estar promovendo tais eventos há meses tentando criar através do marketing uma pseudo-imagem visando enganar a população de Baraúna, não consegue chegar ao dois dígitos em qualquer pesquisa de intenções de votos realizadas por qualquer instituto.
E mesmo sem qualquer dessas pesquisas, basta conversar com qualquer taxista, barbeiro ou comerciante baraunense que a resposta será a mesma: a "mãe dos pobres" dá de lavada e ela nem começou a ser tão exposta públicamente como está sendo o pré-candidato dos ricos de Mossoró. Mas em breve essa exposição começará, traçada a régua e compasso e os "peixinhos" que estão se beneficiando da prefeitura terão que correr desesperadamente para o plano B. Que também já é esperado. Sigamos em frente.

domingo, 25 de setembro de 2011

Flahs da convenção do PSDB...parte 04

Discurso de Marcelo Câmara - Pré-candidato pelo PSDB.

Juventude tucana e público presente.

Discurso de Daniel Pereira da Cunha - Pré-candidato a vereador pelo PSDB.


Vice-prefeita Luciana Oliveira, Gilsom Professor e Káio Sérgio.



Discurso de Valdeci dos Santos Júnior - Presidente do PSDB. 

A insustentável leveza do ser ou não ser......

A situação, tanto dos companheiros do vereador Edson Barbosa atraves do PV como do professor Wilson Cabral do PMN, naturalmente é em busca de sobrevivência política. Eles sabem muito bem que nesse jogo de interesses partidários para tentar reeleger o pré-candidato do prefeito de direito, o PV e o PMN são os "primos pobres", que terão direito somente as migalhas caídas da mesa real cujo prato principal é a reeleição dos atuais vereadores fiéis do PR. Em outras palavras, eles estão abrindo os braços para não serem engulidos.
Os interesses do PR em reeleger a maioria dos desses vereadores são entre eles: manter o predomínio tranquilo do executivo sobre o legislativo (numa hipotética vitória do prefeito de fato) e aprofundar ainda mais o poço da vaidade do prefeito de direito. Com esse dois objetivos em mãos, o PV e o PMN são, diríamos um "mal necessário", que deve ser aturado, alimentado em gotas, mas não correspondido integralmente como se fará com o PR.
De forma inteligente e prevendo essas mesquinhas armadilhas políticas, tanto o PV como o PMN reforçaram seus quadros partidários para aumentar o volume de sua voz nas decisões mais cruciais, leia-se, formação da chapa majoritária e distribuição dos recursos financeiros entre os candidatos da proporcional. E é justamente nesse ponto que o gargalo se afunila cada vez mais para a situação provocando dissenções naturais.
A utilização da máquina governamental (leia-se secretarias) em benefício de alguns "contemplados" do PR provocará "ciumeiras" e quebra de braço entre os "primos pobres" e o "primo rico". Nesse turbilhão revolto envolvendo interesses pessoais e partidários quem tende a submergir é justamente o candidato da chapa majoritária, que já é pesado por natureza, mas que de repente pode ser "auxiliado" pelos "primos pobres" a descer de vez.
Nesse bafafá, a oposição assiste de arquibancada, crescendo cada vez mais e aceitando de bom grado qualquer "primo pobre" que quiser fazer parte do time, pois como na oposição geralmente os recursos são escassos, essas dissenções são bem menores e deixam bem menos rusgas. Portanto,  tanto o vereador Edson como o professor Wilson estão jogando com as poucas armas que têm em mãos, mas que são poderosas quando partem para o lado contrário. A ausência dos partidários do PV e de parte dos partidários do PMN na convenção do PR é um claro sinal de que a faca é amolada e pode cortar dos dois lados, leia-se chantagem política em busca de espaços negados e privilégios expostos para o PR.
A inabilidade política do prefeito de direito é palpável na medida em que mesmo com duas secretarias negociadas (turismo e habitação) não consegue aplacar a sede do PV e provoca ciumeiras no PMN que não tem nenhuma. Tanto o PV e o PMN sabem que podem cada um desses partidos pode conseguir duas cadeiras na câmara (02 para o PV e 02 para o PMN), mas que de repente se forem atropelados e esquecidos só conseguirão 01 vaga cada um e se suar muito. É ter que conviver com "primos pobres" não é fácil. Que existe solução, claro que existe e está bem vísivel aos olhos. Mas isso faz parte de uma aula que não será dada para a situação.

"Pra ser candidato tem que.....

Segundo o texto de  JESSIER QUIRINO o que o camarada precisa para ser vereador em Baraúna...... com algumas coisitas mais (do poeta desconhecido):
O CABA PRA SER VEREADOR EM BARAUNA PRECISA, NO MINIMO,
 MINIMÓRIO DO SEGUINTE ADJUTÓRIO:
  PRIMEIRO: - COMEÇAR JUNTAR DINHEIRO, PARA DEPOIS COMEÇAR JUNTAR GENTE.
  ENGOLIR MUITA RIMUNHÊTA DE CABRA FALSO, FELAPUTISTA E PIDÃO
- DESATAR NÓ CEGO DE CONVENÇÃO.
- ESCUTAR CAQUIADO DEFICULTOSO DE PARTIDÁRIO QUE SÓ TEM UM VOTO E OLHE LÁ!

- ENTRAR EM EMBUANCIA DE CAMPANHA.
- PROMETER COMO SEM FALTA E FALTAR COMO SEM DÚVIDA
- FICAR REFÉM DA LINGUA DO POVO
- FAZER CONCHAVO COM RESEVISTA DA DITADURA
- DESCAVIAR OS CAMINHO MODE O QUIXÓ DA OPOSIÇÃO.
- RECEITAR PRA MAIS DE MONTE

-ACOMPANHAR ENROLAMENTO DE PAPEL DE JUSTIÇA
- LEVAR FAMA DE TER ESFRATICADO MOÇA DONZELA
- LEVAR FAMA DE SER CORNO, BAITOLA E LADRÃO.
- AGUENTAR FAZIMENTO DE POUCO DE ELEITOR DISBRIADO.
- BOTAR TAMANCA PARA A OPOSIÇÃO

- BATER 500 GUIBONGO PARA XANGOZEIRO
- GRITAR ALELUIA EM IGREJA PEGUE E PAGUE.
- ALEGRAR SESSÃO ESPRITA.
- ASSISTIR MEIA MISSA E SAIR COMUNGADO.
- BATIZAR MENINO FEIO COM NOME DE DESMELIELISON JERRY
- DÁ DE COMER DO BOM E COMER PORCARIA .
- ALMOÇAR EM LATA DE GOIABADA
- DISPRONUNCIAR DISCURSO MAL FEITO DE CANDIDATO TABACUDO

- APLAUDIR DISCURSO DISVIRGULADO SEM RUMO E SEM PONTO FINAL.
- ATURAR CONVERSERO DUPLICADO MESMO DEPOIS DE BANSEIRO
- ATURAR GENTE FURONA E DESCONHECIDA DENTRO DE CASA
- VIVER RINDO E FUMAÇANDO PELO FUNDO FEITO FERRO DE ENGOMAR
- ACABAR SUA L200 ZINHA NA BURAQUEIRA.
- ATURAR BABÕES CIVIS E MILITARES
- BOTA NO BRAÇO MENINO NOVO DO FUNDO CAGADO

- TOMAR CERVEJA QUENTE DE ESPUMA MUCHA
- TOMAR WISK DREHER SEM GELO NUMA XICARA DE LOUÇA COM TIRAGOSTO DE CANGICA
- BEBER NAQUELAS MESONA DE IMBUIA NUMA SALETA ESCURA E ABAFADA ENCOSTADO NUMA CRISTALEIRA E CERCADO DE CABOS ELEITORAIS COM CADA SUVAQUEIRA DE TORAR
- ENTREGAR TAÇA DE CAMPEÃO A TIME SAFADO.
- CHORAR EM VELORIO DE DESCONHECIDO
- PROFESSORAR INICIAIS DE NOME DE CAMPANHA PARA ELEITOR TAPADO

- ESCORREGAR EM LAMA DE ESGOTO
- GRITAR Ó DE CASA EM CASA ÔCA
- SE ABRIR PARA ELEITOR DESABRIDO
- PAGAR CANA PRA PINGUNÇO DESOCUPADO
- FAREJAR POEIRA DE BUNDA EM PALANQUE
- LEVAR DEDADA NO MONOSSÍLABO, CÁ PRA NÓS QUANDO TÁ NOS BRAÇOS DO POVO
- ESCUTAR DESTAMPATORIO DE FUGUETÃO NO PÉ DO OUVIDO,
- MAGOAR O DEDO MINDIM EM PASSEATA

- DURMIR CHIQUEIRADO DA MULHER E DOS FILHOS
- APERTAR A MÃO DE COTÓ
- GANHAR ABRAÇO FEDORENTO.
- RECEITA CAIXÃO DE DIFUNTO E AMBULÂNCIA
- ENFIAR A MÃO EM SACO DE DENTADURA PRA DISTRIBUIR COM A MUNDIÇA
- COMPRAR VOTO EM DIA DE ELEIÇÃO
- ESTELIONATAR VOTO EM BOCA DE URNA
- ENTRAR EM EMBUÂNÇA DE APURAÇÃO

- DÁ COBRO EM VOTO ROUBADO
- APERTAR A MÃO DE TRAIDOR OPORTUNISTA
- E DESPOIS DE ELEITO COMEÇAR ESSA CAMUBEMBA TODA DE NOVO???
- DEUS ME LIVRE DEU SAIR CANDIDATO, CHEGA ME FALTOU SUSPIRAÇÃO E EU VOU PARAR POR AQUI, PORQUE CONVERSA DE POLITICO E IGUAL A COCEIRA SÓ QUER UM PEZINHO E PRONTO.

Flashs da convenção do PSDB....parte 03

Outro flash dos pré-candidatos e da mesa dos trabalhos.
Juventude tucana antes do início da convenção.   
Discurso de Arione Holanda Costa - Pré-candidato do PSDB.  
Ex-secretário de administração Claudemberg Emídio discursando.
Discurso do ex-prefeito Gilsom Professor - Presidente do PMDB baraunense.
Discurso de Taciano Lima - Pré-candidato do PSDB.
José de Araújo Dias (Presidente do DEM) bem a vontade no encontro









 
do PSDB.

















Flahs da convenção do PSDB...parte 02

Discurso de Dedinho (presidente da associação comunitária do Campestre) - pré-candidato do PSDB.

A beleza e a juventude tucana.

Dona Maria de Davi vibrando com o sucesso do encontro do PSDB.

Discurso de Kaio Sérgio - pré-candidato do PSDB.

Discurso de Maninho - pré-candidato a vereador do PMDB.


Povo de pé para ouvir mais atentamente o discurso da vice-prefeita Luciana Oliveira.

Vice-prefeita Luciana Oliveira discursando.
Disposição e simpatia da equipe de apoio tucana.



E aí Paixão...é verdade ou não é?


Animação da juventude tucana.


Discurso de Gelcione (que baixou a lenha na administração municipal sem qualquer moderação) - pré-candidato do PSDB - sendo observado de perto por Claudionor (vereador de Mossoró e presidente do PMDB mossororense).


Flahs da convenção do PSDB...parte 01


Povo aplaudia os discursos.

Visão dos 17 pré-candidatos e da mesa dos trabalhos durante o discurso do presidente do PSC - Luís Soares

Time dos 17 pré-candidatos do PSDB dispostos para a luta.


Povo lotou as 160 cadeiras colocadas e muita gente ainda ficou de pé.


Detalhe da mesa dos trabalhos -da esquerda para a direita: Luís Soares (presidente do PSC), Didi Veríssimo (representante do PT), José de Araújo Dias (Presidente do DEM), Professor Emoção, Maninho, Gilson Oliveira (presidente do PMDB), Valdeci Santos (Presidente PSDB) e Sandro Bezerra (Presidente do PDT).

Vice-prefeita Luciana Oliveira discursando e sendo observada de perto por Luís Soares (presidente PSC), Didi Veríssimo (representante do PT), José de Araújo Dias (Presidente do DEM) e pelo professor Emoção.  

Dona Maria de Davi com 103 anos de idade chegando para ser homenageada durante o encontro do PSDB.


Público lotou a Câmara Municipal em pleno sábado pela manhã.

sábado, 24 de setembro de 2011

Convenção do PSDB lota a câmara em dia de sábado e se transforma em sucesso absoluto...

A convenção do PSDB levou centenas de pessoas a câmara municipal nesse sábado - ainda hoje voces terão acesso em outra postagem a todo o levantamento fotográfico da convenção. O livro de presença registrou 312 pessoas (fora as que não assinaram), além da presença de todos os 17 pre-candidatos a vereador do PSDB, dos presidentes dos seguintes partidos: PMDB, PDT, PT, DEM e PSC. Todos eles utilizaram da palavra, além da vice-prefeita Luciana Oliveira, do vereador Nerivan Cláudio, de Maninho, e do nosso amigo Claudemberg Emídio, o Berguinho.


Na oportunidade também foi homenageada a Sra. Maria de Davi, moradora mais antiga de Baraúna, com 103 anos de idade. Nas próximas postagens iremos mostrar, em fotos, o levantamento completo da convenção para os amigos internautas. Sinceramente não esperávamos a presença de tantas pessoas, num sábado pela manhã onde a maioria das pessoas estão trabalhando, sem mandar nenhum transporte sequer para a zona rural ou conceder qualquer tipo de auxílio-combustível. Agradecemos a todos aqueles que colaboraram, de forma direta ou indireta, para o sucesso desse nosso encontro. Um partido pequeno, em termos históricos em nosso município, mas que já começa a mostrar sua força e querer seu espaço no tabuleiro político baraunense. Aguardem levantamentos fotográficos ainda hoje e nas postagens seguintes....

Dia 24 de Setembro...promessa cumprida....

Como frisei desde o início das postagens desse blog, o PSDB apresentaria 17 pré-candidatos na chapa proporcional para a eleições de 2012 e que essa relação seria divulgada oficialmente nesse dia 24 de setembro, em encontro municipal do partido. Alguns companheiros da mídia duvidaram desse número e constantemente insinuavam que eu ou minha mulher seríamos candidatos nas vindouras eleições, até com uma certa razão tendo em vista as circunstâncias de estruturação de todo um partido oposicionista. Hoje toda Baraúna ficará conhecendo os 17 pré-candidatos a vereador do PSDB e porque eu e Célia, apesar dos insistentes convites, não seremos candidatos nessa próxima eleição.
Quero dizer em momento de reflexão que não foi fácil. É bem diferente quando voce tem toda uma estrutura de uma máquina governamental, onde o poder da caneta e a oferta tentadora de cargos, contratos e horas a mais nos contracheques seduzem com bastante facilidade. Esse chamariz cria uma equipe de pessoas que naturalmente gravita em torno do poder para manter os benefícios financeiros que ajudam no orçamento doméstico. Agora quando voce tem somente o poder da persuação com palavras e argumentações, trabalhando com a esperança futura e fazendo as pessoas acreditarem num projeto inovador,  a coisa é bem mais complicada e sujeita a alterações. Mas já estamos acostumados a trabalhar com poucos recursos e partir para a campanha eleitoral de braços abertos.
Por conta disso é que fizemos reuniões mensais em minha residência desde Abril desse ano, onde a cada reunião era apresentado um novo companheiro ou companheira, onde as indagações, questionamentos e reflexões eram ditas olho no olho, inclusive com a presença da vice-prefeita Luciana Oliveira e de demais companheiros da oposição em diversos desses encontros. A fórmula deu resultado, pois alguns receberam propostas, mas recusaram, acreditando nesse novo projeto de oxigenar a câmara municipal com novos nomes no tabuleiro político, aliado a alguns companheiros mais experientes e que já passaram pelo poder legislativo, onde com uma margem inferior de votos poderiam ter acesso a uma dessas vagas. Em nosso entendimento, o PSDB hoje e com essa equipe, brigará por duas vagas na câmara, podendo atingir a três vagas com a coligação que estamos costurando com partidos aliados da oposição. Eis a relação dos nossos pré-candidatos:

01 - Daniel Pereira da Cunha - Ex-vereador por três mandatos e presidente da câmara.
02 - Arione Holanda Costa  - Ex-vereador por 01 mandato e presidente da câmara.
03 - Francisco Rodrigues Cavalcanti (Chico do Opala) - Já assumiu como vereador suplente - representará a comunidade da Primavera e o segmento dos taxistas.
04 - Miríam - Presidente de entidade rural - representará a zona sul, entre os quais, as comunidade do Poço Novo, Veneza, Boa Sorte e Baixa Branca. 
05 - Juninho do Velame - Já foi candidato a vereador nas eleições de 2008 quando obteve 167 votos. Agora com uma base de apoio maior, tentará mais uma vez representado a comunidade do Velame.
06 - Genilson - Ex-presidente da associação da Fazenda Vila Nova, na zona norte - tentará um mandato pela primeira vez.
07 - Marcelo Câmara - Atual presidente da associação comunitária do Sumidouro - representará as omunidades do Sumidouro, Mato Alto e adjacências.
08 - Dedinho - Atual presidente da associação da comunidade do Campestre -representará as comunidades do Campestre, Juremal e Primavera.
09 - Gelcione - Já foi candidato pela comunidade do Juremal - autor do Blog semmoderação - representará a comunidade do Juremal.
10 - Pinheiro do Banco - Já foi candidato nas eleições de 2004 onde obteve 228 votos - tentará mais uma vez uma cadeira no legislativo.
11 - Gleuma - Trabalha na área da saúde há vários anos em Baraúna.
12 - Cláudia - Também trabalha na área da saúde há vários anos.
13 - Geraldo Paiva - Comerciante e conhecedor da zona rural baraunense - tentará pela primeira vez.
14 - Taciano - Blogueiro - tentará o mandato pela primeira vez.
15 - Emagley - Morador do conjunto Campo Verde - tentará o mandato pela primeira vez.
16 - Kaio Sérgio - Taxista e coordenador de eventos - tentará pela primeira vez.
17 - Francisco Francinaldo (Doutor) - Morador do conjunto Cinderela - da família Tintino - tentará o mandato pela primeira vez

É prematuro afirmar o potencial de votos desse grupo, haja vista que, numa campanha eleitoral entram diversas variáveis na análise, desde o desempenho pessoal de cada candidato até o desempenho da chapa majoritária. Mas com nossa orientação e empenho batalharemos para conseguir as 02 cadeiras pretendidas (isso em caso de sairmos sem coligação) e por 03 vagas (caso selemos a coligação definitivamente). A sorte está lançada.



sexta-feira, 23 de setembro de 2011

"o que os próprios companheiros da situação pensam do pré-candidato dos ricos de Mossoró....

"não sei porque não está transformando esta administração em votos para o seu candidato Isoares Martins, este a 14 meses da eleição é um candidato que poderíamos chamá-lo de pesado....Porque Isoares não demonstra nas pesquisas o que a administração de Aldivon Nascimento demonstra na prática administrativa, o governo de Aldivon está travado e não faz política, seus vereadores são beneficiados pela máquina , mas não pedem votos e nem transferem para o candidato Isoares....Marcos Antônio está preocupado somente com a sua candidatura e esquece Isoares.....Luís Carlos, um homem enjoado detém em sua mão três pastas, a Chefia de Gabinete, a Secretaria de Obras e a Secretária de Administração, é o maior cabo eleitoral da oposição, pois, trata o eleitor muito mal e espanca até este blogueiro com sua ignorância, o eleitor tem medo de falar com ele.....Mara Rúbia outra enjoada que fica na ante sala de Aldivon, faz a listagem da erradicação das Casas de Taipa, mas só pede votos para Flávio Matias.... Sigifredo não tem o poder de inscrever um só mutuário, tudo é com a enjoada Mara, me disse que está para deixar a secretaria, pois, para ele só sobrou os pepinos das invasões das Casas de um conjunto Novo..... na secretaria de Saúde o competente Ireno administra com dificuldades, pois, há a  sombra de servidora de carreira que é ligada a Isoares que manda mais do que ele, houve avanços na saúde de Baraúna, mas estes avanços não foram transformados em votos....Madalena faz um bom trabalho na Agricultura e Meio Ambiente, mas graças a parceria que mantém com Emater, seus projetos são travados por Aldivon que negá-lhe verbas para fazer um bom trabalho.... já a pasta de Turismo de Edson Barbosa também está travada, se Edson consegue algum voto é para ele e jamais para Isoares.....Isoares atravessa um momento inédito, responde pela rejeição dos seus secretários e do prefeito Aldivon, este engole um boi, mas na hora de fazer política se engasga com um mosquito, quantos aos  partidos da base há uma grande insatisfação, pois, o prefeito diz na cara da gente que só tem compromissos com os candidatos a vereador do seu partido o PR...... PMN, PV e PSB são primos pobres deste governo, eu estou estimulado com a minha candidatura e desestimulado com a candidatura de ISOARES.... (Wilson Cabral..22.09.2011 - Blog Baraunanoticias).

"É preciso nivelar a atenção aos correligionários e principalmente aliados. O tratamento do governo municipal tem que ser igual e sem distinções.....(Edson Barbosa...22.09.2011..Blog Barauna em dia).  
 
Bom, será que é preciso mesmo fazer algum tipo de comentário a respeito? acho que não, pois as entrelinhas já dizem tudo...

Convite para o encontro do PSDB e PDT nesse sábado....

Será realizado nesse sábado, a partir da 09:00 h, o encontro municipal sobre cidadania, em conjunto, do PSDB e do PDT. A organização do evento promete várias "surpresas" que certamente irá agradar o público presente. A presença do deputado federal Rogério Marinho já esta assegurada, assim como de autoridades municipais convidadas, entre as quais a vice-prefeita Luciana Oliveira, vereadores da câmara municipal e presidentes partidários. A população baraunense foi convidada e certamente se fará presente.
Na oportunidade será apresentado oficialmente o diretório do PSDB e do PDT, assim como dos pré-candidatos à chapa proporcional dos dois partidos nas vindouras eleições de 2012. Contamos com sua presença, amigo internauta..


"Rapidinhas da sexta......"

Eita que nem começou a campanha eleitoral e os partidos da situação estão brigando que nem cão e gato, se fatiando mais que queijo mussarela...O PR quer reeleger seus vereadores lagartixa de plantão e o PV e o PMN que se explodam....o único papel que esses partidos subalternos teriam no tabuleiro político era votar no pré-candidato dos ricos de Mossoró....Eles sabem muito bem que Wilson, Edson e Ailton dão "problemas" de vez em quando...por isso os lagartixas estão em alta no planejamento político de 2012.....

Foi feita uma reunião, as pressas, com todos esses partidos para trazer gente para a convenção do PR no domingo...não basta somente os ônibus da zona rural e a obrigação de todos os comissionados e os contratados comparecerem (senão acaba a boquinha).....foi vazado o esquema de que quem trouxer mais de 10 pessoas receberá um "pagamento".....Encontramos diversas pessoas que asseguraram que iriam pois queriam receber o "cacauzinho", mas que seus votos estavam guardados para a "mãe dos pobres".....difícil é saber quando essas pessoas receberão....

A necessidade urgente dessa reunião em massa de pessoas na câmara é para tentar passar uma ilusória imagem no marketing político de populismo do atual governo municipal que não existe...a mesa do prefeito quase rachou essa semana por um murro prepotente dado pelo pré-candidato dos ricos ao tomar conhecimento de uma pesquisa de intenções de votos que dava mais de 80% de preferência para a "mãe dos pobres"....acham que colocando gente na câmara e dando comida e bebida de graça para o povo no domingo vão reverter a imagem pesadíssima do pré-candidato dos ricos que de uma forma arrogante não quer aceitar críticas de ninguem, somente elogios dos babões de plantão.....é o que se chama de vitória de Pirro..

Essa semana o pré-candidato dos ricos, numa tentativa desesperada de se popularizar a qualquer custo, inventa de jogar futebol com um time de veteranos de Baraúna...fez doação do terno de futebol e da bola...quando entrou os 10 jogadores em campo, ele indagou para o companheiro Ticão quantos votos ele teria entre os 10 futebolistas presentes...Ticão responde: olhe, contando com o seu próprio, voce tem dois votos aqui..os outros 08 votos são para a "mãe dos pobres"...o pré-candidato enguliu a seco o que não queria escutar....

A enquete realizada por esse blog sobre os problemas da saúde no município de Baraúna apontou a má administração dos recursos públicos é o maior problema (com 85% dos votos dados pelos internautas);em segundo lugar apareceu a necessidade de um melhor atendimentos nos postos de saúde (com 39% dos votos dados pelos internautas) e em terceiro lugar ficaram empatados a necessidade de mais médicos para atender a população e a ausência de medicamentos na farmácia básica (com 32% dos votos dados pelos internautas).

quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Denúncias na saúde municipal...

Segundo informações coletadas pelo blog, alguns pacientes estariam sendo obrigados a sentiro mau cheiro insuportável de uma fossa estourada em um dos banheiros do hospital. O fato estaria agravando a saúde de alguns pacientes e deveria ser analisado pelo conselho municipal de saúde.
Outra denúncia seria sobre a dupla função que o motorista da ambulância estaria desempenhando: dirigindo e ao mesmo tempo adotando a função de enfermeiro. O fato aconteceu nas proximidades da comunidade da Primavera. Mas o salário continua o mesmo.....

"Rapidinhas da quinta....."

O PDT de Sandro Bezerra, que está sorrindo de orelha a orelha, se fortalece com a chegada de novos companheiros dispostos a serem canditados a vereador. Parabéns companheiro pela manutenção de seus princípios....

Um determinado formador de opinião, que anda de boteco em boteco, de casa de jogo a casa de jogo em Baraúna, andava intrigado com o que escutava e finalmente tomou a decisão de apoiar a "mãe dos pobres". Mas o que aconteceu para voce tomar essa decisão? indagaram os amigos. Olha em toda casa de jogo que vou, numa rodada de Cavalo a "mãe dos pobres" só aparece na forma de Coelho e o pré-candidato dos ricos de Mossoró só insiste em ser Avestruz. Vá lá entender essa lógica....

Encontro do PSDB gera expectativa.....

O encontro municipal do PSDB e PDT em Baraúna, no próximo sábado, dia 24 de Setembro, a partir das 09:00 h, tem gerado expectativas acima do esperado pelo situacionismo como se fose um embate eleitoral, em plena campanha eleitoral. Não temos essa pretensão de "medir forças" até porque ninguém em sâ consciência medirá forças contra uma estrutura em logística utlizada por uma prefeitura municipal, ainda mais fora do período eleitoral.
O PSDB cresceu utilizando a estratégia da verdade, dita olho no olho, com reuniões mensais e periódicas em minha residência, onde também os companheiros da oposição de outros partidos participavam. Foi criada a necessidade de conjunto e equipe, que se fortaleceu e fez nascer uma união de 17 pré-candidatos que não "se venderam" e não se deixaram levar por promessas ilusórias típicas de pré-candidaturas majoritárias pesadas que patina no pântano e não consegue chegar na planície. Mesmo com as promessas de "contratos meia-boca" na prefeitura (que depois são cortados sem dó e sem piedade logo que passa o período eleitoral como bem já sabemos) não foi possível desestruturar esse grupo.
Entretanto o que tenho dito desde o ínício das postagens desse blog (e qualquer leitor pode pesquisar) é que o PSDB apresentará um conjunto de pré-candidatos completo, com 17 pessoas de diversos setores e lugares do município dispostas a abraçar a bandeira da oposição. Quanto a participação de outros companheiros da oposição (do PT, do PMDB, do PDT, do DEM e do PSC) serão muito bem vindos. A união de tendências ideológicas tão diversas em prol da oposição evidencia claramente a necessidade premente de mudanças no modelo administrativo municipal. Quem vier ao encontro perceberá a simplicidade dos amigos do PSDB no intuito de apresentar novas propostas para esse novo modelo que priorize as pessoas, em primeiro lugar. Contamos com todos os amigos leitores nesse encontro, 

terça-feira, 20 de setembro de 2011

"Claudemberg Emídio,o Berguinho, do PSDB, desponta como uma boa opção para vice da oposição.....

Em enquete realizada pelo blog semmoderação do companheiro Gelcione sobre a opinião dos internautas para um possível vice na chapa da "mãe dos pobres", o nome do companheiro Claudenberg Emídio, o Berguinho, do PSDB, despontou em primeiro lugar na preferência dos internautas com 44% de intenções de votos. O nome de Berguinho vem crescendo bastante nos últimos tempos e promete ser uma das boas opções da oposição na formação da chapa majoritária.
Em segundo lugar, mesmo sem ser candidata e nem ter pretensões nesse sentido, apareceu o nome de Célia Bezerra, também do PSDB, com 31 % de intenções de votos dos internautas. Nós agradecemos as lembranças dos amigos pelo nome de minha esposa, mas ela está totalmente descartada da formação da chapa majoritária por opção familiar e pessoal. Em terceiro lugar apareceu o nome do advogado Fábio Moura com 14% das intenções de votos e 8% dos internautas acham que deve ser um outro nome diferente dos anteriores.
Embora seja apenas um indicativo e com as falhas atinentes as enquetes realizadas pela internet, além das ausência de outros nomes que poderiam ter sido mencionados, o resultado já evidencia que o nome do companheiro Berguinho pode crescer bastante no eleitorado oposicionista, além do apoio do partido (PSDB) que lhe será dado, caso se concretize uma possível formação dessa chapa no futuro. Ainda é muito cedo, mas quem é coxo parte antes. Parabéns Berguinho pelas lembranças do eleitorado....

A questão da sombra que manda...

Uma das principais indagações que são feitas com relação as eleições de 2012 está relacionada a questão de quem realmente vai mandar. Nos últimos dez anos, Baraúna passou pelo ciclo dos prefeitos de fato e de direito. Ou seja, se elegia um determinado candidato, mas quem mandava era outra pessoa, notadamente o tesoureiro municipal ou secretário de finanças. Isso aconteceu com Gilson Professor em seu segundo mandato (2001 a 2004) e voltou a acontecer com o atual prefeito de 2007 em diante. O candidato é eleito, mas quem realmente manda e decide é a "sombra".
Isso poderá vir a acontecer novamente? Essa é a grande preocupação que os eleitores que estão decididos a votar com a "mãe dos pobres" teimam em indagar? a senhora se eleita vai realmente mandar ou Geilson vai voltar a mandar e desmandar na prefeitura como fazia no passado? Em todas as reuniões da oposição que tem participado, a "mãe dos pobres" tem reforçado a sua opinião de que Geilson Medeiros não participará de sua administração, caso seja eleita. Esse posicionamento é fruto de decisão familiar, amparada no fato de que hoje Geilson Medeiros já tem uma carreira totalmente voltada para atividades empresariais em Natal, além de outras questões de foto íntimo que não cabe aqui mencionar.Mas numa coisa a vice-prefeita, que já ganhou a titulação de "mãe dos pobres" dada pelos mais humildes baraunenses é bastante incisiva: Ele não participa de meu governo e ponto final. Agora, os correligionários passam a acreditar e os adversários vão continuar a duvidar. Isso faz parte do jogo político. Agora um fato é verdadeiro: se voce perguntar a qualquer cidadão baraunense, seja de qualquer segmento social, sobre quem realmente manda na prefeitura de Baraúna atualmente, a resposta será unânime: não é aquele que foi eleito. Isso é uma constatação e um fato. Agora se Geilson vai participar ou não da próxima administração passa a ser somente um exercício de futurologia, ou seja, somente conjecturas.

"O porquê do fracionamento...."

Um amigo me indagou sobre minha convicção da fragmentação de cadeiras do legislativo nas próximas eleições de 2012. Ora, está óbvio e baseada em dois pilares do raciocícínio lògico. Vejamos:

em 2008 as perspectivas vigentes nas rodas de discussões políticas sobre as cadeiras do legislativo já era de supremacia da situação, esperada em 7 a 2. Esperava-se que o DEM elegesse pelo menos 01 e o PT também chegasse a eleger 01 candidato. Entretanto isso não aconteceu tendo em vista que o DEM saiu com um número mínimo de candidatos (não chegou a 08 candidatos que alcançaram um total de 997 votos, não atingindo portanto sequer o quociente partidário para eleger 01 vereador) e o PT, apesar de ter saído com um número maior de candidatos (mais de 10), atingiu somente 594 votos, ou seja, menos da metade necessária para se atingir o quociente partidário para eleger 01 vereador. Se a oposição representada por esse dois partidos na época tivesse se unido numa coligação para proporcional, teriam ultrapassado com folga o quociente partidário com 1.591 votos e eleito tranquilamente 01 vereador. Como lançaram candidatos individuais na majoritária, prejudicaram a chapa proporcional. A situação agiu de forma inteligente e compôs duas coligações PR/PMDB e mais outra com PC do B e PV em torno de 01 só candidato a prefeito.  Resumindo: goleada da situação que elegeu os 09 vereadores e reeleição do prefeito com mais de 5.000 votos de maioria.

Atualmente o quadro está muito diferente. Em primeiro lugar o PMDB hoje é oposição e sairá com um quadro próprio de mais de 12 candidatos a vereador. A oposição conta ainda com o PSDB com 17 pré-candidatos, o PT que deverá lançar mais de 10 candidatos,o PDT que deverá contar com 03 a 04 candidatos. Resta ainda o DEM e o PSC que deverão lançar candidatos a proporcional. Outro fator importante é que foram estruturados dois partidos na situação, PV e PMN, que não tem interesse em coligações, pois não "querem enfeitar boneca para os outros usar". Portanto, de certa forma, os votos passam a ser fracionados e suas sobras não servem para as coligações. Outro detalhe é que saíram vereadores da situação para a oposição, tais como Nerivan, Adjano, Ritinha e Marcos Churrasco, que juntos somaram quase 2.500 votos para o lado situacionista em 2008.
Penso que com esse fracionamento partidário e uma quantidade superior a 80 candidatos a vereador, dificilmente teremos candidatos com mais de 700 votos. E como cada partido, ao atingir 1.250 votos (que será possivelmente o quociente partidário em 2012) terá direito a colocar 01 vereador, o fracionamento vai permitir que diversos partidos ocupem lugares na câmara municipal. Daí a lógica, ou como diria os advogados, salvo melhor juízo.

O quadro real e o imaginário....

Depois de examinar atentamente a relação dos possíveis pré-candidatos do PR divulgada pelo blog do Vereador Edson Barbosa, percebo que a análise que fiz recentemente sobre as possbilidades de cada partido ganha ainda mais consistência. Nenhum partido ou coligação conseguirá fazer mais que 04 vereadores, no máximo (e isso levantando as mãos para os céus e agradecendo por cada voto recebido dos eleitores). Com exceção dos nomes de Neusa, Marcos Antonio, Robertão e Flávio Matias (que irão disputar com unhas e dentes as 03 ou 04 vagas disponíveis para o PR) não percebo outro nome no PR que possa "morder" uma dessas vagas. O nome de José Ivan é excelente, mas a zona norte também será fragmentada pela quantidade de candidatos a vereador. Na oportunidade passada (2008), sua filha, Divanise, praticamente dominou a região. Hoje o quadro é bem outro. Helena de Lair e Jair de Jiscal correm em segundo plano.Podem surpreender? podem, mas acho que os "privilégios embutidos" serão destinados para o vereadores de mandato (embora o discurso negue isso peremptoriamente) lhes tirando qualquer chance.Quanto aos demais estarão compondo para somar votos em prol do quociente partidário. Posso estar enganado? posso, tranquilamente, mas peço aos amigos do PR que não se ofendam com essas previsões, mas guarde esse comentário e me mostrem depois das eleições de outubro de 2012. Se eu estiver errado em mais de 80% por cento do que comentei aqui, darei minha mão a palmatória.
Quanto ao PSB com Júnior Abreu e José Bezerra, sinceramente, não percebo grandes possibilidades de conseguir "beliscar" uma das vagas nessa composição como PR. Apesar de serem bons nomes, mas serão "engulidos" pela campanha autofágica do PR em busca da própria sobrevivência. Quanto a José Bezerra, se sair candidato a vereador, a divisão dos votos familiares com Robertão irá prejudicá-lo (embora o mesmo aconteça com Robertão também). Mas eleição é eleição e tudo pode acontecer. Vamos em frente.

segunda-feira, 19 de setembro de 2011

"Desafiando a lógica...."

Algumas análises realizadas pelos especialistas de plantão beiram o absurdo ou desafiam qualquer lógica política. Ora, quem de sã consciência iria deixar de ser candidato pelo PDMB, partido histórico de Baraúna, que, seja quem for o candidato já tem no mínimo 3.500 votos de lambuja guardados na gaveta, para ser candidato pelo PSB sem grupo nenhum e sem simbolismo partidário em Baraúna? teria que ser muito "burro" mesmo. Ora se somente o "cheiro" do verde em 2008 ajudou a reeleger o atual prefeito, imagine as cores do partido sendo empunhadas diretamente pelos "bacuraus" de plantão. Outro detalhe: a única vez que Sandra Rosado foi a deputada mais votada em Baraúna foi justamente com o apoio direto de Luciana Oliveira, a "Mãe dos Pobres".
Outra mentira que tentam passar para a população é o fato de que o município deixou de ter vice-prefeita. Ora se nem sequer a ficha de desfiliação foi excluída dos registros do PSB e se nem sequer o processo de infidelidade partidária teve início, que terá terá ainda amplo direito de defesa com prazos a serem respeitados e estabelecidos conforme preceitua a legislação eleitoral, como suspender salários ou "deduzir" que não existe mais o cargo eletivo dado pelo povo baraunense. A vice-prefeita continua sendo Luciana Oliveira, mesmo ela não querendo aceitar "os novos tempos fajutos" encabeçados pela dupla de sócios comerciais importados de Mossoró. Outro detalhe: quando o povo quer não tem jeito, basta ver o que aconteceu com Rosalba Ciarline que venceu a tudo e a todos, inclusive os delirantes analistas visionários de plantão que diziam que Iberê viraria o jogo com suas obras e seus prefeitos de plantão. Mero engano.
O apoio de Henrique Alves foi decisivo para que o PMDB ficasse com Luciana Oliveira e tem mais: Garibaldi foi bastante incisivo ao dizer: nunca mais ficarei contra Henrique, em nenhum lugar. E sem gaguejar.

"Música da semana...a festa...

Festa no gueto
Pode vir, pode chegar
Misturando o mundo inteiro
Vamo vê no que é que dá...
Hoje tem
Festa no gueto
Pode vir, pode chegar

Misturando o mundo inteiro
Vamo vê no que é que dá...
Tem gente de toda cor
Tem raça de toda fé
Guitarras de rock'n roll
Batuque de candomblé
Vai lá, prá ver...

A tribo se balançar
E o chão da terra tremer
Mãe Preta de lá mandou chamar
Avisou! Avisou! Avisou! Avisou!...

Que vai rolar a festa
Vai rolar!
O povo do gueto
Mandou avisar...(2x)

Festa no gueto
Pode vir, pode chegar
Misturando mundo inteiro
Vamo vê no que Oh! Oh!...
Hoje tem
Festa no gueto
Pode vir, pode chegar
Misturando o mundo inteiro
Vamo vê no que é que dá...

Tem gente de toda cor
Tem raça de toda fé
Guitarras de rock'n roll
Batuque de candomblé
Vai lá, prá ver...
A tribo se balançar
E o chão da terra tremer
Mãe Preta de lá mandou chamar
Avisou! Avisou! Avisou! Avisou!...

Que vai rolar a festa
Vai rolar!
O povo do gueto
Mandou avisar...(2x)

Vem! Vem! Vem!
Na Na Na na na
Tá bonito, tá bonito
Tá beleza
Na Na Na Na Na
Na Na Na Na Na
Na Na Na Na Na
Simbora! Simbora! Simbora!...

Tem gente de toda cor
Tem raça de toda fé
Guitarras de rock'n roll
Batuque de candomblé
Vai lá, prá ver...
A tribo se balançar
O chão da terra tremer
Mãe Preta de lá mandou chamar
Avisou! Avisou! Avisou! Avisou!...

Que vai rolar a festa
Vai rolar!
O povo do gueto
Mandou avisar...(3x)
Que vai
Que vai rolar a festa
Vai rolar!
O povo do gueto
Mandou avisar...

domingo, 18 de setembro de 2011

Rapidinhas da segunda..."

A expectativa é grande para o encontro do PSDB baraunense, onde o diretório e todos os pré-candidatos estão engajados na divulgação do evento. A organização do evento trabalha a pleno vapor e é esperada a presença de centenas de pessoas na câmara municipal no próximo sábado, dia 24 a partir da 09:00 h. Na oportunidade também será acolhida a filiação do mais novo companheiro, Claudemberg Emídio, o Berguinho, que virá somar forças com o grupo oposicionista do PSDB em prol de um novo modelo administrativo para Baraúna....

Apesar de não termos em mente sairmos candidatos a nada nessas eleições municipais de 2012 por opções pessoais, mas nossos nomes, tanto o meu como o da minha esposa Célia Bezerra continuam a não ser esquecidos nem pelos correligionários e nem pelos adversários...agradecemos aos amigos pelas lembranças e percebemos sinais de preocupação, temor ou estratégias fracassadas nos adversários para tentar desarticular um grupo que cada vez está mais unido...Como quando entramos numa campanha política geralmente é para não perder, talvez daí venha a preocupação....

O PT poderá sair com 10 a 12 candidatos a vereador nas eleições de 2012 e terá um papel importante na oposição baraunense. O partido está sendo bem conduzido pelo companheiro Ruberlânio, com o auxílio constante de Didi Veríssimo e do ex-candidato a prefeito Lisboa.

A jaca quando é muito grande geralmente racha..decifra-me ou te devoro.....

Não se bate em quem já está morto....decifra-me ou te devoro.....



Luciana Oliveira, a mãe dos pobres, recebe convites de todos os recantos....

Se a vice-prefeita Luciana Oliveira conseguisse atender a todos os pedidos de comparecimentos a almoços, batizados e festividades que lhes são enviadas, não teria tempo para mais nada. Os convites estão vindos de todos os recantos baraunenses que querem ouvir uma palavra de carinho e o sorriso da "Mãe dos Pobres". As manifestações populares são expontâneas e reforçam a imagem carismática dessa mulher baraunense que sempre atendia aos irmãos conterrâneos com delicadeza, atenção e um sorriso nos lábios , humilde e nascida na zona sul do município. Essa é daqui...é da gente....

sábado, 17 de setembro de 2011

Qual a fórmula do blog ter sucesso?

Estamos completando 60 dias do blog baraunaatual e estamos atingindo a marca dos dez mil acessos, com um número crescente de acessos diários. Em primeiro lugar queremos agradecer ao amigo leitor pelas consultas a esse informativo que caracteriza duas coisas: a credibilidade das informações e o acesso a sua voz.
Claro que esse blog tem o papel tipicamente oposicionista em termos de administração municipal, assim como tem outros que defendem. Fato natural num regime democrático. Os que defendem, procuram elogiar os atos administrativos; os que criticam procuram apontar os erros e as ausências. Entretanto, até hoje, eu não ví ninguém reclamar de elogios, mas todos, indubitavelmente, questionam as críticas quando lhes são dirigidas, por mínimas que sejam. Por isso, é bem mais difícil estar no papel de oposicionista, pois invariavelmente as críticas administrativas não são aceitas e algumas pessoas começam a esquecer o lado político e procuram atingir o lado pessoal como uma forma de atacar e não se deixar por vencido no campo das idéias.
Mas penso que esses nível de acessos está principalmente vinculado ao aspecto democrático da publicação dos comentários de seus leitores, que externam seus pontos de vistas contrários ou favoráveis as idéias publicadas. Alguns rebatem, outros reforçam, outros ficam neutros. Mas todos querem participar. Apenas não publico acusações sem provas (inclusive vários deles envolvendo pessoas da situação com a qual não simpatizo, mas que envolve acusações graves e sem documentos comprobatórios) ou comentários recheados de palavrões procurando atingir a honra de pessoas. Vários desses comentários inclusive me criticam, me contestam, e mesmo assim os publiquei, pois faz parte do jogo democrático. Alguns deles eu contra-argumentei pois faz parte também do jogo democrático.
Mas acima de tudo está a necessidade da informação política tanto de um lado como de outro. Não é justo termos somente um lado da moeda. A democracia exige que os dois lados sejam ouvidos, principalmente os seus leitores. Como já disse nesse blog me referindo a um grande pensador: "posso não concordar com nenhuma de suas idéias, mas daria minha vida para que voce tivesse o direito de dizê-las ou defendê-las". Só que isso na teoria é uma coisa, mas quando colocamos na prática é outra bem diferente. Todos na verdade querem que o seu ponto de vista seja o correto, ignorando as demais opiniões. Instalar essa cultura da diversidade e o rodízio dessas idéias talvez explique um pouco dessa quantidade de acessos nesses últimos 60 dias. Obrigado a todos voces, gostando ou não de mim, e continuem acessando, criticando, elogiando, mas participe.

"Rapidinhas do sábado...."

O pré-candidato a vereador Daniel Pereira, do PSDB, muito animado com o encontro municipal do PSDB no próximo dia 24 de Setembro. Daniel tem sido um guerreiro na organizaçao do encontro, juntamente com Kaio Sérgio, o novo integrante dos quadros do PSDB, Claudemberg Emídio, o Berguinho e o companheiro Leodécio. O encontro promete várias surpresas.

Decisão acertada do compadre Ailton Lopes em se filiar ao PV. O "baixinho" quando entra na luta é para ganhar e brigará, em nosso entendimento, por uma das duas vagas de vereador que o PV pode abocanhar nas eleições de 2012. Sua filiação ao PR o deixaria a "reboque" das decisões do chefe do poder executivo, que diz uma coisa hoje e faz outra amanhã.

Por falar nisso, peço aos leitores desse blog de quinta categoria que anotem, guardem e me lembrem depois se estiver errado: nenhuma coligação fará mais do que 04 candidatos a vereador, seja de que lado for. O fortalecimento dos partidos tidos como "pequenos" e os "olhos abertos" para as coligações indesejadas permitem antever uma miscelânia de eleitos de diversas tendências partidárias. A partir da montagem do quadro atual percebo as seguintes possibilidades (mas posso estar errado, afinal de contas são apenas palpites): Coligação PR-PSB com 22 candidatos (elege entre 03 a 04 vereadores); PV sózinho: elege entre 01 a 02 vereadores: PMN sózinho: elege entre 01 a 02 vereadores; PSDB-PDT-PT com 22 candidatos: elege entre 02 a 03 vereadores; PMDB sózinho: elege entre 01 a 02 vereadores. O DEM  e o PSC na atual situação não elegem ninguém, a não ser que se coligue com outro partido. Qual será o quadro real? O desempenho na campanha dos candidatos da proporcional e da majoritária pintará o real quadro e as urnas dará a chancela definitiva. A sorte está lançada.

Luciana Oliveira, "a mãe dos pobres", já está filiada no PMDB e disposta a ir pra luta em favor dos humildes...

A vice-prefeita de Baraúna, Sra. Luciana Oliveira já assinou ficha de filiação no PMDB, abonada pelo deputado federal e futuro presidente da câmara federal do Brasil, Henrique Alves. O ato foi acompanhado pelo ministro da previdência Garibaldi Alves Filho, o senador de 1 milhão de votos, que também aprovou a filiação da "mãe dos pobres baraunenses" e já lançou Henrique como candidato a senador em 2014. Presentes também na ocasião o deputado estadual Walter Alves e Gustavo Fernandes também do PMDB. Luciana Oliveira, pré-candidata a prefeita de Baraúna, deverá contar com o apoio previsto de 05 partidos da oposição e quase 50 candidatos a vereador.
Quanto as especulações sobre a possível perda de seu mandato como vice-prefeita requisitada pelo PSB (seu partido anterior) é uma faca de dois gumes. Primeiro porque a vice-prefeita não tem suplente; segundo devido aos trâmites judiciais para a decisão final que termina demorando anos; terceiro a possibilidade de vitimização da mesma pelo ato da cassação que poderá lhe render mais votos ainda no período eleitoral. Entretanto Henrique Alves e Gustavo Fernandes asseguraram que apoiarão Luciana Oliveira com unhas e dentes em Baraúna e quem fala assim não é gago.

Pesquisa mostra que Mossoró aprova o governo da Rosa...

Pesquisa efetuada pelo instituto Consult atestou que a sociedade mossoroense está aprovando o governo de Rosalba Ciarline, apesar de todas as dificuldades que encontrou devido aos "rombos orçamentários" deixados pelo governo anterior, ou seja, o RN estava praticamente falido, as medidas de austeridade tomadas pela governante foram alvos de críticas ferrenhas dos adversários que não se conformavam com a derrota nas urnas impostas pelo povo. Entretanto quando o povo  quer não tem jeito que dê jeito. Desafia os futurólogos de plantão e evidencia que os "discursos fáceis e criativos" tentando criar cenários caóticos, muitas vezes não correspondem a realidade de sentimentos vivenciada pela sociedade. Eis o resultado apontado pela pesquisa no item aprovação:

“De um modo geral, o (a) senhor (a) aprova ou desaprova como está sendo o governo da governadora Rosalba, para o Rio Grande do Norte?”
Vamos às respostas:
Aprova – 56,67%
Desaprova – 32,17%
Sem opinião formada – 11,17%

Encontro do PMDB em Mossoró...

PMDB faz Encontro Regional bastante concorrido

O PMDB faz um Encontro Regional diferenciado, hoje, em Mossoró. Desde meados da tarde que espaço no Garbo Recepções e Eventos (Hotel Garbos) tem intensa movimentação.
Nomes como o senador Valdir Raupp (PMDB-RO), senador-ministro Garibaldi Filho (PMDB) e o deputado federal Henrique Alves (PMDB) participam do encontro.
Delegações de vários municípios das regiões Oeste, Salineira e Vale do Açu prestigiam a iniciativa.
O ponto negativo é a infinidade de oradores, o que foi suficiente para esvaziar – já agora no início da noite – boa parte do plenário.
Na mesa principal do encontro, além de Raupp, Garibaldi e Henrique, os deputados estaduais Walter Alves (PMDB), Leonardo Nogueira (DEM) e Gustavo Fernandes (PMDB). O ex-deputado estadual e dirigente do Dnocs, Elias Fernandes (PMDB).
Também reforçam a mesa a presidente local do partido, Izabel Montenegro; vice-prefeita Ruth Ciarlini (DEM) e prefeita de direito de Mossoró, Fátima Rosado (DEM), a “Fafá”, entre outros.
O cerimonial anunciou que foram filiados 429 novos nomes ao partido, entre eles o ex-presidente da Câmara de Mossoró, Claudionor dos Santos (que saiu do PDT).
Saiba mais sobre esse evento, ainda hoje, nesta página:
- Garibaldi aponta Henrique para o Senado;
- Deputado defende união entre DEM e PMDB em nome de “afinidades”.
Extraído do blog de Carlos Santos