Prezados leitores desse blog esmiuçado. A partir de hoje iremos dar, em várias dicas, alguns procedimentos e ações na campanha eleitoral que auxiliam na eleição de 01 vereador. Essas dicas, além de várias informações adicionais que serão postadas futuramente, serão importantes para o sucesso de sua campanha:
COMO SE ELEGER VEREADOR
ALERTAS - COMPORTAMENTOS E PROCEDIMENTOS DO CANDIDATO.
ALERTA 01 – você esta sendo filmado.
Decidida a candidatura o(a) “cidadão(a) torna-se público(a)”. Os seus atos (palavras, modo de vestir, procedimentos e comportamentos) serão observados – principalmente pelos seus adversários ). É recomendado, antes da proposta da candidatura, que se faça uma retrospectiva dos acertos(virtudes) e erros (defeitos) cometidos durante toda a sua vida.
ALERTA 02– Se prepare para falar para grupos de pessoas.
O objetivo da candidatura é a obtenção de votos. Ok! Para conquistá-los “votos” é necessário o convencimento do eleitor,ou seja, fazê-lo acreditar nas propostas que lhe esta sendo apresentadas. Para isso, torna-se necessário conhecer um “pouquinho” das técnicas de oratória e de relações humanas, além das ações da campanha.
Observações: A oratória é um método de discurso. A arte de falar em público. É um conjunto de regras e técnicas que permitem apurar as qualidades pessoais de quem se destina a falar em público. O treinamento de técnicas de oratória pode fazer de qualquer pessoa um orador. O roteiro pode ser chamado de “guia dos fatos e dos motivos”. Ele impede de falarmos demasiadamente sobre uma idéia, negligenciarmos idéias importantes, sermos obrigados a concluir antes de terminarmos o assunto ou abordarmos a palestra porque o tempo acabou e não sabemos como terminar. Três idéias bastam para que a pessoa comum absorva todas as informações numa palestra.
ALERTA 03 - Note eAnote.
(01) críticas a adversários:
Evite criticar diretamente adversários. Isso prestigia de forma indireta o seu oponente.
(02) assumir compromissos futuros:
Não assuma compromissos que não possa realizá-los “com certeza” futuramente.
(03) comprometer-se com dívidas:
Só assuma compromissos de campanha, quando envolva “dinheiro” e desde que permissíveis pela legislação eleitoral, se puder cumpri-los nas datas previstas.
(04) preparar-se para as visitas e reuniões:
Só faça visitas ou participe de reuniões estando preparado para os diversos assuntos que poderão ser abordados.
(05) ser humilde no saber:
Não seja o “sabe tudo”. Tenha humildade. Dizer:“não sei”, não é nada feio; agora, dizer que sei não sabendo “a coisa pega”.
(06) preparação da proposta de trabalho se for eleito:
Tenha um plano ou proposta para depois de eleito.
(07) dinâmica de trabalho durante a campanha:
Não seja “preguiçoso”. Trabalhe. Ande bastante. Acorde cedo e durma tarde. Acabaram-se os domingos e feriados de “pernas pro ar”.
(08) tempo certo de permanência nas visitas e reuniões:
Tenha a seu lado alguém para tirá-lo de “enrascadas” (pedidos impossíveis de atender, discussões sem fim, etc);
(09) transmitir segurança:
Esteja de bem com a vida. Transmita alegria, segurança e esperança.
(10) não confundir liderança com conquistas amorosas:
Não abuse da condição de “candidato”. Trate com muito respeito o (a) eleitor (a) do outro sexo.
(11) otimismo de vitória:
Não acredite “no já ganhei”, mas transmita, principalmente a sua equipe de trabalho, a possibilidade de ganhar.
(12) domínio dos assuntos a serem discorridos:
Quando falar em público planeje os assuntos a serem abordados (não é nada feio ler os principais tópicos para não perder a seqüência), de acordo com o público que irá ouvi-lo e o local onde será realizado.
Bom, em breve voltarei com mais dicas e informações a respeito. Com um detalhe: essas dicas não são regras fixas ou fórmulas de sucesso, mas são sugestões que se bem aproveitads podem te levar ao êxito em seus objetivos.
Como se eleger veriador eu não! mas como não ser é só falar aa verdade.
ResponderExcluirHorá um amigo meu perguntou a Jaime, o galo empapado, ai galo, fala-se por ai, que foi Ailtom, Edson, Chico Rafael, agora vai ser a sua vez, o galo olhou dentro dos olhos do endividio e disse, vejá bem o que dizer, quando passava fome eu erá um simples peixeiro, eu não fui, agora que sou técnico ambiental, que trabalha a serviço da Petrobra, ai é que não vou, e apresentou um cracha e cospiu tres vezes. Chou satanas!
ResponderExcluirDez para este comentário bem que eu disse o povo é sábio (digo) dez por ter esperiência. muito bôa.
ResponderExcluirA melhor dica para votar em um vereador em Baraúna, é esperar que essa pessoa com toda essa capacidade nasça, pois em nossa cidade não tem sequer um candidato que vá defender o povo, só existe candidatos e vereadores que defendem os interesses própios.
ResponderExcluirJaime é desesperado tratador de peixe que levou umas bordoadas e não deu em nada. Foi na onda de Markinhos e por pouco não o lixaram, Se não fosse Italo ele já tava podre e ainda conversa besteira. Cuidado ooomi se vem peia de novo.
ResponderExcluir