sexta-feira, 2 de setembro de 2011

"Histórias principescas que nossas babás não contavam...parte 07"

Na sala real com equipamentos de segurança que permitem gravar tudo e a todos com contra-espionagem, o rei Novidla, tenso, questiona seus subordinados:
- “Conde lopínius III, o inconstante, temos que andar para cima e para baixo, em todos os quadrantes do reino, para divulgar a coroação do Príncipe Seraosi. Era para ser por unanimidade e nem deveria existir consulta e nem opiniões contrárias, mas sempre tem algumas pessoas que são “contras” e não percebem que eu sou o caminho e reluzo. São cegos e sempre reclamam de tudo”. Desabafa o andarilho rei.
- “Calma nobre rei que curou minha cegueira. Vamos chamar o comandante da nau cabralina que conhece bem de “contras”.
Então chega o comandante da nau cabralina que só leva as poucas boas notícias do reino da madeira preta para todos os recantos. Dirige-se ao rei Novidla enfatizando:
- Rei Novidla, o seu maior problema são os “contras”, mas deixe que eu cuide deles. Endossa o exaltado comandante.
-Mas espere aí, na verdade o que significa ser “contra”? Indaga o vassalo Romanus, o conciliador.
- “Segundo o dicionário Aureliano I, o metódico, ser “contra” é utilizado como um substantivo masculino de contestação ou objeção, ou como advérbio, de modo desfavorável”. Ensina o professor comandante da nau cabralina.
- “Que dizer que ser “contra” é ter uma objeção ou ser desfavorável a alguma coisa ou algo?” Insiste o Romanus.
- “Mas quem ensinou esses “contras” a serem contra nós – indaga o contrariado rei Novidla.
-“Foi o próprio comandante da nau cabralina que foi contrário a sua coroação Rei Novidla ao optar em apoiar no último instante o aspirante à cadeira de rei, nosso adversário Manus. Ou seja, ele foi “contra” nós. Ele hesita, balbucia, replica, mas não convence porque foi tão contra nós naquele momento crucial.” – contra-ataca o vassalo Babosian, o escorregadio, que tinha andado ultimamente se contradizendo com o comandante da nau cabralina.
- “Isso é uma injúria. Aquilo foi um momento de fraqueza como diria o nosso fiscal de tributos”. Contra-argumenta o comandante da nau cabralina ao perceber que estão querendo puxar o seu tapete perante os olhos do rei Novidla.
-“Isso é inadmissível. O próprio comandante da nau cabralina fez escola ao iniciar as atividades dos “contras”, ou seja, todos os “contras” agora são frutos de sua orientação na escolha da cadeira de rei. Mas agora temos que mudar o rumo. Temos que  contratar marqueteiros e desfazer essa imagem negativa que os “contras” criaram do príncipe Seraosi. Que tal fazer um grande desfile ou um carnaval fora de época?  Mas afinal quem é contrário a essa idéia? Ou estamos rodeados por “contras” de todos os lados?” Desabafa angustiado o contra-amuado rei Novidla após engulir a contra-gosto a traição política. Coisas rotineiras, afinal de contas na política a traição é apenas uma questão de datas, conforme ensina o economista cardeal Richelieu.
O comandante da nau cabralina sai da reunião olhando feio para o Babosian, o escorregadio, que o entregou de “mão beijada”, ameaçando que vai tomar a cadeira de leis do “traíra”.
- “Que ignóbil pulha. Entregar-me assim na frente de todo mundo. Tomara que isso não chegue ao blog dos “contras”. Isso seria um contratempo indesejado e a culpa seria deles mais uma vez.” Pensa consigo o contrariado comandante da nau cabralina.
 E o rei Novidla, observando a cena final, sentencia:
- “Eles nunca foram unidos mesmo, estão brigando agora por quê? Oh! Céus. Que mais pode acontecer contra minha real pessoa? Puxa vida, eu não tiro mais essa palavra da minha boca. Deve ser coisa dos “contras”.

5 comentários:

  1. VALDECIR MUITO INTERESSANTE ESSA MATERIA DE EDSON SOBRE O VICE DE LUCIANA, ACHO Q ELE TA ATÉ ELOGIANDO LUCIANA, HORA ENQUANTO COMO EDSON MESMO DIZ, TA TODO MUNDO QUERENDO SER VICE DE LUCIANA, O CANDIDATO DO PREFEITO ANDA DESESPERADO PRA ARRANJAR UM VICE E NÃO CONSEGUE, NÃO ERA PRA SER AO CONTRARIO? TODO MUNDO NÃO ERA PRA TA QUERENDO SE VICE DO CANDIDATO DO PREFEITO? JA Q ELE MESMO DIZ Q GANHA A CAMPANHA PQ TEM O DINHEIRO E O PODER E VAI COMPRA A TODOS, PQ JA Q É ASSIM, ELE NÃO COMPRA UM VICE? TA AI UMA SUGESTÃO, SE EDSON TA TÃO PREOCULPADO COM O VICE DE LUCIANA, PQ ELE NÃO VAI SER VICE DO CANDIDATO DO PREFEITO, PELA MENOS SERIA UMA ECONOMEIA FINANCEIRA, NÃO PRECISARIA O CANDIDATO DO PREFEITO COMPRAR MAIS UM VICE.

    ResponderExcluir
  2. ta eu não entendo de politica não, eu nem gosto, mais leio os blog, e achei interessante esse comentario, eu vejo mesmo esse assunto na rua, q todos querem ser vice de luciana, só assim teria um salario garantido, enquanto o candidato do prefeito tenta a todo custo arranjar um, e não consegue, sabe com q isso ta parecido? com a candidatura de iberer, lembra valdecir q ninguem queria ser vice dele, sabe pq valdecir? pq quando se convida um deputado q tem uma grande chance de se eleger, ele não vai arriscar seu mandato em uma campanha em q todos ja sabia o resultado, só quem podia aceitar era aquele rapaz, mesmo sabendo do resultado, não tinha nada a perder e era obidiente a vilma, ta iguazinho aqui em barauna, ninguem quer arriscar o mandato de veriador, pra ser vice do candidadto do prefeito, pq todo mundo ja sabe o resiultado, daria certo mesmo, pra edson pq tb não tem nada a perder, e é obidiente ao prefeito.

    ResponderExcluir
  3. Amigo sou seu fá.
    Faça uma história pitoresca dessas com sua trajetória quando foi puxado por Geilson a força lá do escritório de Fabinho...vai ficar massa.

    ResponderExcluir
  4. Valdeci o Babosian o homem garfo marido da mulher faca, tá querendo saber quem somos então prepare o corração, Babosian das blitz, que dia 24, deste vc vai ver e vai ficar emprecionado com o que um partido feito com compromiso e onestidade!

    ResponderExcluir
  5. ARRE ARRE ARRE E MAIS ARRE É DOSE PRA JABU PRA MAU ESTAR E PRA BOTO PRETO ARRE E ARRE É DOSE PARA CURURU DO CANDIDATO QUE NAO SOBE NEM A PAU JUVENAL

    ResponderExcluir