sexta-feira, 2 de setembro de 2011

Dicas de marketing político - uso da internet....

A internet virou um hábito do brasileiro. No Brasil são 65 milhões de pessoas conectadas, sendo que 23 milhões são eleitores, ou seja 18% do eleitorado brasileiro, que tem entre 18 a 24 anos. Já somos o quinto mercado de internet no mundo. O que tudo isso quer dizer? Os nativos digitais, usuários frequentes da rede, vão decidir os seus votos baseados na troca de informações e idéias que vão ocorrer na internet durante a campanha política de 2012. É claro que a internet não será o principal meio de atividade política para as eleições, mas poderá fazer a diferença nos votos. Pode-se dizer que a internet vai ser um diferencial, mas não a base para a campanha. Para voce, amigo leitor desse blog tão vasculhado, que é candidato nas próximas eleições, aí vão 09 dicas de como fazer marketing político digital:

01 – Interaja Com os Eleitores.


O eleitor que está conectado precisa de informação, diversão e relacionamento. O candidato que tiver seu perfil nas redes sociais deve usar esse canal para passar informação e responder aos eleitores. O relacionamento é grande dica de ouro da campanha on-line. Os nativos digitais querem conhecer as pessoas com quem falam.

02 – Nunca, Jamais, Engane o Internauta.


Se o candidato disser na internet que fez uma obra as pessoas vão atrás de saber se aquilo foi verdade. Mais cedo ou mais tarde, alguém irá descobrir que o candidato mentiu e sua campanha será mal vista.

03 – Participe da Campanha On-Line.


O candidato tem quem entender o que está acontecendo na internet. Não basta ter apenas uma equipe, é preciso participar de verdade. Na campanha do Obama as pessoas tinham a nítida impressão que o Obama estava com seu celular tuitando com eles. E muitas vezes estava. 

04 – Dica de Ouro: Mobilizar Pessoas.


A campanha deve mobilizar as pessoas em torno de uma causa e, então, fortalecer uma rede de apoiadores. Deve-se contar com o poder do voluntariado e mostrar como mover as pessoas em torno de algo em que elas acreditam. Mobilize assessores para que eles gerem conteúdo espontâneo na internet assim como posts, comentários, vídeos, discussões e twitts. Procure criar fãs voluntários. Um exército de ativistas imbuídos em promover mudança.

05 – Pesquise.

Antes de qualquer coisa é importante a pesquisa. Principalmente para saber o que já está acontecendo. Entenda o seu eleitorado. Onde ele está, quem ele é, do que ele gosta, o que ele quer e precisa são informações importante.

06 – Monitoramento.


O candidato precisa monitorar a rede para saber o que estão falando dele e buscar dá uma resposta mais rápida para o público. É mais fácil uma notícia negativa se propagar do que uma positiva.

07 – Evite Conflitos.


Seja claro e objetivo nas suas opiniões. Sempre que possível responda aos internautas. Não brigue com ningém nas redes sociais, sua imagem poderá ser destruída em uma fração de segundos.

08 – Publique Conteúdo.


O marketing de conteúdo é o uso do conteúdo em volume e qualidade suficientes para permitir que o eleitor encontre, goste e se relacione com a campanha. Publique conteúdo em seu blog e nas redes sociais.

09 – Mídias Sociais.


Hoje as mídias sociais têm um enorme poder formador de opinião e podem ajudar o candidato a construir sua marca pessoal. Use e abuse de vídeos e áudio, faça post em blogs com conteúdo exclusivo e de qualidade, envie SMS, crie um rede de e-mails e informe os seus possíveis eleitores…

Fonte: Rafael Galdino

2 comentários:

  1. caro amigo valdeci peço um espaço no seu blog para esclarece uma postagem feita pelo vereador edson barbosa.caro Edson você mais do que ninguem sabe das suas nubladas intenções,sempre temeroso em dar publicidade a seus atos, acho que você devia pelo menos uma vez na sua vida assumir algo que você faz, o requerimento que você apresentou e foi aprovado por unanimidade por seus pares tem as mesmas intenções da audiência pública que trouxe de volta as blitz que tambem tinha a mesma intenção educar e deu no que deu, o povo foi mais uma vez supreendido com apreenções e multas.Você mais uma vez foi infeliz e levou seus pares para a mesma vala que você sempre esteve (no pântano)você melhorou sua visão na vista, mais como parlamentar você continua míopi precisando de um advogado, para lhe orientar você deixa muito a desejar. Tente voltar a câmara sem enganar as pessoas prometendo o que não tem, mentindo que é nisto que você é bom. Barauna me conhece e eu confio no julgamento do povo que é muito sábio. O povo se engana, é mérito seu, você conseguiu esta façanha. Quanto a minha fé estar acima do seu julgamento, nós somos diferentes e você sabe disso não precisa confessar,basta dar uma volta no passado, o povo de Barauna já sentenciou a grande maioria dos vereadores que pensam que o dinheiro vai faze-los se eleger,os tempos mudan brutos, (um conselho) os mui dignos funcionários da câmara devem ser respeitados nos seus direitos constitucionais, afinal vivemos num país democrático, não são como eu que você pedia quase todo dia para o presidente me tirar que o diga churrasco.Pelo menos uma vez na sua vida faça algo para se orgulhar.Aos leitores deste blog meu abraço solidário,a você Valdeci muito obrigado por me emprestar este espaço.Que Deus abençôe a todos. Daniel Pereira da Cunha. Com ou sem o consentinmento do vereador Edson Barbosa servo do senhor Jesus.

    ResponderExcluir
  2. Valdeci pesso que vc não publique esta musica que estou lhe enviando, ouvi essa musica e lembrei de nossa Baraúna hoje( na atual ADM ), e achei interessante envia-la para vc dar umas boas risadas.
    O Prefeito
    Ton Oliveira

    Mamãe, agora eu quero ser prefeito
    Garanto que vou me candidatar
    Do jeito que já sei mentir bastante
    Acho que de hoje em diante minha vida vai mudar

    Pra quem me apoiar eu dou abraço
    Se fala mal de mim eu dou dinheiro e ele muda
    E vai ficar tudo do mesmo jeito
    Se eu ganhar para prefeito
    É o mesmo "deus nos acuda"

    (e vai ficar tudo do mesmo jeito)
    (se eu ganhar para prefeito)
    (é o mesmo "deus nos acuda")

    É a cidade esburacada (ai ai ai)
    E o povo vivendo mal (ui ui ui)
    Mas quando a coisa ficar preta
    Eu invento uma micareta
    E faço aquele carnaval

    Trago um conjunto da bahia (ai ai ai)
    Pago mais do que ele merece (ui ui ui)
    Se pagar 100 digo é 500
    Desviando os 400 meu saldo banqueiro cresce

    Ai o povo esquece tudo (ai ai ai)
    E no embalo desse som (ui ui ui)
    A cidade fica feliz
    E ainda tem gente que diz:
    "eita, que prefeito bom!"

    (a cidade fica feliz)
    (e ainda tem gente que diz:)
    ("eita, que prefeito bom!")

    ResponderExcluir