sexta-feira, 16 de setembro de 2011

Como se eleger vereador...dicas 02...

Organização da campanha

Geralmente as campanhas políticas bem sucedidas tem um planejamento estratégico com indicadores bem definidos em termos de objetivos, custos e expectativas de resultados, ou seja, nesse sentido a campanha deve ser planejada como se fosse uma empresa.

Quem pode ser candidato

√Resoluçãonº.21.608/2004:

“Art.9º. Qualquer cidadão pode pretender a investidura em cargo eletivo, respeitadas as condições constitucionais e legais de elegibilidade e as causas de inelegibilidades (Código Eleitoral, art. 3º, Lei Complementar nº 64/90,
art. 1º)”.

“§ 1º São condições de elegibilidade, na forma da lei (Constituição, art. 14, § 3º, I a VI)”:

I- Nacionalidade brasileira;

II – o pleno exercício dos direitos políticos;

III – o alistamento eleitoral;

IV – o domicílio eleitoral na circunscrição;

Domicílio eleitoral no respectivo município, um ano antes do dia da eleição(Art. 10 da Resolução nº 21.608/04 e Art. 9º, caput da Lei nº 9.504/97).

V– a filiação partidária;

Filiação deferida pelo partido político, também, um ano antes do dia da eleição, desde que o estatuto partidário não estabeleça prazo superior (Art. 10 da Resolução nº 21.608/04 e Art. 9º,caput da Lei nº 9.504/97).

“VI – a idade mínima de vinte e um anos para prefeito e vice-prefeito e 18 anos para vereador”;

“§ 2º A idade mínima constitucionalmente estabelecida como condição de elegibilidade é verificada tendo por referência a data da posse(Lei nº. 9.504/67, art. 11, § 2º)”.
Deve possui também as seguintes certidões negativas:

(a)  Certidão fornecida pelo Cartório Criminal e, havendo mais de uma Vara Criminal na comarca, as certidões poderão ser substituídas por folha corrida fornecida pelo Cartório competente;

(b)  Certidão do Juizado Especial Criminal;

(c)  Certidão fornecida pelo Foro Eleitoral; não havendo Foro no município, a certidão deverá ser fornecida pelo Cartório Eleitoral onde o eleitor estiver inscrito e, no caso de haver mais de uma Zona Eleitoral no município, estas deverão ser previamente consultadas para a expedição;

(d)  Certidão da Justiça Federal;

Bom por enquanto é isso. Depois voltaremos com mais informações para as pessoas que pretendem se candidatar.

6 comentários:

  1. queria ver se você era arroxado mais não é não , só pública o q lhe condiz, e você não é transparente não ? grande estrategista político, não passa de um mero professorzinho com mania de grandeza intelectual, simples falhador, o processo contra você vai tramitar mas só vai vim a público na hora certa, pode ficar tenso mesmo, e se esconda atrás desses inocentes que voc~e conseguiu, uns iludindo eles e outros comprando.

    ResponderExcluir
  2. Prezado comentarista,

    Parece que o desespero começa a tomar conta daqueles que estão com mamatinhas na prefeitura, sinal de que a situação não está nada boa. Amigo, não tive em 13 anos de UERN nenhum processo administrativo, pelo contrário, sempre fui bem avaliado a ponto de ser eleito chefe departamental por unanimidade, ter feito mestrado, estar concluindo o doutorado, e já estou com um projeto pré-aprovado de pós-doutorado em Coimbra e se voce quizer mais informações sobre meu histórico profissional (que poucas pessoas em Baraúna tem idéia) basta acessar o google e fazer a pesquisa no currículo lattes do professor valdeci dos santos júnior.Agora se voce é mesmo arroxado como diz te desafio a publicar esse pseudo-processo ou documento públicamente em qualquer orgão de comunicação, seja blog ou que for. Agora prezado desesperado, quem perde no embate das idéias parte para o submundo da mentira e das falsas difamações típicas de mentes pequenas e submissas que se contentam com migalhas da prefeitura como voce. Quanto ao grupo que conseguimos montar é fruto da credibilidade e da honestidade de pessoas que não se trocam e nem se vendem por ninharias patrocinadas máquina municipal. Daí a razão do seu desespero e se continua a ler esse blog é porque gosta de sofrer ou então não está acostumado com críticas. O desafio está feito e vamos ver realmente quem é o arroxado.

    Valdeci dos Santos Júnior

    ResponderExcluir
  3. Sei que nessa vida tudo continua
    Nunca falta água no nosso oceano
    Areia no rio, praga no cigano
    Quentura no Sol, frieza na Lua
    Fome no sertão, político na rua
    A nossa esperança vai continuar
    Mas tem quatro coisas que tem que acabar
    Boca com mau hálito, bucho com ameba
    babão semvergonha e prefeito peba
    Nos dez de galope na beira do mar

    ResponderExcluir
  4. quero nesta oportunidade expressar um sentimento que me parece muito valioso: vale muito mais o pouco suficiênte do que o muito sem paz. os que vivem das tetas da prefeitura tendem a fica de plantão para postar comentários que garantam a esmola que recebem para tal feito. quero lembra-lo que não vale a pena porque a P M B não tem dono e o dono é o que menos manda, quando você for mandar um comentário, pense nos outros que não tem a coragem que você tem de pença só em você em detrimento dos outros, um apelo não der ouvidos aos que mentem para não continuarmos sendo escravos aos invés de donos, estes mentirosos vão fazer tudo para continuar nos humilhando com o que é nosso nos fazendo de palhaço nos colocando na mesma vala que eles, sem escrupulos sem temor de Deus. valdeci não se deixe levar por estes impocritas venais que envergonham nosso povo nos releva a uma mediocridade que só cabe a ele Ser. seja você, competente, simples, humilde como você é, que inaltecer nossa gente e tem meu reconhecimento e do povo que o elegeu vereador, e celia vice prefeita, pena que foi mal acompanhada. conselho e café toma quem quer, se não toma nenhum dos dois, tome vergonha babão.

    ResponderExcluir
  5. Essa ameaça só pode ser de um certo Boca mole, ou seja Dr. Loucura, esse mecenario que pensa unicamente em dinheiro, é capaz de até vender sua própria alma; outrossim com faz com a camará.

    ResponderExcluir
  6. Tem gente que pensa que a prefeitura é propriedade privada. Boca mole pensa assim e robertos 10 mais parece o dono do mundo. sem Geilsom tem vereador que nunca mais vai ser eleito nem gari com todo respeito aos garis. arre essa é bôa. segura peão.

    ResponderExcluir