terça-feira, 26 de junho de 2012

Alguns problemas do município...

Em Baraúna podemos enumerar alguns problemas cruciais que deverão certamente fazer parte das preocupações do futuro governante baraunense. Entre alguns desses problemas podemos citar as questões da saúde, segurança e saneamento básico. 

A área da saúde é em nossa opinião a mais vital de todas. O hospital baraunense, apesar das várias reformas e do incremento de profissionais da saúde, ainda está muito aquém de atingir o nível desejável de atendimento da população devido as carências típicas de um município com população inferior a 30.000 habitantes. A ausência de setores e profissionais que realizem operações cirúrgicas, de análises laboratoriais imediatas e leitos em quantidade, transferem uma boa quantidade de pessoas nativas para Mossoró ou Caraúbas. Os postos dos PSF's auxiliam e muito nesse atendimento, mas a procura sempre é maior que a oferta. Conseguir investir pesadamente na área da saúde que venha a possibilitar uma melhoria significativa no atendimento hospitalar da população local é uma tarefa hercúlea que deverá ter em seu bojo captação de recursos extras e emendas parlamentares. Criticar somente por criticar é muito simples. Nós, enquanto oposição municipal, devemos ter a responsabilidade acima de tudo de detectar esses problemas na saúde e apontar soluções viáveis de acordo com nossas especificidades. Não adianta falar em prometer "maravilhas" do outro mundo ou tentar pintar um quadro surrealista que só existirá nas mentes férteis. A realidade e nada mais.

A segurança vem quase empatada com a saúde em termos de preocupação social, ou até ganhe. Além dos problemas sociais decorrentes do incremento da marginalidade que o tráfico de drogas produz, por ser uma área de fronteira, o município baraunense está sujeito a assaltos frequentes de quadrilhas e os pequenos furtos se tornam constantes. A necessidade de instalação de um pelotão militar já vem sendo batalhada há décadas pelos políticos locais. O município cresceu, a população aumentou, os problemas de segurança também, mas o efetivo policial continua sendo totalmente insuficiente e não garante a segurança de nossos filhos, netos e familiares. Essa é uma casca de banana que o futuro governante deverá ter a habilidade suficiente para saber exigir da governadora do Estado providências concretas, imediatas e não apenas discursos bonitos que se perdem no vazio.

Finalmente um problema que fica praticamente escondido mas que aflora sempre em doenças nas crianças e nos adultos, principalmente nas áreas periféricas da zona urbana: o saneamento básico. A água suja escorrendo ao ar livre, a ausência de tubulações que escoem os dejetos domésticos, a falta de planejamento urbanístico que contemplasse essa necessidade, já está provocando sérios reflexos com o aumento dos índices de doenças decorrentes da ausência de saneamento básico. O plano de governo do futuro governante deverá apontar que caminhos adotar para a resolução dessa problemática que certamente tende a aumentar ainda mais com a explosão demográfica e o crescimento urbano que passa o município baraunense com a implantação das indústrias de cimento e da fruticultura irrigada.
Saber equacionar esse três problemas captando recursos federais e estaduais, deverá ser uma tônica na plataforma dos candidatos majoritários de 2012. Apontar as diretrizes no plano de governo e detalhar as etapas de resolução desses problemas com a obtenção e aplicação desses recursos nos orçamentos anuais do município certamente será uma boa medida que o futuro governante deve ter em mente. A população baraunense espera por essas atitudes concretas. Menos discursos e mais ação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário