terça-feira, 5 de junho de 2012

Qual a real importância do vice?

Na política baraunense acontece fatos pitorescos e regras que parecem desafiar a imaginação de qualquer cidadão. Uma das discussões mais acentuadas em rodas políticas é sobre a escolha de vice para chapa majoritária tanto da situação como da oposição.Mas qual é o papel do vice nesse quadro? pode ser tudo e ao mesmo tempo nada. Vejamos.

Durante 04 anos o vice baraunense é apenas peça decorativa que recebe seu salário em casa (e as vezes nem recebe em dia). Sua única função secreta (mas todos escondem isso e por favor não espalhem pra ninguém) é torcer para que o prefeito seja cassado e ele assuma. Fora disso nenhuma ilusão a mais e não manda em nada também. Mas durante o período pré-campanha eleitoral ele cresce de importância por dois fatores: tanto pode agregar votos como pode tirar. É muito comum escutarmos: "se o seu vice for fulano eu não voto em voce." Como se o vice mandasse em alguma coisa depois da eleição. Ou então: "se o seu vice for beltrano a parada está ganha." 
Fora desse aspecto a importância do vice é quase nula. Alguém já viu vice participando de plano de governo? não. Alguém já viu vice inaugurando obras? não. Alguém já viu vice sendo secretário de finanças? não. Mesmo quando o vice assume temporariamente (caso de férias do prefeito que vai curtir turismo com a família) ele não pode trabalhar e mostrar serviço pois pode causar ciumeira. Lembro bem que em 1991 Zé Ivan era vice de José Bezerra e assumiu a prefeitura para passar 30 dias de uma licença que Zé Bezerra iria tirar. Quando Zé Ivan começou a mostrar serviço e organizar  prefeitura, Zé Bezerra volta correndo pra ocupar a sua cadeira e não permitiu que Zé Ivan concluísse o prazo combinado. 
Nenhum vice baraunense foi eleito prefeito até hoje ou sequer assumiu o cargo com a cassação do titular. Geralmente o vice é escolhido por quatro fatores: ou pela questão eleitoral (agrega votos); ou pela questão financeira (irá bancar a campanha do candidato a prefeito); ou pela questão partidária (junção de interesses políticos goela abaixo - vide caso do PT em Mossoró); ou em último caso pelo desespero - vai tu mesmo já que ninguém quer.
Portanto voltamos ao mesmo ponto. Teoricamente o vice pode ser determinante. Na prática é apêndice constitucional de reserva. O único vice no Brasil que teve poder foi Sarney que foi eleito em 1985 para 04 anos como vice e governou integralmente 05 anos como presidente com a morte do então presidente eleito Tancredo Neves que sequer chegou a assumir o cargo. O saudoso vice-presidente José Alencar já dizia: “Vice-presidente é vice-presidente, não manda nada. O vice pede e sugere humildemente.”

Um comentário:

  1. O poste foi perfeito, essa é a mais pura realidade hoje em nosso Brasil, brasileiro. Exelente poste parabéns professor Valdeci sempre uma capacidade em seu comentarios.

    ResponderExcluir