terça-feira, 5 de junho de 2012

A força da união....

Durante minha adolescência nos anos 70 vivi o período negro da ditadura militar que se instalou em nosso país a partir do golpe militar de 1964. Era um tempo estranho onde o silêncio era a tônica e os murmúrios espaçados. Era a época do "voce sabe com quem está falando?"....ou expressões do tipo "prendo e arrebento"..."mulher é igual a cavalo eu só conheço depois que monto".... frases infelizes e famosas ditas pelo falecido general e ex-presidente Figueredo. Algumas pessoas ainda possuem o ranço desse tempo arcaico e acham que a tática de golpes impostos de cima para baixo devem prevalecer quando seus interesses são contrariados.
Sacramentada a união dos pequenos...contra fatos não há argumentos
A política hoje se faz através do diálogo, da confiança que se adquire ao longo do tempo. Fazer a união entre o PSDB e o PT em Baraúna parecia algo improvável haja vista o forte antagonismo existente entre esses partido em nível nacional. No Rio Grande do Norte somente dois municípios possuem essa comunhão de interesses circunstanciais abrangendo esses dois partidos: Parelhas e Baraúna. Mas como isso foi possível?
Inicialmente pelo diálogo persistente e pela confiança adquirida como já citei. Lembro que numa das primeiras reuniões entre o PSDB e o PT foi levantada a questão dos companheiros petistas sobre se minha pessoa ou a de Célia Bezerra seriam candidatos a vereador. Respondi imediatamente que não e para não restar qualquer dúvida ofereci meu título de eleitor e de minha esposa para que eles ficassem com os documentos até o dia da eleição. A confiança começava a ser plantada.
Em Dezembro/2011 ocorreu a eleição no sindicato dos trabalhadores rurais. A nossa pré-candidata Miriam expressava seu desejo de concorrer. Solicitei a ela que retirasse seu nome da disputa em prol de um bom relacionamento com o PT. A companheira atendeu ao nosso pedido e Nequinho (PT) foi eleito em chapa única evitando um desgaste de uma campanha de oposição.
Paulatinamente, realizando reuniões mensais com os presidentes e companheiros Ruberlândio (PT) e Sandro Bezerra (PDT) percebemos que tínhamos interesses e objetivos em comum. Decidimos sacramentar essa união dos pequenos com o intuito de tornar grande o nosso principal objetivo: eleger vereadores para a câmara municipal. No domingo passado os pré-candidatos tiraram suas fotos, as comissões para a convenção do dia 24 de Junho, assim como o material visual já começa a ser elaborado. Ao contrário do funesto slogan de triste lembrança utilizado pelo regime militar ditatorial de "pra frente Brasil", a união desses pequenos simboliza a luta por uma câmara municipal mais atuante em defesa dos interesses do povo baraunense.

Nenhum comentário:

Postar um comentário