quarta-feira, 27 de junho de 2012

Um grupo corajoso.....

Estamos chegando ao período final pré-eleitoral e nos próximos dias estarão ocorrendo s convenções municipais que definirão os candidatos das chapas proporcional e majoritária visando o preenchimentos dos cargos no legislativo e no executivo baraunense. Gostaria de mencionar algumas linhas sobre o trabalho do PSDB baraunense nesse último ano e o porquê do grupo ter se mantido unido até o final em seus propósitos e objetivos. Duas lições os leitores devem ter em mente do porquê ocorreu essa manutenção do grupo: a confiança e o trabalho ideológico.
A partir de abril de 2011 fui convidado pelo amigo Daniel Pereira para oxigenar o PSDB com novos companheiros visando estruturar um projeto oposicionista para as eleições de 2012. Fiz ver ao companheiro que como ele era candidato natural ao cargo de vereador ficaria complicado para ele montar um grupo consistente sem haver desconfianças de parte a parte. Como eu sempre frisei que não seria candidato a vereador e nem tampouco a minha mulher (embora os visionários de plantão dissessem o contrário e rasgaram a boca no arame), fomos pouco a pouco argumentando com vários companheiros e companheiras, através de reuniões mensais desde abril de 2011. A confiança foi sendo conquistada aos poucos através justamente desse trabalho ideológico.

Uma das diretrizes traçadas foi o apoio a pré-candidatura da vice prefeita Luciana Oliveira por se tratar de um projeto inteiramente voltado para o social. Mantivemos esse compromisso desde o primeiro instante e todos os companheiros que entravam no partido já sabiam dessa condição. Ninguém entrou enganado ou foi ludibriado. Nunca prometi outra coisa diferente enquanto presidente partidário.
Em setembro de 2011 fizemos nossa convenção municipal quando fui escolhido como presidente partidário pela unanimidade dos companheiros. Passo a passo fomos montando o grupo e ao final de setembro de 2011 já tínhamos uma chapa completa de 17 pré-candidatos (o número máximo que um partido pode lançar em Baraúna atualmente) a vereador apesar dos adversários continuarem dizendo que nada disso existia. Após a apresentação formal dos pré-candidatos na convenção a coisa começou a mudar de figura. A nossa intenção de apoio continuou sendo em relação a vice-prefeita Luciana Oliveira.

Nas diversas reuniões realizadas sempre alertávamos os companheiros para os momentos que viriam quando se aproximasse o período das definições finais. Ofertas generosas, propostas mirabolantes, o sertão iria virar mar e o inferno se transformaria em um céu repleto de anjos. Tudo isso foi previsto, discutido e analisado pelos companheiros a cada reunião, a cada encontro.
Hoje ao chegar ao final desse período, me sinto orgulhoso dos meus companheiros. Quase todos eles receberam essas propostas generosas embaladas pelo canto das sereias, que no fundo não considero errado, até porque faz parte da política real (não vamos ser hipócritas e dizer que isso não existe) e cada um joga com as armas que possui. Lamentavelmente apenas um dos companheiros não seguiu com o grupo. Não tenho o direito de julgá-lo e muito menos de condená-lo. Cada um procura as coisas melhores para si conforme o seu entendimento circunstancial e cada um sabe onde o calo aperta.
Portanto chegamos ao final desse período com 16 companheiros do PSDB, que não são melhores e nem menores que ninguém, mas são baraunenses que optaram por um estilo de fazer política onde a seriedade, a hombridade e principalmente o caráter se revela na simples coragem de dizer a palavra NÃO e renunciar as tentações tardias e momentâneas do poder. Chegar a esse nível de opção ideológica não é fácil, mas acredito que esse grupo do PSDB conseguiu provar que, conforme preconizava a campanha do presidente norte- americano Obama: "sim, nós podemos dizer não".

Mais orgulhoso ainda sinto dos meus companheiros e líderes partidários do PT e do PDT, Ruberlândio e Sandro Bezerra, respectivamente, por também saberem conduzir os destinos de suas agremiações partidárias com respeito aos seus princípios políticos e efetivarem a coligação Esperança e Renovação - Baraúna para os baraunenses - juntamente com os companheiros do PSDB. São 22 pré-candidatos da chapa proporcional que brevemente serão efetivados como candidatos legítimos em defesa dos interesses do povo baraunense. Podem não ser "tubarões" ou "favoritos" como preveem alguns visionários eleitorais que sempre erram em seus cálculos, mas são representantes de 22 famílias baraunenses que se uniram em torno de um projeto maior,onde juntamente com outros companheiros do PMDB e do PV, marcharão juntos em busca de uma liberdade para o nosso povo baraunense, onde parafraseando o lema da bandeira mineira, Libertas quæ sera tamen, que pode ser traduzida de forma simples em "Liberdade, ainda que tardia".
Podemos até não conseguir tal intento, pois eleição é eleição e quem decidirá isso será o povo baraunense, mas ninguém nos acusarão de não ter tentado fazer com que Baraúna possa ser governada por uma verdadeira baraunense da gema.

Nenhum comentário:

Postar um comentário