segunda-feira, 4 de junho de 2012

A insustentável leveza do ser....

Chegamos ao mês de Junho de 2012. Mais precisamente há menos de 120 dias do pleito eleitoral que escolherá o novo mandatário ou mandatária do poder executivo e mais 11 vereadores que serão responsáveis pelas discussões legislativas. Uma grande responsabilidade cairá sobre o povo baraunense a partir dessas escolhas.

No quadro partidário relativo ao poder executivo são mencionadas três possíveis candidaturas (a serem confirmadas ou não nas vindouras convenções). Na oposição aparecem os nomes da atual vice-prefeita Luciana Oliveira (PMDB) que aparece liderando todas as pesquisas de intenções de votos internas realizadas até agora. Também na oposição aparece o nome do ex-prefeito José Araújo (DEM) que tenta despertar o engajamento da população para sua postulação quixotesca. Na situação aparece o nome do engenheiro Isoares Martins (PR) que tenta pegar o vácuo das obras (principalmente calçamento) realizadas pela atual administração. Embora não tenha o perfil político adequado, mas torce pela divisão da oposição e pelo possível crescimento eleitoral durante a campanha amparado no grupo e na máquina governamental.
Nesse caso não existe campanha ganha e nem campanha perdida até que se abram as urnas. Um erro pode ser fatal. Um descuido pode levar tudo a perder. Quem não se lembra de 2004 quando todos achavam até as 17:00 h que o PMDB/PL tinha ganho a eleição em Baraúna. Ás 18:00 h quem estava comemorando era o DEM cuja boa parte dos membros já tinha "corrido" para Tibau dando como certa a derrota.

Já no quadro proporcional o samba é de crioulo doido. A situação deverá partir com 36 candidatos distribuídos entre o PR, PMN, PV, PSD e PSB. Embora tenha um número maior de candidatos que oposição, mas peca pela excessiva concentração de "estrelas" no PR que afugentou uma boa parte dos candidatos esteiras para o PMN e PV. O sonho do PR era aglutinar o PMN como "gordura eleitoral" para as estrelas. O PMN, pressionado, quase mordeu a isca, mas não engoliu o anzol. 
Já o PV possui a característica de ser escorregadio tal qual peixe ensaboado que tem um buraco sem tamanho na barriga: quanto mais come mais tem fome. Uma parte de seus membros gosta de Juazeiro mas adora Petrolina. Nesse vaivém todos fingem ser amigos. Mas ninguém acredita em ninguém e só vão embora em grupo (pois quem sai primeiro tem medo que o pau cante em suas costas).
A oposição deve sair com 32 candidatos a vereador distribuídos em dois grupos: um formado pelo PMDB e outro formado pela coligação PSDB,PT e PDT. O PMDB tentará valer-se do retrospecto histórico de lutas e do simbolismo do verde e do bacurau para alavancar as candidaturas da proporcional. Por enquanto ainda é uma incógnita que deverá ser clareada com a convenção municipal com indicativo para o dia 30 de Junho. Já o PSDB, o PT e o PDT tentará unir os pequenos como forma de "beliscar" as vagas dos grandes comendo pelas beiradas feito papa.

Nos discursos dos fanfarrãos todos levam vantagem e todo mundo é bem votado. A realidade dura das urnas faz acordar dos seus sonhos os delirantes anseios apocalípticos de destruição total do adversário. Nesse tabuleiro de xadrez quem pode acabar derrotando os monarcas são os peãos esquecidos que não tem nada a ver com ilusões pessoais dos arrogantes candidatos e votam em quem bem entendem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário