quarta-feira, 6 de junho de 2012

Criação do Parque Nacional da Furna Feia....

A deputada federal Fátima Bezerra (PT) comemorou o anúncio feito pela presidenta Dilma Rousseff da criação da unidade de preservação "Parque Nacional Furna Feia", nos municípios de Barauna e Mossoró, no Rio Grande do Norte. A assinatura do decreto de criação foi realizada ontem (05/06), durante cerimônia no Palácio do Planalto em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente.

"Registrei na tribuna da Câmara dos Deputados a minha alegria por causa da assinatura do decreto para criação do Parque Nacional Furna Feia. Dentre várias medidas de proteção ao meio ambiente e à saúde indígena anunciadas, Dilma destacou o nosso Parque Nacional Furna Feia. Inclusive, essa foi uma luta antiga nossa, um sonho que agora será concretizado". 

Entrada da Furna Feia.
Enfim um sonho concretizado: a criação do Parque Nacional da Furna Feia vem resgatar toda uma década de pesquisas, lutas e trabalhos em prol da criação do Parque por várias instituições, entre elas o grupo de Espeleologia de Mossoró, a UFRN, a UERN, o IBAMA, a USP, a prefeitura municipal de Mossoró e a prefeitura municipal de Baraúna. Está de parabéns a deputada federal Fátima Bezerra pela iniciativa que protege uma rica área ambiental com as cavernas calcáreas, fauna pleistocênica e sítios arqueológicos. Lembro bem que em 2001 eu entregava a prefeitura municipal de Baraúna um projeto de aproveitamento das potencialidades ambientais e culturais da área do entorno da Furna Feia. Infelizmente foi parar na gaveta do esquecimento (afinal de contas não dava votos). Hoje comemoro reservadamente essa vitória da persistência dos pesquisadores e dos políticos sérios que acreditaram nesse projeto. Não irei apontar nomes, com exceção da deputada federal Fátima Bezerra que lutou por esse projeto desde o inicio. Chega de DNA que só serve para massagear egos de pessoas egoístas. Insisto nas palmas para todos os que persistem e acreditam que o meio ambiente pode ser preservado. Mesmo que não renda votos como pensam alguns. Ganha o Estado do Rio Grande do Norte, o município de Mossoró e o município de Baraúna. Vejam abaixo algumas imagens do Parque e do que existe nele e que poucas pessoas em Baraúna conhecem.

Dentro da caverna da Furna Feia.
Dentro da caverna da Furna Feia.
Dentro da caverna da Furna Feia.
Autor do Blog em pesquisa arqueológica na Furna Feia em 2007 a convite da sociedade de Espeleologia de Mossoró e do IBAMA.


Pedra do Tubarão - interior da Furna Feia.

Furna do Letreiro - Sítio arqueológico no Parque Nacional da Furna Feia.

Pinturas rupestres na Furna do Letreiro.
Pinturas rupestres na Furna do Letreiro.



6 comentários:

  1. Somos de Ipu-Ceará e estamos organizando um passeio para conhecer essa lindíssima região do RN,agora protegida por esse maravilhoso PARQUE NACIONAL! PARABÉNS AO POVO DE BARAÚNAS E MOSSORÓ.

    ResponderExcluir
  2. Prezado comentarista,

    Sejam bem-vindos à nossa região. A visita ao Parque Nacional, mais especificamente, deve ser feita com o acompanhamento de profissionais (espeleólogos)para preservar a segurança dos visitantes. Em Mossoró tem a sociedade de espeleologia ligado ao IBAMA que poderão acompanhar voces nesse visita guiada.

    Saudações,

    Valdeci dos Santos Júnior

    ResponderExcluir
  3. Olá

    Na realidade é o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade que, desde 2007 assume a responsabilidade de cuidar dos Parques e demais unidades de conservação. Portanto a solicitação e o acompanhamento deverão ser feitos pela equipe do ICMBio.
    parabéns ao povo do RN por mais esta conquista!

    ResponderExcluir
  4. Sou estudante do curso de Geologia e queria levar a minha noiva para fazer uma visita ao Parque Nacional Furna Feia. Como deve ser o procedimento? Onde é a entrada do parque? Horário do funcionamento?

    ResponderExcluir
  5. Faço parte de um grupo de trilhas de turismo de aventura e sugeri q fossemos conhecer esse maravilhoso parque e região, tens como me passar um contato de um guia local?
    Zeneide Leal
    UFCG - Campina Grande-Pb

    ResponderExcluir
  6. Zeneide,
    Na realidade é o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade que, desde 2007 assume a responsabilidade de cuidar dos Parques e demais unidades de conservação. Portanto a solicitação e o acompanhamento deverão ser feitos pela equipe do ICMBio. Por enquanto as visitas ao Parque não estão autorizadas.

    Valdeci

    ResponderExcluir