sábado, 10 de setembro de 2011

Como se eleger vereador...dicas...01

Prezados leitores desse blog esmiuçado. A partir de hoje iremos dar, em várias dicas, alguns procedimentos e ações na campanha eleitoral que auxiliam na eleição de 01 vereador. Essas dicas, além de várias informações adicionais que serão postadas futuramente, serão importantes para o sucesso de sua campanha:

COMO SE ELEGER VEREADOR
ALERTAS - COMPORTAMENTOS E PROCEDIMENTOS DO CANDIDATO.

ALERTA 01 – você esta sendo filmado.
Decidida a candidatura o(a) “cidadão(a) torna-se público(a)”. Os seus atos  (palavras, modo de vestir, procedimentos e comportamentos)  serão observados – principalmente pelos seus adversários ). É recomendado, antes da proposta da candidatura, que se faça uma retrospectiva dos acertos(virtudes) e erros (defeitos) cometidos  durante toda a sua vida.

ALERTA 02– Se prepare para falar para grupos de pessoas.

 O objetivo da candidatura é a obtenção de votos. Ok! Para conquistá-los “votos” é necessário o convencimento do eleitor,ou seja, fazê-lo acreditar nas propostas que  lhe  esta  sendo apresentadas. Para isso, torna-se necessário conhecer um “pouquinho” das técnicas de oratória e de relações humanas, além das ações da campanha.

Observações:  A oratória é um método de discurso. A arte de falar em público. É um conjunto de regras e técnicas que permitem apurar as qualidades pessoais de quem se destina a falar em público. O treinamento de técnicas de oratória pode fazer de qualquer pessoa um orador. O roteiro pode ser chamado de “guia dos fatos e dos motivos”. Ele impede de falarmos demasiadamente sobre uma idéia, negligenciarmos idéias importantes, sermos obrigados a concluir antes de terminarmos o assunto ou abordarmos a palestra porque o tempo acabou e não sabemos como terminar. Três idéias bastam para que a pessoa comum absorva todas as informações numa palestra. 

ALERTA 03 - Note eAnote.

(01) críticas a adversários:

 Evite criticar diretamente adversários. Isso prestigia de forma indireta o seu oponente.

(02) assumir compromissos futuros:

Não assuma compromissos que não possa realizá-los “com certeza” futuramente.

(03) comprometer-se com dívidas:

Só assuma compromissos de campanha, quando envolva “dinheiro” e desde que permissíveis pela legislação eleitoral, se puder cumpri-los nas datas previstas.

(04) preparar-se para as visitas e reuniões:

Só faça visitas ou participe de reuniões estando preparado para os diversos assuntos que poderão ser abordados.

(05) ser humilde no saber:

Não seja o “sabe tudo”. Tenha humildade. Dizer:“não sei”, não é nada feio; agora, dizer que sei não sabendo “a coisa pega”.

(06) preparação da proposta de trabalho se for eleito:

Tenha um plano ou proposta para depois de eleito.

(07) dinâmica de trabalho durante a campanha:

Não seja “preguiçoso”. Trabalhe. Ande bastante. Acorde cedo e durma tarde. Acabaram-se os domingos e feriados de “pernas pro ar”.

(08) tempo certo de permanência nas visitas e reuniões:

Tenha a seu lado alguém para tirá-lo de “enrascadas” (pedidos impossíveis de atender, discussões sem fim, etc);

(09) transmitir segurança:

Esteja de bem com a vida. Transmita alegria, segurança e esperança.

(10) não confundir liderança com conquistas amorosas:

Não abuse da condição de “candidato”. Trate com muito respeito o (a) eleitor (a) do outro sexo.

(11) otimismo de vitória:

Não acredite “no já ganhei”, mas transmita, principalmente a sua equipe de trabalho, a possibilidade de ganhar.

(12) domínio dos assuntos a serem discorridos:

Quando falar em público planeje os assuntos a serem abordados (não é nada feio ler os principais tópicos para não perder a seqüência), de acordo com o público que irá ouvi-lo e o local onde será realizado.

Bom, em breve voltarei com mais dicas e informações a respeito. Com um detalhe: essas dicas não são regras fixas ou fórmulas de sucesso, mas são sugestões que se bem aproveitads podem te levar ao êxito em seus objetivos.

5 comentários:

  1. Como se eleger veriador eu não! mas como não ser é só falar aa verdade.

    ResponderExcluir
  2. Horá um amigo meu perguntou a Jaime, o galo empapado, ai galo, fala-se por ai, que foi Ailtom, Edson, Chico Rafael, agora vai ser a sua vez, o galo olhou dentro dos olhos do endividio e disse, vejá bem o que dizer, quando passava fome eu erá um simples peixeiro, eu não fui, agora que sou técnico ambiental, que trabalha a serviço da Petrobra, ai é que não vou, e apresentou um cracha e cospiu tres vezes. Chou satanas!

    ResponderExcluir
  3. Dez para este comentário bem que eu disse o povo é sábio (digo) dez por ter esperiência. muito bôa.

    ResponderExcluir
  4. A melhor dica para votar em um vereador em Baraúna, é esperar que essa pessoa com toda essa capacidade nasça, pois em nossa cidade não tem sequer um candidato que vá defender o povo, só existe candidatos e vereadores que defendem os interesses própios.

    ResponderExcluir
  5. Jaime é desesperado tratador de peixe que levou umas bordoadas e não deu em nada. Foi na onda de Markinhos e por pouco não o lixaram, Se não fosse Italo ele já tava podre e ainda conversa besteira. Cuidado ooomi se vem peia de novo.

    ResponderExcluir