terça-feira, 24 de abril de 2012

A verdade dói...mas ela chega e afasta a mentira....

O maior compromisso que tenho com os leitores desse blog é informar e mostrar a verdade através de documentos concretos, daí a credibilidade desse instrumento de comunicação que além de aumentar diariamente o número de acessos, também já é acessado diariamente por internautas de 12 países. Não sou pago para escrever e nem para defender ninguém, muito menos tentar esconder o lixo pra debaixo do tapete como se estivesse cego.
Minha ligação pessoal com Francisco Gilson de Oliveira vem desde 1989 quando ensinávamos juntos na Escola Estadual João de Abreu e a história política da família oliveira vem de gerações onde foi plantada a semente através do saudoso Francisco Leandro de Medeiros que desde a década de 60 usava seu carrinho velho para transportar pessoas doentes para Mossoró quando sequer havia estrada asfaltada entre os dois municípios. Foi vereador e representou o município na câmara mossoroense. É uma história baseada em erros e acertos, em derrotas e vitórias, mas que ajudou a desenvolver o município baraunense.

Francisco Gilson de Oliveira foi prefeito por duas vezes e seu irmão Geilson Oliveira foi o vereador mais votado em toda história política desse município. Em 2004 foi ele, Gilson, quem indicou e ajudou o atual prefeito na campanha eleitoral que culminou com sua assunção ao poder por via judicial em 2007. Em 2008 novamente o atual prefeito recorreu a Gilson Oliveira e a Geilson para ser reeleito. A mulher de Gilson, Luciana Oliveira, atual vice-prefeita, é a maior liderança da oposição e está na frente em todas as pesquisas de intenções de votos para as vindouras eleições de 2012. Tudo isso não se constrói sem uma história e trabalho. Agora eu pergunto: se eles são tão "ruins"porque procuraram eles para as campanhas eleitorais de 2004 e 2008? porque somente passaram a enxergar os defeitos depois que assumiram o poder? Qual foi o prefeito ou grupo político no Brasil contemporâneo que não recebeu nenhum processo judicial decorrente de atos administrativos na condução do poder?
Na verdade o cunho, ou o avesso do avesso, está no egoísmo pessoal em tentar transmitir a permanência do poder para seu sócio a qualquer custo, deixando de lado os baraunenses (basta ver que a quase totalidade dos secretários municipais são de fora - com exceção de Marcos Antonio e Madalena). 

Pergunta pra ele se não tem nenhum baraunense no grupo da situação com capacidade de administrar esse município. A resposta será não. sabe porque? pra continuar irrigando o canteirinho, pois o peitinho é bom e eles não querem largar de jeito nenhum. Por isso insistem com um candidato PESADO (segundo denominação dada pelo blogueiro da situação quando estava sem receber o cacau) e que o povo baraunense não gosta. E quando o povo não gosta e nem quer (porque já sabem quem é a peça) não adianta insistir. Só que a justiça está bem atenta. As vezes ela pode até demorar um pouco, mas ela chega. Vejam abaixo a confirmação de minhas ponderações através de comunicado do próprio Ministério Público do Estado do Rio Grande do Norte:

 Operação Sal Grosso: MP consegue condenação de nove réus

O Juiz da 3ª Vara Criminal de Mossoró, Cláudio Mendes Júnior, proferiu hoje, 16, a sentença contra os réus do processo que apura as irregularidades identificadas na Operação Sal Grosso.
Foram nove os condenados pelos crimes de peculato e corrupção passiva. São eles: João Newton da Escóssia Júnior (6 anos e 4 meses); Aluízio Feitosa (5 anos e 4 meses); Ângelo Benjamim de de Oliveira Machado (5 anos e 4 meses); Claudionor Antônio dos Santos (5 anos e 4 meses); Daniel Gomes da Silva (5 anos e 4 meses); Gilvanda peixoto Costa (5 anos e 4 meses); Manoel Bezerra de Maria (5 anos e 4 meses); Maria Izabel Araújo Montenegro (5 anos e 4 meses); e Osnildo Morais de Lima. Caso seja mantida a condenação nas instâncias superiores todos eles devem cumprir suas penas em regime semi-aberto.
"Esse é o reconhecimento do trabalho do Ministério Público na defesa do patrimônio público em Mossoró, uma vez que quase a totalidade dos pedidos do MP foram atendidos pelo Juiz", ressalta Eduardo Cavalcanti, Promotor de Justiça responsável pelo caso. 
A sentença inocentou ainda três dos réus: Francisco Dantas da Rocha, Francisco José Lima Silveira Júnior e Renato Fernandes da Silva. O próprio Ministério Público já havia se manifestado pela absolvição dos dois primeiros. 
O Promotor de Justiça analisa agora a necessidade de eventual recurso conta a sentença, que já está disponível para consulta no site do Tribunal de Justiça sob o nº 000.4515.44.2008.8.20.0106. 
A Operação Sal Grosso foi deflagrada em novembro de 2007 e desvendou esquema de corrupção na Câmara de Vereadores de Mossoró. 
Foram mais de vinte mil documentos e 40 computadores aprendidos. Entre os principais pontos de irregularidades apontados pelo MP estão: gastos com diárias não comprovadas; empréstimos consignados pagos pela Câmara Municipal à Caixa Econômica Federal, em nome de vereadores e demais servidores da Casa; despesas realizadas sem licitação e uso das verbas de gabinete de maneira irregular. 

* Fonte: MP/RN - Publicação: 17 de Fevereiro de 2012 às 08:30

Um comentário:

  1. o blogueiro tauros compra, chama um homem serio de mentiroso, essa cara-passa cabe muito bem na cabeça, sempre faz as coisa sem clareza, é o senhor, quem falava mau do prefeito era o senhor que recebeu alguns trocados do prefeito para o defender tenha vergonha nessa cara seu cabra sem futuro, vc foi quem o chamou de pé de chumbo e não foi uma nem duas vezes, que o prefeito não mostrava uma pesquisa pra que o candidato dele desestice, vc é realmente um velho mentiroso, moi de...

    ResponderExcluir