quarta-feira, 13 de junho de 2012

Uma proposta para educação...

Um dos problemas cruciais na educação brasileira está situada justamente nos anos iniciais de alfabetização e conhecimento de mundo da criança, ou seja, na educação infantil. O modelo adotado atualmente no Brasil é incipiente e provoca danos irreversíveis na formação escolar da criança que vai sendo "empurrada" para os anos do ensino fundamental com todas as carências possíveis decorrentes da ausência de uma educação de boa qualidade.
Nos últimos anos tem sido feito um esforço dos governos no sentido de melhorar a qualidade da merenda escolar, de melhorar a logística, da infra-estrutura dos locais da educação. Tudo isso é louvável e produz bons reflexos. Mas não se mexe no ponto culminante da ferida: o conteúdo a ser assimilado (o que deve ser ensinado e com que objetivo) e a forma de transmissão (qual a didática a ser posta em prática). É muito comum encontrarmos alunos nos anos finais do ensino fundamental que sabem ler e escrever, mas não sabem interpretar o que estão lendo e nem tampouco ordenar o que estão escrevendo.Em suma: a cultura do "empurra" está formando legiões de analfabetos funcionais e fingimos que estamos qualificando "cidadãos de espírito crítico" e bla´, blá, blá.

Se não for adotado um novo padrão de ensino de qualidade na educação infantil estaremos fadados a ocupar sempre o posto de país em desenvolvimento e nada mais. Esse padrão de qualidade deve ter diretrizes baseadas na qualificação permanente dos profissionais da educação infantil, além de melhorias salariais cíclicas direcionadas pela meritocracia, material didático de excelente qualidade, estímulo a cultura da leitura e da interpretação de textos, estímulo a produção de conhecimentos e aulas práticas em campo (visitas a museus, instituições, áreas de produção social, etc). Os processos de avaliação dessa transmissão de conteúdos para as crianças devem ser permanentemente analisados e revistos para detectar carências, erros e acertos.

O município de Baraúna, assim como todo o Brasil, também possui esses problemas na educação infantil que devem ser enfrentados pela categoria docente de forma direta. A autonomia financeira dos dirigente educacionais aliado a um planejamento viável é imprescindível para a consecução dos objetivos, além de um período temporal médio que não sofra interrupções de projetos pedagógicos devido a mudanças politicas que são transitórias. Os frutos desse trabalho exige a formação de uma nova geração e não podemos pensar em imediatismos políticos em busca de votos. São investimentos de médio e longo prazo na pessoa humana que poderão mudar esse quadro deficiente de hoje. Durante todos esses anos já foi feito alguma coisa, já. É possível fazer mais? claro muito mais. Cabe ao futuro dirigente ou a futura dirigente do executivo municipal atentar para essa importância de investir maciçamente na educação infantil.Talvez ele ou ela não venham a colher esses frutos, mas certamente serão lembrados por sua visão de futuro e por uma nova geração de baraunenses que lhe agradecerão.

8 comentários:

  1. kkkkkkkkkkkk EDSON BARBOSA DIZ Q FOI INDICADO PELO PV E ELE ACEITOU, A VERDADE É BEM DIFERENTE. ELE ARRUMOU UMA PATROCINADOR DO CEARÁ QUE VAI ENTRAR COM 200MIL REAIS PRA CAMPANHA DOS BRANCOS.
    EDSON, ADJANIO E OS BRANCOS, BOM CARATER SO TEM VC VALDECI. É COMO DIZ O DITADO. QUEM CONHECE ELES NÃO VOTA NELA.

    ResponderExcluir
  2. outro dia tava na calçada de Daniel, la não escapa nem vc Val, eles estavam dizendo que vc só tem teoria, pratica nenhuma. Que ai de vc se não vc sua esposa.

    Toinho.

    ResponderExcluir
  3. Prezado comentarista,

    Pode ser até que você tenha razão. Agora pergunta pra quem disse isso se ele consegue montar um grupo partidário de 17 candidatos a vereador somente com teoria. Outro detalhe amigo eu não vivo às custas de politica, portanto não dependo em nada de minha esposa, até porque ela não tem cargo político nenhum, nem sequer comissionado. Vivemos do nosso trabalho através de concursos públicos oficiais sem depender de favor de seu ninguém. Isso não se consegue somente com teoria, mas com muita prática e atividade.

    Valdeci dos Santos Júnior

    ResponderExcluir
  4. o anjo mau fez mais uma vitima, desta feita foi o cidadão de bem Rosan, que é irmão da pre candidata Luciana, com sempre ele ataca covardemente, ha alguns dias atras foi bichem novin e seu próprio pai que já é fregues de pisa desse elemento ele sempre vem se dando bem, de todos só Jaime, o processo, tem mais o meliante vem se escondendo dos oficias de justiça mandando sua genitora mentir dizer que estar em Fortaleza um outro dia em Recife ele que nunca saiu de Baraúna.

    ResponderExcluir
  5. UM EX MOTORISTA DO PREFEITO E GUELA ESTAVAM VIBRANDO E MANGANDO POR VC SER FICHA SUJA. QUEM TEM ALIADOS ASSIM NÃO PRECISAM DE INIMIGOS. KKKKKKKKKK INCLUSIVE SANDRO BEZERRA TAMBÉM ESTAVAM PRESENTE.AQUELA CALÇADA NEM DEUS ESCAPA. KKKKKKKKKKKKKKKKKKK

    ResponderExcluir
  6. Caro Valdecir, voce tem sido um grande articulador nessa estoria, admiro seu empenho. A condução em prol de Luciana vai bem. Trazer o Barbosian, ou o EB, foi válido, embora venha quase só, pois desarticula o grupo da prefeitura.
    Aldivon vem pagando para a turma do PV ficar por lá, me parece 10 mil por cabeça, onde Ailton é o caixa. Será que vale a pagar essses moços só para dar coeficiente a Marcos e AILTON?

    ResponderExcluir
  7. KAYO Candidato detona Edson isso não são votos de boas vindas. Esse moço passou a vida inteira metendo o pau no vereador em suas viagens de taxi, e agora tem que ingulir. Tem sim, Edson tem sido o melhor edil, é inteligente e deu um nó na campanha.
    Kayo num entende nada de política. O que ele tem que fazer é correr atrás de votos e mostrar sua raça e não fugir da raia como Wilson que só tinha 30 e saiu pela culatra.

    ResponderExcluir
  8. NÃO MUDAREI A MINHA CONDUTA POSTURA E DIGNIDADE. MEUS PESAMENTOS SÃO MEUS E VOU FALA SEMPRE QUE FOR NECESSARIO, NÃO E POR QUE ELE VEIO PARA ESSE LADO QUE EU VOU ENGOLI ESSA E POR QUE NÃO O PARTIDO NO QUAL SOU FILIADO NÃO TEM PULSO E VOZ.

    INFESLISMENTE ESSE E MEU PESAMENTO E NÃO MUDAREI MINHA OPINIÃO MAS RESPEITO A DECISÃO DO PARTIDO AFINAL QUEM SOU EU APENAS UM FILIADO.

    ResponderExcluir