terça-feira, 22 de novembro de 2011

Um bom debate....

Finalmente um bom comentário anônimo com algo substancial (embora possua alguns percalços) em termos de discussão política. é nesse tipo de discussão que gosto de entrar.
Essa discussão teve início com os possíveis conceitos de CERTO ou ERRADO em política, que na verdade é meramente subjetiva. Mas o comentarista anônimo, que aparentemente parece ter cursado disciplina de teoria política ou se informou de alguém, produz algums "deslizes" em sua contra-argumentação que evidenciamos em seguida (logo após o seu comentário que inicialmente reproduzimos abaixo):


Sou eu de novo professor Girafales, muito bunito e desnecessaria sua demosntração de profundo leitor de Gramsci, Maquiavel Marx e toda essa leva de pensadores. e por falar neste ultimo espero que saiba que a visao politica dele Seguramente não a de uma ordem social dirigida pelo Estado. O Estado político para Marx pertence à "superestrutura" reguladora da sociedade: é ele próprio um produto da luta de classes em vez de estar sublimemente além deste conflito, ou consistir em alguma resolução ideal dele. A verdade quando satisfaz o bem geral do povo é aceita caro companheiro, não estou falando de partidos A ou B que insiste em ser santo, estou falando em cidadaos que querem e precisam que seus direitos sejam resguardados, indepdendente de picuinhas das oposiçoes irresponsaveis e tendenciosas que temos, passar bem camarada.

Inicialmente prezado comentarista a visão de Marx está calcada basicamente na luta de classes e no modo de produção de uma determinada sociedade. A sua busca em prol da ausência completa dos poderes do Estado (Comunismo) passa por etapas, entre as quais a ditadura do proletariado seria um passo inicial. Marx "arranhou" algumas postulações teóricas nesse sentido da superestrutura, mas foi seu companheiro Engels que aprofundou essa discussão teórica e principamente Antonio Gramsci que rediscutiu e aprofundou ainda mas a base macroeconômica inferindo o papel fundamental da superestrutura na regulação da sociedade.
Mas essas discussões teóricas abrange essencialmente a produção econômica e os aparelhos ideológicos e repressores do Estado, ou seja, não tem nada a ver com os conceitos de CERTO ou ERRADO em política. Os cidadãos possuem direitos e deveres que devem ser controlados, regulados e administrados pelo Estado, até porque renunciamos aos nossos próprios interesses individuais em prol do coletivo quando passamos do modo de produção comunal primitivo para vivermos numa sociedade escravista, feudal ou capitalista que se retroalimenta da mais valia e do excesso produzido.
Agora o que é a verdade? é outro conceito meramente subjetivo comentarista e não pode entrar numa discussão teórica desse nível. A verdade pode possuir vários níveis de interpretação dependendo do contexto social utilizado. Basta dizer para voce que em ciência não existe o conceito de verdade. A verdade é aquilo que voce acredita que seja, mas do seu ponto de vista. Experimente chegar para qualquer igreja e pergunte o que é a verdade? se voce pesquisar 2.000 mil igrejas, voce ouvirá 2.000 versões da verdade cada uma a seu jeito. Portanto prezado comentarista em política não existe conceito de CERTO ou ERRADO, assim como não existe os conceitos de VERDADE ou MENTIRA. Todos esses conceitos são subjetivos. Espero que voce tenha entendido, mas de qualquer forma continue escrevendo e poderemos aprofundar ainda mais essa discussão.

2 comentários:

  1. Muito bem colocada a questão de que em torno de uma verdade existe várias outras verdades!

    ResponderExcluir
  2. Mesmo tendo Gransci lapidado a teoria superstrutural de Marx para ele o conceito de política é um instrumento, que serve para a transformação da sociedade, essa perspectiva rompe com a concepção individualista do termo politica restringido a simples discussão de poder e que como ja dito vem para romper seu erroneo sentido restritivo e fazer valer o real sentido politico que visa um governo de todos por todos e para todos, ainda na perspectiva de Gramsci, "quanto mais se amplia a socialização da política, mais se desenvolve a sociedade civil, o que significa que os processos sociais serão cada vez mais determinados pela 'vontade coletiva' meu camarada. Em relação ao certo e errado volto a afirmar que a vontade coletiva prevalece sobre a individual, poderiamos assim entender que teriamos não a verdade absoluta que como vc bem falou é subjetiva, mas legalmente o certo a se fazer, baseados no ajuste de vontades, pra finalizar afirmo que não se trata de certo e errado em política, mas o certo e errado para o povo que terá sua soberania exercida pelo sufrágio universal, a politica, não entendida somente como subjetividade humana, passaria a ser o uma das bases da sociedade.

    Passar bem camarada.

    ResponderExcluir