sábado, 24 de dezembro de 2011

Acertos e falhas no Natal dos sonhos.....

Á luz dos últimos acontecimentos ocorridos no mês de Dezembro em Baraúna, numa série de atividades patrocinados pela prefeitura municipal temos algumas ponderações a fazer no sentido do que foi acertado e o que deu errado.
O projeto em si é bom. A população baraunense tem direito ao lazer (expresso na própria constituição federal) e o povo gosta de animação e festas. Mossoró hoje, por exemplo, praticamente saiu do submundo da mediocridade em termos turísticos e atualmente tem boa parte de suas receitas externas são advindas do turismo de eventos teatrais como o Auto da Resistência e do Natal, por exemplo, assim como das festas tradicionais (São João).

No caso de Baraúna, na verdade nunca houve um prefeito que se preocupasse efetivamente com esse sentido cultural de tornar tradicional determinada atividade festiva. Lembro bem que o Barafolia foi alardeado com intensidade no ínicio dos século XXI, depois foi abandonado e ressurgiu novamente esse ano. Sabemos bem que de 2007 a 2010 nada foi realizado nesse sentido. A única festa tradicional em Baraúna é da padroeira de Nossa Senhora das Graças, onde seja qual for a administração, boa ou ruim, ela é realizada, pois independe em parte do poder público.
Mas sabemos mais ainda que o verdadeiro objetivo desse rol de atividades festivas que vem se realizando nos últimos meses faz parte de uma embutida campanha de marketing eleitoral tentando alavancar a situação periclitante de um pré-candidato tirado do bolso do colete do prefeito de direito e impingido a todo o grupo sem direito a qualquer tipo de contestação. Tudo isso tambem faz parte de um projeto comercial de manutenção do poder público como forma indireta de perpetuar os ganhos e lucros de suas empresas privadas. Um candidato nativo e baraunense naturalmente tiraria de cena esse projeto.

No mês de Dezembro vimos com simpatia o projeto de elaborar enfeites natalinos com material reciclável, que já existe em outros municípios brasileiros. A medida foi boa e surtiu um efeito visual muito agradável ao conjunto natalino apresentado. A realização de atividades culturais com bandas musicais, atividades esportivas, peças teatrais e música são elementos fundamentais na estruturação de uma série de eventos que valorizem o potencial humano da terrinha. Outro aspecto positivo foi a idéia de trazer o Papai Noel de helicóptero e distribuir presentes (mesmo que qualidade discutível) as crianças baraunenses. Mas o importante é que o objetivo é bom.
Mas aí vem a pergunta que não quer calar? se realmente tudo isso faz parte de um projeto eleitoreiro quem garante que tudo isso se repetirá nos meses de Novembro e Dezembro de 2012, 2013, 2014....? os pré-candidatos das chapas majoritárias naturalmente dirão que sim e até jurarão de pés juntos se necessário. Mas já estamos tão ressabiados com esse pseudodiscursos que emolduram um quadro alegre, bonito e agradável, e quando chega a realidade se transforma numa gambiarra arranjado às pressas, feito o Papai Noel que não desceu de helicóptero e o prefeito juntamente com seu locutor levou uma sonora vaia da população.

O problema é que o povo hoje em dia não é o mesmo de dez anos atrás. Uma boa parte tem computador com internet em casa, quase todos tem televisão em suas residências e já são PHd em discursos políticos. Por vezes eles fingem que não sabem de nada, mas sabem de tudo. Fingem que estão gostando e não estão nem aí. Portanto Baraúna merece uma administração que torne as coisas permanentes e não apenas ilusórias. Se essas atividades culturais se tornassem efetivas e constantes nos anos vindouros, naturalmente ganharia o comércio local e a população baraunense.
Saber distinguir essa visão de futuro é essencial para o futuro prefeito caso queira realmente agradar os munícipes. Em Mossoró deu certo e está crescendo cada vez mais pela persistência da atual governadora Rosalba Ciarline que foi prefeita por três vezes e manteve as atividades culturais e festivas. A atual prefeita Fafá tambem teve que manter toda essa série de eventos por exigência da própria população e da associação comercial mossoroense. Porque Baraúna seria diferente? porque somente por objetivos eleitoreiros? porque existe descontinuidade quando muda a administração? são respostas que cabe a voce eleitor refletir e aos pré-candidatos majoritários repensarem melhor suas metas e objetivos.

6 comentários:

  1. Foi para fazer acontecer que se criou a secretaria de turismo e fundação de cultura. Portanto estando em boas maõs como hoje está sob o comando da secretaria de turismo na competência de Graça Barbosa e a fundação de Cultura com o gerenciamento de Adalberto e o apoio do prefeito mais coisas boas viram. Para permanecer bom e melhor viva o zuares.

    ResponderExcluir
  2. É verdade talvez os talheres saia com tanto turismo que por aqui tem, as caminhadas em pedras soutas em pleno centro, quem sabe não dá uma bom passeio turístico no calçamento de pedra souta.Quem sabe não haveremos de ter um secretário jubilado.

    ResponderExcluir
  3. Mau star compra helicopetero, com qual dinheiro? não é deficio responder em exibição mostrando ao povo de Baraúna onde tá o dinheiro, ai a razão pra tanto calçamento sonrrizal eta corrupção, matadouro sem fim, creche inacabada,a iluminação do campo, também uma verdadeira gabiarra ou engenheiro Paraguaí, pedimos desculpa aos paraguaios, ai Mau Star vc vai!É mas acho que não foi pago, pois não veio deixar Papai Noel, que aconteceu?

    ResponderExcluir
  4. como e graça barboza competente rsrsrsrs conta outra seu bb nem aqui nem na china ja adalberto acredito que ele quer fazer mais não vai não o mal esta não vai deixar o povo burro esse

    ResponderExcluir
  5. Entendo sua preocupação, mas se realmente o projeto agrada a população, creio eu que a atual administração não será imprudente de não repetir em 2012. Vamos esperar. Se até meados do meio do ano de 2012 não iniciar aí infelizmente sua preocupação fará sentido e será uma perca de oportunidade de seguir Mossoró que hoje ganha muito com o turismo. Isso valerá para os demais anos, seja qual for o prefeito.

    ResponderExcluir
  6. Me desculpe, mas tudo que está sendo realizado nos festejos dos 30 anos de Baraúna foi apresentado pelo professor Reginaldo nas escolas. Na verdade o senhor Adalberto e a Senhora Graça Barbosa são bons caroneiros das ideias dos outros.

    Outra, os festejos dos 30 anos foi todo feito tendo como base as propostas apresentadas pelo professor.

    Quem deve ganhar os méritos são os alunos que além de confeccionar os enfeites natalinos, que diga-se de passagem, muitos criativos, estão abrilhantando as noites na praça.

    Como sempre, quem não faz nada é quem ganha os méritos. Fique de olho Reginaldo. Você e seus alunos foram engolidos pela incompetência de quem não sabe fazer nada por Baraúna.

    ResponderExcluir