sexta-feira, 30 de dezembro de 2011

Um balanço final em 2011...

Em termos políticos o quadro começa a se desenhar de forma mais clara em 2011. O vereador Edson Barbosa fez uma análise bastante lúcida em seu blog, sinal de que está antenado com os acontecimentos e bastidores da política baraunense.
Quanto a chapa majoritária, nenhuma novidade. A oposição aparece com as pré-candidaturas de Luciana Oliveira (PMDB) em primeiro lugar nas pesquisas de intenções eleitorais com o apoio do PSDB, PT e PDT e o ex-prefeito José Araújo (DEM) que resiste numa candidatura quixotesca, mesmo sem ter partidos que lhe apoiem e nem candidatos na chapa proporcional (com exceção do clã familiar).Poderá haver uma coligação PMDB-DEM? claro tudo é possível e os esforços serão envidados em tal direção. Caso não se concretize a oposição irá procurar formar uma chapa majoritária doméstica com a indicação de nomes de outros partidos  do seio oposicionista (PSDB, PT e PDT - nomes como da ex vice prefeita Célia Bezerra, Berguinho, Pinheiro, Daniel Pereira, Ruberlândio, Sandro Bezerra) ou irá procurar nomes de partidos que momentaneamente apoiam a situação, tais como o PV e o PMN, que são atualmente os primos pobres da situação recebendo apenas as migalhas que caem da mesa real composta pelo PR e PSD.

No caso do PV vemos com carinho o nome do ex vice-prefeito Ailton Lopes, liderança inconsteste de nosso município. A sua vinda (juntamente com o grupo que compõe o PV) para compor como vice iria reforçar a oposição, além de facilitar a reeleição do atual vereador Edson Barbosa. Em termos de perspectivas eleitorais, o PV com o quadro de candidatos na chapa proporcional que tem hoje terá número de votos suficientes no coeficiente eleitoral (previsto para girar em torno de 1.300 votos) para ocupar 01 cadeira no legislativo e brigará, com dificuldades, para ocupar uma segunda vaga (2.600 votos para eleger um segundo ou contar com as sobras percentuais eleitorais para beliscar uma segunda vaga). Fazendo composição na proporcional com outros partidos oposicionistas, tais como o PT, por exemplo, essa possibilidade seria bem mais concreta
No caso do PMN existe a possibilidade do nome de Fátima do Juremal para compor como vice. Além de formar uma chapa composta por duas mulheres (a vice-prefeita e uma representante da comunidade do Juremal que congrega mais de 1.000 votos atualmente), abriria espaço para a eleição de Arimatéia como vereador. O PMN atualmente tem 16 candidatos na chapa proporcional e brigará por 01 vaga no legislativo podendo chegar a segunda vaga. Tertinho é o nome favorito para essa vaga e Arimatéia poderia abocanhar a segunda vaga com a saída de Fátima para a chapa majoritária da oposição. Com 05 pré-candidatos locais (Arimatéia, Fátima, Naldo da Padaria, Odilon e Gelcione) dividindo votos para vereador no Juremal, além dos que beliscam votos diretamente por lá (tais como Graça do PV e Dedinho do PSDB) e os que beliscam votos indiretamente (os da zona urbana), Fátima e Arimatéia sabem bem que a situação é difícil, apesar dos discursos fáceis e prepotentes que emanam de pessoas que gritam delirantemente que o PMN fará 03, 04 e se possível as 11 cadeiras do legislativo. Pura ilusão para enganar os incautos e alimentar as esperanças. Eleição se ganha com voto na urna e não com falácias. Arimatéia já tem experiências suficientes de várias derrotas nessa caminhada onde lhes tiraram o pão da boca por diversas vezes por acreditar em pseudopromessas que fazem visualizar os céus e as estrelas e na hora H só dedos nas ventas.
O PR elegerá 03 vereadores (tendo como favoritos Neusa, Marcos Antonio e Flávio Matias) e brigará por uma quarta vaga se fizer coligação com o PSD (onde os votos de Divanise Oliveira ajudará nessa empreitada). Caso Divanise seja guindada para o posto de vice na chapa da situação (o mais provável que aconteça no momento), o PR terá que contar com a sorte das sobras percentuais para alcançar essa quarta vaga.
O PMDB com um quadro de 15 pré-candidatos a vereador deverá eleger 02 vereadores (podendo, dependendo da campanha, brigar por uma terceira vaga), surgindo como favoritos por essas duas vagas os nomes dos vereadores Nerivan Cláudio, Ritinha, Adjano Bezerra e Maninho. Entretanto poderá ocorrer surpresas vindas do norte. O PSDB efetuando uma composição com o PT e o PDT, terá um quadro de 22 pré-candidatos. Essa coligação elegerá 02 vereadores e brigará, com dificuldades, por uma terceira vaga.
É natural que os pré-candidatos a prefeito pensem em seus interesses pois eles querem votos para si. Nenhum candidato a prefeito pede votos para vereador, mas querem que todos os candidatos a vereador peçam votos para ele. Mas o importante é que os partidos avaliem o que é bom para eles, pois estarão brigando por vagas para seus companheiros. Não se enganem: depois de assumir a cadeira na prefeitura o ocupante do cargo executivo só dará valor a quem for eleito no legislativo. Voce pode até fingir que mordeu a isca, mas não morda o anzol.
Pensar com inteligência e agir em prol dos seus interesses partidários é uma atitude mais racional e evitará decepções. Muita gente já chegou na boca do túnel, mas não entrou em campo justamente por pensar em candidatura de prefeito e esquecer da sua de vereador. Voce como vereador terá poder e valor perante o poder executivo. Como suplente será apenas citado em eventos públicos como liderança presente e olhe lá.

3 comentários:

  1. Valdeci você esqueceu que Edson Barbosa também citou Taciano como prtenso a vice, ele é um nome muito bom para chapa majoritária.

    Analisemos.
    Berguinho - Ao se preocupar lançar seu nome a vice e depois prefeito ficou desgastado.
    Célia - Você disse que ela não seria candidata
    Sandro - Nome sem expressão politica
    Daniel - Tem nome bom como vereador mas não pra vice
    Lisboa - Um nome bom pra vice
    Ruberlândio - Melhor como vereador
    Didi - Sem expressão
    Elma - Nome bom do DEM

    ResponderExcluir
  2. Prezada Adriana,

    Não é que eu tenha esquecido o nome de alguém, pelo contrário, considero todos da oposição e até mesmo da situação capazes de assumir tal condição. Apenas citei alguns nomes a guisa de exemplos.
    Quanto ao fato de Célia Bezerra se voce rever minhas postagens mais antigas verá que em momento algum eu excluí ela de ser uma remota possibilidade como vice (excluí sim de qualquer possibilidade como candidata a vereadora em compromisso assumido com todo o grupo do PSDB e que iremos cumprir), priorizando sempre uma coligação em primeiro plano com o DEM.
    Agora penso também que uma pesquisa de intenções de votos para indicação de quem seria o melhor nome para vice seria a forma mais democrática de extinguir qualquer privilégio pessoal ou partidário, ou seja, deixar o próprio povo escolher, voce não concorda comigo?

    Valdeci dos Santos Júnior

    ResponderExcluir
  3. Celia melhor nome para vice,competencia,lealdade e amiga de todos.

    ResponderExcluir