sábado, 17 de dezembro de 2011

As chances dos pequenos.....

As possibilidades dos partidos tido como "pequenos" morderem vagas para a câmara legislativa baraunense dependem de alguns fatores, que se bem utilizados, levam ao sucesso. Analisemos alguns deles:

O PMN, pelo fato de não querer se coligar com ninguém, terá que obter, sozinho, no mínimo 2.500 votos  com seus 17 candidatos para beliscar duas vagas. Em caso de êxito (atingir 2.500 votos), uma dessas vagas praticamente já tem dono: Tertinho. A outra vaga será disputada na tapa e no facão no meio da mata escura que divide Juremal e Baraúna, entre o eterno Arimatéia e o briguento Wilson. Correndo por fora e pelas beiradas tem o sorridente Roldão. Caso o partido só consiga votos para eleger somente 01, Tertinho veste o paletó e manda Arimatéia (que dividirá seus votos com mil candidatos no Juremal) e Wilson (que sofrerá perseguições do fogo amigo) para casa, enquanto Roldão continuará sorrindo e nada mais.


O PV está quase na mesma situação. Não pode coligar com o PR pois se tranforma em bucha de canhão, ou seja, não elege ninguém e ainda fica servindo de escada. Poderia se coligar com o PSD, mas existe também o temor tanto do fato eleitoral quanto do sobrenatural (O PSD existe mas não aparece).
Apesar das bravatas de que pode eleger mais, na realidade se sair sozinho com seus 15 candidatos o PV só elege 01 vereador cujo favorito é o ex-prefeito Ailton Lopes. Outra possibilidade seria coligar com o PMDB oposicionista (atitude descartada por alguns membros do partido que não querem largar o "peitinho leitoso" da prefeitura), mas em termos de sobrevivência política seria interessante para o atual vereador eleito do partido, Edson Barbosa, que "queimaria" os favoritos no limbo situacionista (em outras palavras eles não sairiam candidatos) e se reelegeria com as sobras dos sobreviventes do partido na junção com o verde dos bacuraus. É a famosa situação "se ficar o bicho pega...se correr o bicho come". Nesse caso específico, para sobreviver politicamente, entre pensar em si e pensar nos outros, primeiro os teus Mateus.....

O PSDB brigará por duas vagas com seus 17 candidatos (caso saia sozinho), tarefa difícil, mas não impossível. Como existe a possibilidade de coligação com o PT e o PDT (atingindo um montante de 22 candidatos) poderá brigar pela terceira vaga. Como presidente partidário não posso indicar favoritos do PSDB, mas temos de 05 a 06 nomes que brigarão mais diretamente por essas duas vagas com possibilidades iguais entre eles. O PT poderá entrar com mais candidatos, entre os quais aparecem os nomes de Didi Veríssimo, Ruberlândio e Nequinho, além do PDT que tem em Deivid um nome que poderá surpreender.

Nessa contenda eleitoral aparece um fato relevante: os partidos pequenos certamente aumentarão seu quinhão nos assentos da câmara municipal a partir de 2013. Quem viver verá.

4 comentários:

  1. Parabéns,pela sua observação lucida e inteligente.Entretanto à fatos a ser analisados,se o PR fizer coligação com o PR,PSB,PV,PSD será que naõ se faria 7 vereadores e a coligação PMN,DEM faria 3 vereadores, e a coligação PSDB e PMDB brigaria por uma vaga, sendo Célia ou Neirivam por ser compromissos dos brancos ,ou se repetiria a catástrofe do que aconteceu com o DEM ter mais de três mil votos e não foi eleito ninguém. È bom esperar pois o jogo apenas começõu. Quem tava em cima caiu e quem tava em baixo subiu e a grande maioria não dicidiu, será que se estar a procura de um nome novo. O tempo dirá.

    ResponderExcluir
  2. Caro amigo,hoje a tarde durante os jogos de futebol do encerramento do campeonato municipal de Baraúna, presenciei cenas de exibicionismo do prefeito de fato o qual chegou pilotando um helicóptero e por pouco não paralisou o jogo para pousar sobre a grama. Pousou o helicóptero dentro do estadio porém fora do gramado, a meninada correu para ver de perto a facinante máquina e durante o intervalo entre jogos, o prefeito de fato mandou a meninada e curiosos sairem próximo da máquina e logo em seguida ficou sobrevoando o estádio e pousou no centro do gramado e em seguida sobrevou o estadio e mais uma vez pousou próximo a uma das traves do campo de futebol, permanecendo no interior do helicóptero por alguns minutos e depois partiu com destino desconhecido, provavelmente para o litoral, exagero de exibicionismo.
    A população de Barauna precisa abrir os olhos e ver onde os recursos do município estão sendo aplicados... Não podemos simplesmente assistir ao abuso de poder e exibicionismo e ficarmos calados, enquanto que as necessidades básicas da população são ignoradas diante da vontade e necessidade de concentrar recursos e poder. Barauna precisa URGENTE de políticos que defenda os interesses da sua gente, principalmente da classe trabaladora, e não de empresários onde o LUCRO fala muito mais alto que as necessidades básicas da população, precisamos de políticos que defendam não só os brancos, ou pretos, e sim todos nós baraunenses acima de tudo.
    Gostaria que voce comentasse sobre esse desabafo de um cidadão baraunense.

    ResponderExcluir
  3. Fiquei sabendo que a reforma do colégio Amauri Ribeiro não seguiu o projeto para o qual foi enviado os recursos, o prefeito de fato modificou a execução dos serviços para sobrar um montante maior de dinheiro que provavelmente irá reforçar o caixa da sua campanha. No entanto dias antes da sua reinauguração a obra foi fiscalizada e reprovada, no entanto ficou determinado que o prefeito de fato teria duas opções: Derrubar as alterações não autorizadas e ajustar a obra ao projeto original ou devolver parte do dinheiro que sobrou.
    Comente por favor...

    ResponderExcluir
  4. Realmente os sócios faisca e fumaça, ou seja, o prefeito de fato e o de direito não fazem nenhum serviço ou obra com qualidade, o que interessa para eles e o dinheiro que sobra e vai parar nas contas de laranjas. Hoje foi a inauguração muito divulgada da iluminação do estádio de futebol, no entanto causou pânico aos torcedores com curto circuito e queima de 4 de 6 lâmpadas em um dos conjuntos de refletores e fogo em um dos postes nos arredores do campo. Muitos torcedores abandonaram o local temendo um apagão generalizado e o caos na saída do estadio. A iluminãção ficou parcialmente comprometida mas o jogo continuou.

    ResponderExcluir