quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

Rapidinhas da quinta-feira.....

O vereador Edson Barbosa enumerou as suas várias ações de luta em prol da zona SUL e inverteu o mapa dando o crédito a zona NORTE..um simples erro geográfico, mas o interessante é que realmente a zona Sul precisa eleger tambem um vereador que more por lá e vivencie diretamente os problemas narrados pelo edil baraunense..esperamos que em 2012 isso venha a acontecer...já existem vários pré-candidatos na região, entre os quais, Miriam Oliveira (PSDB) e Raimundo do poço novo (PR).

O que mais esperar de um governo falido onde até as pulgas dominam e provocam prejuízos a população...

O problema do trânsito reflete dois pilares básicos em nosso país: a ausência da educação no trânsito (que deveria ser ministrada nos curriculos escolares em todos os níveis de ensino) e a certeza da impunidade.
Por mais campanhas educativas que sejam feitas não é fácil remediar uma questão cultural de desobediência coletiva as regras de trânsito pelos usuários de veículos, principalmente quando existe a certeza da impunidade. Me digam senhores quantas pessoas estão presas nesse país porque matou alguém no trânsito? qual é o motoqueiro que fica atrás de um carro em um sinal vermelho de trânsito? Quem respeita os limites de velocidade determinados pelas placas de sinalização?

 as raízes desses procedimentos repetitivos e incorretos está justamente na questão educacional na base e na inexistência de um judiciário e de um código penal atualizado (o nosso é de 1940) que penalize os infratores em tempo hábil. Qualquer país desenvolvido possui essas características preliminares e não possui sequer 10% dos índices alarmantes de mortor e feridos que o Brasil possui: são 50 mil pessoas mortas todos os anos em acidentes de trânsito. Para se ter uma idéia dessa guerra cotidiana, basta mencionar que em toda a guerra do Vietnã (que durou quase uma década) os Estados Unidos perderam 53 mil soldados. Numa analogia podemos dizer que nós temos praticamente um Vietnã a cada ano no Brasil.
As poucas leis punitivas do trânsito que foram criadas recentemente no país, entre as quais o teste do bafômetro, tentam na verdade atenuar um problema que se autoreproduz justamente calcado na imprudência generalizada e na certeza da impunidade penal, pois nem mesmo com todas as evidências de embriaguez e dos indícios de sua irresponsabilidade pelo acidente fatal cometido, o cidadão não é obrigado a fazer o teste do bafômetro (pois irá produzir provas contra si). A culpa de tudo isso está no sistema de educação no trânsito implantado que tenta remediar em conta-gotas o topo quando o problema está na base e da ausência de um poder judiciário estruturado que faça respeitar as regras existentes.  



5 comentários:

  1. VALDECI O VERIADOR DAS BLIST TA PREOCUPADO E COM OS 40 POR SENTOS DAS MUTAS POR QUE CADA MUTA QUI O GUARDA FIZE RETONA 40 POR SENTOS E ELE QUER MAIS CALABOCA DO PREFEITOKKKKKKKKKKKKKKK MAIS NOS ESTAMO E COM LULU PODER VIR GUARDA PODE VIR O QUI VIER EM 2012 MAMAE LULU DISMACHA TUDO ISSOKKKK E DE MAIS BARAUNA

    ResponderExcluir
  2. Comentário só pode ser de um desordeiro e profundo apreciador do ilicito que cita a mamãe Lulu como pessoa acima da lei,então é isso mesmo que voces querem? Mamâe Lulu dismanchando tudo? só tem tapado nesse covil.

    ResponderExcluir
  3. O QUI FOR PRA PREJUDICA OS POBRI NOS DE BARAUNA ESTAMO COMTRA COMETADO TERRORISTA VOCE SO PODE SER UM DOS PUXA SACU DESA ADIMINITRASOA

    ResponderExcluir
  4. Outro comentário tosco e sem consciência, companheiro se não pode possuir um carro ou uma moto legalizado ou ter uma carteira de habilitação que garanta segurança para vc para os ricos e para os pobres, por favor compre uma bicicleta, se realmente o trânsito de Baraúna for legalizado vc só vai pagar multa se quiser.

    ResponderExcluir
  5. Eu gostaria que essas blitz fosse a mais ou menos 1.5 ano, pra ver uma certa caminhoneta aprendida, e os babões de empreguinho ia dizer será que aquele individuo nocivo dizia que é pobre.

    ResponderExcluir