sábado, 24 de dezembro de 2011

porque se comemora o Natal?.....

Natal é a celebração do grande amor de Deus, o dia em que Deus nasceu no mundo, trazendo paz, luz, amor, esperança, uma nova aliança, uma nova vida. O Filho de Deus, Jesus de Nazaré, nasceu em Belém, como uma criança humilde e marginalizada e encontrou todos e todas neste mundo, oferecendo-lhes a presença e a reconciliação de Deus. Em torno deste acontecimento há muitas decisões e tradições herdadas do passado. 

Nos relatos bíblicos não encontramos nenhuma referência sobre a data do nascimento de Jesus. Naquela época os calendários eram muito confusos. Os antigos calendários romanos tinham, às vezes, semanas de quinze dias e meses de dez dias, de acordo com a vontade do Imperador reinante. O povo em geral não conhecia as datas de nascimento, casamento ou falecimento. Não existem registros históricos a respeito de "Festas de Aniversário" na Antigüidade.
Sobre o nascimento de Jesus sabemos muito pouco. Ele nasceu antes da morte de Herodes Magno (Mt 2.1; Lc 1.5), que faleceu na primavera de 750 da era romana, quer dizer: no ano 4 antes de Cristo. Conforme estudos o ano mais provável do nascimento de Jesus é 7 ou 6 anos antes da era cristã.
As primeiras comunidades cristãs não comemoravam o nascimento de Jesus. Somente a partir do ano 350 o Natal começou a ser comemorado no dia 25 de dezembro. Em torno da escolha desta data há uma longa história.
Os Celtas, por exemplo, tratavam o Solstício do Inverno, em 25 de dezembro, como um momento extremamente importante em suas vidas. O inverno ia chegar, longas noites de frio, por vezes com poucos gêneros alimentícios e rações para si e para os animais, e não sabiam se ficariam vivos até a próxima estação. Faziam, então, um grande banquete de despedida no dia 25 de dezembro. Seguiam-se 12 dias de festas, terminando no dia 6 de Janeiro.

Em Roma, o Solstício do Inverno também era celebrado muitos séculos antes do nascimento de Jesus. Os Romanos o chamavam de Saturnálias (Férias de Inverno), em homenagem a Saturno, o Deus da Agricultura, que permitia o descanso da terra durante o inverno.
Em 274 o Imperador Aureliano proclamou o dia 25 de dezembro, como "Dies Natalis Invicti Solis" (O Dia do Nascimento do Sol Inconquistável). O Sol passou a ser venerado. Buscava-se o seu calor que ficava no espaço muito acima do frio do inverno na Terra. O início do inverno passou a ser festejado como o dia do Deus Sol.
A comemoração do Natal de Jesus surgiu de um decreto. O Papa Júlio I decretou em 350 que o nascimento de Cristo deveria ser comemorado no dia 25 de Dezembro, substituindo a veneração ao Deus Sol pela adoração ao Salvador Jesus Cristo. O nascimento de Cristo passou a ser comemorado no Solstício do Inverno em substituição às festividades do Dia do Nascimento do Sol Inconquistável.
Outras curiosidades estão relacionadas com este dia 25 de dezembro. O calendário que adotamos hoje é uma forma recente de contar o tempo. Foi o Papa Gregório XIII que decretou o seu uso através da Bula Papal "Inter Gravissimus" assinada em 24 de fevereiro de 1582. A proposta foi formulada por Aloysius Lilius, um físico napolitano, e aprovada no Concílio de Trento (1545/1563). Nesta ocasião foi corrigido um erro na contagem do tempo, desaparecendo 11 dias do calendário. A decisão fez com que ao dia 4 de outubro de 1582 sucedesse imediatamente o dia 15 de outubro do mesmo ano. Os últimos a adotarem este calendário que usamos foram os russos em 1918.

O fato interessante desta correção é que o Solstício do Inverno foi deslocado para outra data. Dependendo do ano o início do inverno se dá entre o dia 21 e o dia 23 de dezembro.
A razão fundamental para a comemoração do Nascimento de Jesus no dia 25 de Dezembro se perdeu com essa mudança no calendário. Mesmo assim o Natal continuou a ser comemorado no dia 25 de dezembro. Para nós, habitantes do Hemisfério Sul, há menos razões ainda para se comemorar o Natal no dia 25 de dezembro. Nesta data vivemos os primeiros dias do verão e não do inverno. Porém, herdamos as tradições cristãs que vieram do Hemisfério Norte.Mesmo assim vale celebrar este ato de amor maravilhoso de Deus: Deus veio ao mundo e inaugurou uma nova vida entre nós. Este é o motivo da nossa festa. Vamos juntos, povos do norte e do sul, celebrar e festajar o Natal de Cristo, a chegada do amor de Deus ao mundo.
(Pesquisador Guilherme Lieven)

3 comentários:

  1. Valdecí esse comentário é direcionado a Daniel, poies ele não tem a sua coerência e não publica nada, não tem se quer um comentário no Blog Dele, porque será? Gostei da sua opinião Valdecí sobre o Natal e gosto das suas colocações, Mas sou capas de apostar a minha vida como Daniel e muitos da oposição ficaram felizes com o ocorrido por que pra Alguns da oposição, quanto pior melhor, muitos torcem pra tudo dar errado, porque querer que um ex-prefeito corrupto e ladrão volte a prefeitura, tudo mundo sabe que existe proecssos que vão obrigar Gilson a devolver mais de cinco milhoes de reais aos cofres publicos, vc Daniel sabe o que é cinco milhões de reais? você sabe, quantas casas dar pra construir com esse valor. Acho que vcs do PEDSB que pregam uma Baraúna melhor teriam que escolher um candidato que tivesse um passado limpo, não os que deixaram Baraúna numa treva profunda e que só agora está começando a luz raiar. Lembro da rejeição que Aldivon enfrentou em sua primeira eleição, por conta de ser o candidato dos Brancos, quando agente adentrava em uma casa que o povo sabie que Aldivon era o candidato dos BRANCOS as vezes colocavam Aldivon pra fora, Luciana começo andando com Aldivon e quando sentiu uma enorme rejeição do povo não teve mais coragem de prosseguir,. Pergunte a Célia que ele era testemunha da grande repudia que o povo tinha com os BRANCOS. Ai, agora querem pousar como os Salvadore da Pátria. Sinceramente, O povo sabe dos desmando de Geilson, do enriquecimento ilicito que houve, se hoje eles estão quebrados como dizer é por incompetência. Mas também não acredito. Tenhp certeza, quando a campanha realmente começa e ferver e com os debates políticos e for mostrado ao povo de Baraúna como era no tempo de Gilson Luciana cai mais que arroz de terceira. A respeito do Helicóptero veja o comentário de Wilson Cabral:

    INCIDENTE PREJUDICOU A FESTA DE PAPAI NOEL
    A Chegada de Papai Noel ontem à noite em Baraúna foi coberta de êxito, a criançada adorou receber os presentes do velinho, embora não tivesse presentes para todos, também era uma tarefa impossível, o prefeito Aldivon estava bastante chateado porque a descida de Papai Noel de Helicóptero não foi possível, a expectativa foi grande, mas houve um problema que fugiu da administração do prefeito, o helicóptero que traria Papai Noel à Baraúna, foi o mesmo que levou a governadora Rosalba a cidade de Campo Grande, na vinda a governadora atrasou a viagem, ao chegar ao Aeroporto de Mossoró, as leis da Aeronáutica impediram que o helicóptero tivesse ordem de vôo para ir à Baraúna, o horário estava estourado, isto diminuiu o sucesso da festa e causou muita incompreensão , o prefeito estava dizendo que a oposição ia criticá-lo, mas quando estavam no poder nunca fizeram uma festa desta para as crianças de Baraúna, realmente o prefeito marcou bobeira, poderia ter arranjado um outro helicóptero , pois, confiar em avião que transporta político não é coisa certa, ficou o exemplo para o próximo ano.

    Diferente de Daniel que quer ver é o circo pegar fogo e de preferência com todo mundo dentro.

    ResponderExcluir
  2. Há no próximo ano, com certeza não vai haver nada, pois já passou a época da politica,e ele quer promover mau estar, como os anos anteriores não ouvi nada, tem mais esse prefetinho não ta com nada; não foi a posição que Ò vaio foi o povo.

    ResponderExcluir
  3. Realmente Luciana, vai cair mais nos braços do povo.

    ResponderExcluir