segunda-feira, 15 de agosto de 2011

"O resultado da enquete..."

O resultado da enquete sobre quem o leitor preferiria votar em Mossoró nas próximas eleições de 2012 apontou que 45 % preferem a opção por um candidato alternativo,32% votariam num candidato apoiado pela prefeitura, 12 % não votariam em nenhum deles e 9% votariam num candidato apoiado pelo sistema da Deputada Sandra Rosado.
Claro que esse resultado é apenas um indicativo de alguns leitores de Baraúna e que tem acesso a Internet, mas sabemos bem que a realidade de Mossoró é bem diferente. A polarização histórica que a família Rosado utiliza para manter o domínio é muito forte, amparada por sistemas de comunicações (TV's,rádios e jornais)que reproduzem essa perpetuação sempre renovando "as brigas" como forma de iludir a massa a tomar partido por sistema A ou B (que na verdade é a mesma coisa e é o que interessa a família Rosado).
É possível mudar? é, mas não é fácil. A última vitória de um candidato a prefeito mossoroense fora desse ciclo vicioso foi com Antonio Rodrigues de Carvalho (o capim) em 1968, onde o capim comeu o Touro (o falecido Vingt-Rosado, pai de Sandra Rosado) derrotando na última urna que continha justamente os votos do então distrito de Baraúna (tido na época como um curral eleitoral de Vingt-Rosado). A surpresa foi grande e Antonio Rodrigues de Carvalho assumiu a prefeitura.
Depois outros candidatos alternativos apareceram como, por exemplo, o professor Chagas Silva (na época, em 1988, candidato do PT) e o ex-deputado Francisco José (em 2004), mas não conseguiram êxito. Novamente no próximo ano aparecem especulações sobre o reitor da Ufersa, Josivan Barbosa, que seria uma excelente alternativa a todo esse sistema político imposto pelos Rosados. O futuro dirá se é possível reverter esse quadro. Só depende do povo e quando ele quer não tem jeito. Acontece mesmo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário