sábado, 27 de agosto de 2011

Os segredos da propaganda política para influenciar as massas...

A propaganda é sempre institucional, ideológica e, ao expressar uma ideologia, manifesta-se politicamente. Nisso, ela não diferencia-se em sua aplicação, seja em um regime totalitário, seja em um regime democrático, seja assinada por uma empresa ou por um partido político.
Essa é uma das razões pelas quais é decisivo distinguir, por exemplo propaganda de publicidade. A publicidade suscita necessidades ou preferências visando a determinado produto particular, enquanto a propaganda sugere ou impõe crenças e reflexos que, amiúde, modificam o comportamento, o psiquismo e mesmo as convicções religiosas ou filosóficas. Mais diretamente podemos dizer que a propaganda é um instrumento da política e da ideologia, expressando-as, e não o inverso. Hierarquicamente, a política vem antes, definindo o conteúdo da mensagem, cabendo à propaganda estruturar a sua forma.
Mas como envolver as massas a favor de uma liderança carismática? Quais são a principais estratégias e técnicas?
Bom, existem três suportes que são largamente utilizados da propaganda tradicional: a imagem, a escrita e a palavra oral. Ao utilizar qualquer um desses três suportes (de maneira isolada ou conjugados), os poderes destrutivos contidos nos sentimentos e ressentimentos humanos podem ser utilizados, manipulados por especialistas. E para isso são utilizadas leis (ou “técnicas” ou “estratégias“) específicas. Citemos duas delas:

a) Lei da Simplificação e do Inimigo Único: Consiste em concentrar sobre uma única pessoa as esperanças do campo a que se pertence ou o ódio pelo campo adverso. Reduzir a luta política, por exemplo, à rivalidade entre pessoas é substituir a difícil confrontação de teses;

b) Lei da Orquestração: A primeira condição para uma boa propaganda é a infatigável repetição dos temas principais. Goebbels dizia: "A Igreja Católica mantém-se porque repete a mesma coisa há dois mil anos.

Portanto, a qualidade fundamental de toda campanha de propaganda é a permanência do tema (ou “conceito” - como dizemos hoje), aliada à variedade de apresentação. Quem souber dinamizar esses dois pilares com sutileza irá influenciar as massas de forma mais consistente. Brevemente voltarei ao tema da propaganda política com mais técnicas e estratégias específicas.

Fonte para consulta mais aprofundada:  Jean-Marie Domenach,  livro "A propaganda política".
Está escrito em francês, mas existe uma versão em língua portuguesa.

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