segunda-feira, 15 de agosto de 2011

"um triste exemplo..."

Tive acesso a uma cópia que me foi fornecida por um professor municipal do projeto (bem vamos chamar de "projeto") intitulado "Baraúna 30 anos: resgate de nossa história" relativo ao desfile de sete de setembro próximo. Fiquei pasmo com o que ví e não acreditei que profissionais, que a princípio eu julgava com competência, pudesse produzir algo de tão baixo nível, misturando História, memória e politicagem barata.
Vamos esmiuçar alguns tópicos desse "projeto":

a) na justificativa diz que o 7 de Setembro é uma oportunidade de:

"desenvolver a compreensão do passado histórico e da significação da data sete de setembro";

b) no objetivo geral menciona que:

" Pesquisar e conhecer a história do município de Baraúna..."

c) nos objetivos específicos, na letra "f" está expresso:

"valorizar os personagens de nossa história"

Mas pasmem o senhores leitores a que nível pode baixar a mediocridade humana em desrespeito as famílias e ao passado das pessoas baraunenses, no tópico intitulado "História de Baraúna" onde está escrito:

"Por meio de um plebiscito decidiu-se elevar o distrito de Baraúna à categoria de município, e pela lei nº 5.107 em 15 de Dezembro de 1981, finalmente desmembrou-se do município de Mossoró. E, em 15 de Novembro de 1982 Baraúna elege o Sr. José Holanda de Montenegro para ser o seu primeiro prefeito. A segunda administração, foi chefiada por José Bezerra (PMDB) 1988-1992.Em seguida veio José de Araújo Dias (PFL) 1993-1996, 2004-2007 com uma administração pouco relevante; posteriormente foi eleito o professor Francisco Gilson de Oliveira (neto de Francisco Leandro de Medeiros) (PFL) 1996 - 2004, cassado por impobridade administrativa, atualmente Baraúna alcançando a posição de um dos maiores municípios em produção e exportação de frutas da região nordeste com a gestão do prefeito Aldivon Nascimento."

Confesso que jamais ví "pérolas" de tal natureza e, me desculpem os professores de português e os erros existentes, mas somente transcreví o texto do jeito que estava.
Alguns aspectos deveriam ser esclarecidos pela comissão que elaborou, vamos dizer mais uma vez, esse "projeto":

I - Quais os critérios utilizados para qualificar algo de relevante, ou pouco relevante, ou muito relevante?
II - porque atingir de forma tão covarde e utilizando documentos públicos de uma secretaria municipal da Educação a memória de famílias que participaram e construíram boa parte da história desse município, entre as quais, a figura histórica do senhor Francisco Leandro de Medeiros que dedicou quase toda sua vida ao município baraunense:
III - Que tipo de história é essa que "esquece" de forma intencional todas as contribuições de obras de infraestrutura, tais como, a vinda da subsestação, a perfuração de poço profundo que solucionou o problema da falta de água em Baraúna, o calçamento de 16 ruas baraunenses, a reforma do mercado público municipal, entre tantas que foi realizada pelo professor Francisco Gilson de Oliveira quando de sua gestão administrativa e somente lembra do fato dele ter sido cassado, enquanto "esquece" que o atual prefeito entrou na prefeitura por via judicial e responde a vários processos judiciais por acusações de corrupção e desvio de dinheiro?
IV - Essa falta de conhecimento (ou seria desconhecimento) da história baraunense está claramente evidenciada quando tenta atribuir ao atual prefeito o fato de Baraúna ser um dos maiores exportadores de frutas, quando na verdade esse ciclo já começou desde 1991 (na gestão do Sr. José de Araújo Dias), cresce e passou por mais dois mandatos do professor Francisco Gilson de Oliveira, e vai continuar crescendo independentemente de A, B ou C que estiver governando esse município.

Realmente uma pena que fatos lamentáveis dessa natureza ainda aconteçam no município de Baraúna que já deveria ter avançado para outros níveis de convivência democrática e política, e deveria ser justamente os professores, que fazem parte da maioria dessa comissão do famigerado projeto que deveriam dar esse exemplo de "civismo e desenvolvimento". Mas parece que Baraúna ficará ainda por algum tempo nesse mesquinho subterrâneo da mediocridade. Mas devemos lembrar que as coisas mudam. Vamos em frente.




5 comentários:

  1. Valdecir, acreditando que este projeto tenha sido elaborado por um professor, confesso que fico constragido, por ter esse colega como companheiro de trabalho, que fez de nós educadores de bucha para atingir seus objetivos, que infelizmente se comprova, que não era a luta da classe, mas sim unicamente interesse individual. Contudo perdeu toda a credibilidade e respeito diante dos seus companheiro. Assim caminha a educação em Baraúna.

    ResponderExcluir
  2. Realmente é um projeto da qual os dispositivos pedagógicos não foram elaborados visando a trazer
    um conhecimento claro,tanto para os alunos como para a sociedade.Esse tal projeto se julga interdisciplinar,mas os responsáveis pela elaboração esqueceram ou não sabem sobre o que de fato é interdisciplinaridade.Esqueceram que cada tema ou assunto engoba várias ciências.Como por exemplo a matemática não se encontra especificada,somente...De pedagógico não, mas de politicagem baratal até demais.O desânimo que dá é que isso é um círculo vicioso que não acaba nunca.

    ResponderExcluir
  3. É VERDADE, E PORQIE ELE NÃO DIZ QUE FOI O PRÓPRIO GILSON O RESPONSÁVEL POR ELE TER SIDO PREFEOTP 2 VEZES, UM HOMEM Q SEGUNDO O SÓCIO DELE DISSE Q ALDIVON ESCREVE CERVEJA COM S. OUTRA COISA GILSON PROFESSOR FOI AFASTADO POR ABUSO DE PODER ECONOMICO E NAO IMPROBIDADE ADMINISTRATIVA... ISSO É O Q EU CHAMO DE INGRATIDÃO

    ResponderExcluir
  4. Valdeci é interessante como tem vereador usando seu blog para promover e defender ferrenhamente o pré-candidato do prefeito, esqueceu que foi eleito para defender o povo e nao seus interesses pessoais, antes falava de nepotismo, hoje ele pratica, e a última para o povo não esquece-lo, está postado em seu blog O POVO PRECISA DE CIRCO ou seja agora chama a população de palhaço e espectadores, vamos ficar assistindo o tal espetaculo, mas em 2012 vamos ver quem é palhaço. Grato se vc postar meu comentário

    ResponderExcluir
  5. Valdecir tiro meu chapeu.voce tem dado prova da sua capacidade quando escreu o primeiro livro sobre Barauna história, agora estão querendo criar uma nova história para inserir este prefeito mofado que só sera parte da historia para não deixa de contar sobre as pessoas de significante importancia do municipio e ele será uma tramela impedindo a pefeição da história.espero que os senhores professores entendão que são pagos para educar e não para ser signatário de um ditador que quer ser o reeeeeei só se for da caspa.nos primórdous um asno custava o preço de uma hilux.isto é com os dinossauros da educação de Barauna que só babão. show.para alertar os que mamam em pedra.

    ResponderExcluir