segunda-feira, 8 de agosto de 2011

Termômetro da confiabilidade....

Um dos códigos mais utilizados pelos vereadores e lideranças situacionistas é evidenciar um apoio irrestrito, muito fiel,digamos quase canino, principalmente quando se aproxima do período eleitoral visando, na verdade, ganhar benefícios na utilização da máquina administrativa que o possibilite almejar a tão sonhada cadeira de vereador. Isso não acontece somente em Baraúna, mas é uma prática da cultura política brasileira que atinge quase todos os municípios brasileiros.
Mas nem todos são agraciados de forma tão generosa pelo ocupante do cargo executivo. Existem alguns critérios que pesam nas escolhas dos "soldados" que merecerão esse apoio mais consistente. Um desses critérios é o termômetro da confiabilidade.
Embora ninguém tenha uma "bola de cristal" para saber quem continuará fiel no futuro, mas alguns sintomas são perceptíveis. Geralmente o prefeito verifica o ponteiro do termômetro a partir do comportamento regular e uniforme dos pretendentes, tais como:

a) nunca causou problemas ou questionamentos públicos (estilo lagartixa).
Nível do termômetro - confiável
osb: embora todo mundo saiba que as pessoas "baixam a lenha" ou "arrepiam o meião" pelas costas ou em conversas reservadas, mas em público o comportamento deve ser o inverso com elogios, elogios, elogios, elogios e defesas eloquentes, e se puder brigar, discutir, defender com unhas e dentes...

b) Já causou, nem que seja por uma vez, algum tipo de "dor de cabeça" (estilo Xuxa, ou seja, ninguém aguenta mais, entretanto permanece por ali)
Nível do termômetro - é bom ficar de olho

c) Problemático - (Estilo professor de matemática - só vive dando problema - ou estilo rã - só vive pulando)

Nível do termômetro - zero - entretanto é um número a mais numa votação

Portanto numa campanha eleitoral, embora o discurso e as promessas de apoio e engajamento sejam para todos sem exceção, sem privilegiar ninguém, e blá, blá, blá,e mais blá, blá, na verdade, existem os escolhidos de acordo com o ponteiro do termômetro. Talvez seja por causa disso que algumas dessas lideranças em Baraúna ficam tão preocupadas: algumas por que sabem que o seu ponteiro do termômetro acusa o número ZERO; outras por que temem que alguem supere o seu ponteiro de confiável e passem a constar da lista dos privilegiados confiáveis do prefeito, tendo portanto, que repartir o bolo.
Coisas do bastidores do mundo político.

Um comentário:

  1. Ora meu LIDER, como eu um simples poderei confiar nesse tipo de gente que sempre trai um povo humilde. Vejá bem tem um certo Bacharel em direito que desse nas sua alucinações que já não tá com LULU, por causa da briga da camara, mas é bom que se reporte a esse ca... que não precisamos de traidor... desse tipo.

    ResponderExcluir