sábado, 6 de agosto de 2011

Projeto de aumento de vagas do legislativo em Baraúna já foi votado em primeiro turno...

Através de projeto de iniciativa do vereador José Nerivan Cláudio já tramitou em processo de primeira votação, e sendo aprovada por unanimidade, a resolução que amplia a quantidade de vagas do legislativo baraunense de 09 vagas (atual) para 11 vagas a partir das próximas eleições de 2012.
Nerivan, que tem uma larga folha de serviços prestados a sociedade baraunense através de vários mandatos (não lembro o número exato mas é de três para cima) de vereador, já foi presidente da câmara municipal por duas vezes sendo o responsável pela construção do prédio da câmara (um sonho antigo do legislativo), que posteriormente foi reformado por outros presidentes. Atento a esse problema, Nerivan percebeu a urgência do assunto, haja vista que, caso não tivesse essa resolução ainda neste ano de 2011,a câmara iria permanecer com a mesma quantidade atual de 09 vereadores.
O quantitativo de vagas está ligado diretamente ao cálculo da população municipal. Baraúna atualmente possui 23.098 habitantes, ocupando a 20ª posição no Rio Grande do Norte e 1.342ª posição no Brasil. Dessa forma, o número de vereadores deve ser proporcional à quantidade de habitantes do município.
A Constituição brasileira estabelece que em cidades de até 1 milhão de habitantes haja no mínimo nove e no máximo 21 vereadores. Em cidades com população entre 1 e 5 milhões, deve haver no mínimo 33 e no máximo 40 vereadores. Já nas cidades com mais de 5 milhões de habitantes, o número de vereadores mínimo é 42 e máximo, 55.
Agora é importante ressaltar que a quantidade de vereadores de cada cidade é estabelecida pela Lei Orgânica do município, ou seja, deve ser feita através de uma emenda a Lei Orgânica. Nela, a Câmara Municipal estipula o número de vereadores que terá a cidade, sempre, é claro, respeitando os limites impostos pela Constituição.

Numa proposta de Emenda à Constituição, aprovada em primeiro turno pela Câmara dos Deputados, o tamanho das Câmaras Municipais está determinada por faixas populacionais, que seria:

• de 15 a 30 mil habitantes - 11 vereadores
• de 30 a 50 mil habitantes- 13 vereadores
• de 50 a 80 mil habitantes- 15 vereadores
• de 80 a 120 mil habitantes -17 vereadores
• de 120 a 160 mil habitantes- 19 vereadores
• de 160 a 300 mil habitantes- 21 vereadores
• de 300 a 450 mil habitantes- 23 vereadores
• de 450 a 600 mil habitantes - 25 vereadores
• de 600 a 750 mil habitantes - 27 vereadores
• de 750 a 900 mil habitantes- 29 vereadores

Um comentário:

  1. valdecir desculpe comentar aqui, mais é que o nosso amigo edson ja mais publicaria esse comentario, mesmo agente falando por ele, abrindo os olhos dele, ele não comenta, se tem uma coisa que o prefeito entende é ter o controle do seu pessoal, sim quero apenas lançar o convite pra quem quiser apostar que ja mais aldivon vai aceitar jair se filiar no PV por dois motivos, um aldivon ja mais vai querer edson vereador, e ele sabe muito bem que com jair no pv essa possibilidade aumenta e muito pra eleger o amigo edson, e o pior amigo valdecir é que edson sabe disso, o outro motivo é que aldivon quer a todo custo eleger os tres funcionarios dele, ou desculpa os tres vereador flavio matias, robertão, e neuza, até meu gatinho aqui de casa sabe disso, hora a chance de jair ser eleito seria muito maior no pv, é uma pessoa boa tem um reduto eleitoral bom, mais pra quem entende de politica como aldivon, sabe muito bem que não precisa ter apenas o voto, e sim saber fazer a matematica da politica, jair é proprio exemplo disso, acho até que alguem deveria abrir os olhos de jair, agora o que todo mundo sabe tambem, que aldivon não se importa com o nosso amigo jair, porque tem a fama de pidão, ( mesmo que pessa pra os outros ) mais aldivon odeia quem le encomoda.

    ResponderExcluir