terça-feira, 30 de agosto de 2011

Resultado da enquete sobre os problemas da educação baraunense...

Inicialmente queremos agradecer aos professores e alunos, assim com as demais pessoas que responderam a enquete. Os três maiores problemas votados foram:

a)  Ausência de maiores investimentos na qualificação dos professores;
b)  Ausência de maiores investimentos na educação infantil;
c)  Ausência de um plano municipal consistente e contínuo.

Propositadamente eu não coloquei entre os problemas a serem votados a questão salarial, pois é aquela que atinge mais diretamente o dia a dia dos professores e poderia influenciar em suas respostas. A valorização profissional e salarial dos professores é um príncipio básico para o estímulo e com professores desmotivados a tendência do ensino é naturalmente perder a qualidade e a produtividade. Isso é decorrente de vários fatores (tendência a acomodação, desistímulo a ascenção funcional, falta de perspectivas..etc). Portanto o passo primordial e inicial é valorizar em termos salariais o professor; a partir daí voce pode trabalhar com um grupo estimulado.
Mas as respostas não surpreenderam. Com professores mais qualificados a tendência é a melhoria do ensino e aprendizado; Sem investir pesadamente na educação infantil, o óbvio é que tenhamos que constantemente de corrigir desvios de aprendizagem na fase inicial que irá repercutir em todas os outros níveis de ensino; E com a ausência de um plano municipal que perdure e mantenha a rota com metas a serem alcançadas, realmente o resultado tende a ser deficitário. Obrigado pela colaboração de todos e que sirva como um ponto inicial de reflexão para futuras discussões pedagógicas em nível municipal. O objetivo aqui não foi apontar culpados ou inocentes, mas procurar alternativas  e caminhos em conjunto...

Nenhum comentário:

Postar um comentário