quinta-feira, 4 de agosto de 2011

Como diz Faustão "quando o sete de setembro era uma comemoração cívica..."

Outro leitor desse blog me indaga sobre a questão do sete de setembro. Bom até o meu conhecimento o sete de setembro é uma comemoração cívica, de cunho nacionalista, que relembra a quebra dos grilhões que nos unia a Portugal, fazendo com que o Brasil se tornasse um país independente em 1822.
Mas o uso político dessa rememoração normalmente é limitado, até porque não conheço nenhum eleitor que diga que votou por conta das festividades de comemoração do sete de setembro feitas por qualquer ocupante do poder executivo, mas serve como vitrine para emoldurar figuras pouco simpáticas ao público ou visando plastificar uma pseudo-imagem de bom samaritano que está preocupado com o progresso e a saúde do seu povo. Como poderia dizer o Faustão "no tempo que o sete de setembro era apenas uma comemoração cívica..". Mas coisas as vezes são utilizadas de outra forma, ou seja, de forma estritamente política
Nesse sentido político, a utilização do sete de setembro passa a servir como palco e holofote para que o pré-candidato do prefeito apareça, finja ser "um homem simples e do povo", entregue premiações, tenha seu nome divulgado e repetido à exaustão, receba aplausos dos babões de plantão (que naturalmente não faltam ao expediente em público sob pena de serem "entregues" por outros babões mais dedicados - existem níveis para isso)e tente criar um marketing ilusório que engane a população no ano vindouro.
Entretanto devemos ser fiéis a verdade. Essa utilização política sempre ocorreu em Baraúna, por vezes em menor grau, outras vezes de forma mais exarcerbada. Portanto, corridas ciclísticas, esportivas, torneios de futebol, desfile cívico com alunos e professores, são tradições que se mantém e devem ser respeitadas, pois estão acima de querelas políticas. Mas a manipulação dessas tradições em benefício próprio é que deve ser execrada e vista como repugnante. Penso que o povo baraunense sabe separar o joio do trigo e saberá fazer isso na hora adequada. Quanto ao sete de setembro certamente continuará a ser comemorado e relembrado pelas gerações posteriores que exercerão o seu caráter cívico de brasileiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário