segunda-feira, 1 de agosto de 2011

intrincado jogo político....

O quadro eleitoral atual caminha para grandes mudanças no poder legislativo decorrente das eleições de 2012. Analisemos as perspectivas:

a) pelo lado da situação, de concreto mesmo, só tem o PR, o PMN e o PV. O PSD é um sonho que pode se concretizar ou não, mas no momento é muito arriscado apostar as fichas nesse novo partido. O PSB (que pode ser uma alternativa ao PSD) pode até ser usado, mas aglutinará um número de no máximo 08 candidatos. O PR deverá estabilizar em 10 nomes (contando os atuais vereadores e as buchas). O PMN poderá chegar a 17 candidatos, mas terá que suar um pouquinho, pois terá que quebrar o casulo com suas próprias forças feito borboleta.
Não é interessante para o PMN fazer coligação com o PR pois poderá enfeitar boneca para outro usar.O mesmo serve para o PV, que abriu os braços para não ser engolido. Se ocorrer algum tipo de coligação haverá entre o PV e o PSD (ou PSB) ou entre o PR e o PSD (ou PSB). Portanto pelo andar da carruagem o PV sairá sózinho para tentar eleger de 01 (hipótese mais razoável) a 02 (sendo muito otimista); O PMN se tiver a chapa completa elege 02 (mais provável) a 03 (sendo otimista); O PR assegura 02 vagas (previsível) podendo chegar a 03 (sendo otimista); O novo partido (PSD ou PSB) elegerá 01 a 02 vereadores (dependendo do quadro a ser montado). Portanto sendo realista a situação poderá eleger 06 vereadores (mais provável) a 07 (sendo otimista).

Pelo lado da oposição o PSDB sai com a chapa completa de 17 candidatos e ainda poderá se coligar com o PT ou o PDT, totalizando 22 candidatos. Nessa hipótese elegerá 02 (mais provável) a 03 (sendo otimista). O PMDB poderá chegar a 12 candidatos podendo eleger 02 (sendo realista) a 03 (sendo otimista). Quanto ao DEM caso não se coligue com outro partido da oposição não elegerá ninguém. Caso se coligue com o PT ou o PDT poderá eleger 01 vereador. Portanto sendo realista a oposição poderá eleger 05 vereadores (mais provável) e 06 (sendo muito otimista).
Entretanto isso são apenas perspectivas a partir do quadro atual que podem se alterar totalmente quando do fechamento das coligações em Junho/2012.

Nenhum comentário:

Postar um comentário